28 novembro 2012

AGENTES DE SAÚDE SÃO TREINADOS PARA RECICLAR LIXO ELETRÔNICO.



Fabiano da Silva e Benedito Raimundo: treinamento na USP para desmontar e aproveitar lixo eletrônico sem danos ao meio ambiente











A Cooperlagos, de Rio Preto, tornou-se a única cooperativa do interior de São Paulo habilitada a reciclar lixo tecnológico. Agentes ambientais da Cooperativa de Reciclagem dos Grandes Lagos foram treinados por professores da Escola Politécnica da UPS a receber, destinar e separar corretamente os resíduos de tecnologia coletados na região.

O objetivo dos especialistas da Universidade de São Paulo foi ensinar aos agentes sobre os perigos que este tipo de material pode trazer à saúde das pessoas e ao meio ambiente como um todo, caso seja destinado de forma errada. Além de aprender a desmontar as peças dos aparelhos eletroeletrônicos com segurança, os agentes ambientais receberam informações de como lucrar mais com as peças desses aparelhos.

Para realizar o curso em São Paulo, Fabiano da Silva, 46 anos, e Benedito Raimundo, 56, tiveram que improvisar. Eles ficaram hospedados na sede do instituto GEA Ética e Meio Ambiente, um dos parceiros do projeto Eco-Eletro. “Nós fomos convidados para participar porque nossa cooperativa já recebia esse tipo de material, mas não tínhamos conhecimento sobre a técnica.

Entrei em contato com os responsáveis pelo projeto e eles nos aceitaram. Porém, como éramos do interior e o curso era voltado apenas para a grande São Paulo, não tínhamos recursos para a hospedagem, Mas deu tudo certo”, diz a coordenadora da cooperativa, Tereza Pagliotto. Fabiano explica que nas duas semanas de curso aprendeu muito sobre o processo de reciclagem do material e agora está pronto para passar os ensinamentos para os outros 51 cooperados de Rio Preto.

“Antes, a gente vendia um CPU por R$ 0,30. Hoje, separando adequadamente cada componente, dá para lucrar R$ 15 por peça. Além disso, temos a certeza de que não estamos contaminando o meio ambiente nem prejudicando nossa saúde”, afirma o agente ambiental. Todo tipo de material eletroeletrônico pode ser encaminhado para a Cooperlagos, com exceção de pilhas, monitores (TV ou de computador) que estejam abertos e lâmpadas. Segundo Benedito, que também foi capacitado pela USP, esses materiais ainda não podem ser reciclados pois têm alta concentração de chumbo e fósforo.

A coordenadora da Cooperlagos explica que a cooperativa tem capacidade para recolher, reciclar e destinar corretamente toda a demanda da cidade. “Não tenho um cálculo de quanto deste lixo vamos recolher em um ano, mas eu sei que passa de uma tonelada”, afirma. Tereza conta ainda que todas as lojas que vendem produtos de informática abertas em Rio Preto precisam indicar o local que fará a destinação do material. “Quem tiver em casa um computador, uma tv ou um microondas pode nos ligar que vamos recolher o material”, afirma.

Serviço:
Telefone: 3212-1530
Endereço: venida Cenobelino
Barros Serra, 1480

FONTE: DIÁRIO WEB e http://www.bioacs.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir