13 novembro 2012

Novembro Roxo é lançada na Alba




Sensibilização e mobilização da sociedade, além de homens mais informados para combater e prevenir os cânceres de próstata e de pênis. Essas foram as principais indicações da Sessão Especial realizada na manhã desta segunda-feira (12), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deflagrando a Campanha Novembro Roxo, que trata da prevenção das duas doenças.

Essas premissas foram a tônica das falas de várias autoridades e especialistas no assunto, como dr. Wagner Coelho, dirigente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU); dr. Vinícius Carrera, oncologista da Clínica Amo; dr. Paulo Barbosa, dirigente do Cremeb; dr. César Martins, diretor do Hospital Ernesto Simões; dra. Cláudia Figueiredo, fisioterapeuta; Romilza Medrado, presidenta do Naspec (Núcleo de Assistência a Pessoas com Câncer); dr. Breno Daltro, diretor do Hospital Aristides Maltez; Cel. Paulo Afonso, diretor de Comunicação da Polícia Militar; dr. Francisco Magalhães, presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia, e Inalba Fontenele, presidenta do Sindisaúde da rede pública.

O proponente da sessão e autor do Projeto de Lei nº 19.997/12, que cria o Novembro Roxo, deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB) destacou que o ato desta manhã foi para iniciar a campanha. “O objetivo é colocar o tema no calendário oficial da Secretaria de Saúde, que deverá desenvolver campanhas e atividades educativas para ajudar a quebrar os preconceitos masculinos e ajudar na prevenção dessas duas doenças”, afirmou o parlamentar.

Políticas

Entre os debatedores, destacou-se a fala de dr. Wagner Coelho sobre a saúde no país. “Até recentemente, o Brasil só tinha políticas específicas de saúde para idosos, mulheres e crianças. Só em 2009, a partir das entidades médicas voltadas para os problemas masculinos, o SUS definiu uma política nacional para a saúde do homem. Mesmo assim, só foi implantada em 2010. Temos que ter mais iniciativas como essa para uma maior conscientização da sociedade, especialmente dos homens”, pontuou o especialista, lembrando que o custo do tratamento do câncer de próstata para o SUS é de R$ 38 mil.

A Sessão foi marcada também pela presença expressiva de policiais militares. “A PM estará engajada nessa campanha. Nos dias 29 e 30 desse mês estaremos realizando, palestras sobre os temas no Colégio Militar, no Lobato, e na Base Comunitária de Segurança do Calabar, respectivamente. Os policiais militares serão multiplicadores de informações para prevenção dessas doenças”, afirmou o Cel. Paulo Afonso.

Dr. Breno Daltro assegurou que o hospital Aristides Maltez, referência no combate ao câncer, estará à disposição da campanha deflagrada pela Assembleia Legislativa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir