23 novembro 2012

Joaquim Barbosa é empossado em BSB



O ministro Joaquim Barbosa foi empossado nesta quinta (22) como novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A cerimônia foi comandada pelo ministro que tem mais tempo de corte, Celso de Mello, responsável por dar posse a Barbosa.


Às 15h34, Barbosa assinou o termo de compromisso. Antes disso, fez o juramento. "Prometo cumprir os deveres do cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça em conformidade com as leis", declarou Barbosa.
Também foi empossado, logo em seguida, o novo vice-presidente da corte, Ricardo Lewandowski. "Prometo bem e fielmente cumprir os deveres do cargo de vice-presidente", disse o ministro.


Acompanharam a cerimônia a presidente Dilma Rousseff e várias celebridades - entre elas os atores Taís Araújo, Lázaro Ramos e Milton Gonçalves, o cantor Djavan e a apresentadora Regina Casé.


Barbosa já havia assumido interinamente na segunda (19) por conta da aposentadoria do ministro Ayres Britto, que completou 70 anos no dia 18. Na quarta, Barbosa comandou uma sessão pela primeira vez - justamente uma audiência do processo do mensalão, do qual é relator.

Evento
Foram emitidos 2,5 mil convites para a posse. Todos os ministros aposentados receberam convites, assim como outras autoridades da República. Entre os convidados pessoais do ministro estão representantes de universidades - do Brasil e do exterior - e familiares de Paracatu (MG).


Foram enviados cerca de 60 convites para pessoas no exterior - a maioria para os EUA, Alemanha e França. O ministro fez doutorado em direito público na Universidade de Paris e estudou na Universidade de Columbia, em NY, e na Universidade da Califórnia, em Los Angeles.
O plenário do STF tem menos de 300 lugares e, por isso, telões foram instalados em outras salas para que mais pessoas acompanhassem a cerimônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir