29 novembro 2012

CCZ realiza ações de combate à leptospirose no Subúrbio



O Centro de Controle de Zoonose (CCZ) realizou, durante a manhã desta quarta-feira (28), no bairro de Plataforma, uma ação de combate à leptospirose. Cerca de 60 agentes do órgão municipal estiveram envolvidos na atividade que, além de aplicar raticidas em pontos estratégicos, também teve como objetivo conscientizar os moradores do local sobre como prevenir a doença.
A ação faz parte do calendário do CCZ e foi iniciada no mês de setembro, no bairro de Mirantes de Periperi e deve se estender até o Lobato. "O objetivo é aproveitar o Verão para diminuir a população de ratos na cidade e, com isso, prevenir os casos de leptospirose, mais comuns durante o período chuvoso", informou Manoel Munhoz, que coordenou a atividade.

De acordo com Munhoz, a estratégia utilizada pelos agentes é a de identificar sinais da presença de ratos, como tocas e fezes, e depois distribuir raticidas. "Nós utilizamos três tipos diferentes de raticidas, que são escolhidos conforme cada situação", explicou. Os raticidas utilizados são o parafinado, a isca fresca e pó de contato. "Esses dois últimos são mais utilizados em áreas externas", esclareceu Munhoz.

Conforme Munhoz, é possível evitar a proliferação de ratos com a adoção de algumas medidas simples. "Sempre alertamos a população sobre os cuidados para evitar a proliferação dos ratos, como sempre armazenar o lixo em embalagens fechadas e obedecer ao horário de coleta", explicou.

Para a aposentada Antônia Medeiros, 70, a ação vem em boa hora. "Estou muito satisfeita com esse trabalho, pois tenho pavor de ratos. Além de beneficiar a minha família, beneficia a todos os moradores de Plataforma", considerou.

A ação também contou com a aprovação de Isabel Souza, 84. "Eu acho muito bom quando algo desse tipo acontece. Sempre procuro manter os ratos longe da minha casa, mas se o vizinho não tiver o mesmo cuidado, eles acabam aparecendo", disse.

Sintomas

A leptospirose é uma doença provocada pela bactéria leptospira, presente na urina do rato. Quando não tratada de maneira adequada, a leptospirose pode levar a morte e, por isso, é importante estar atento aos sintomas. Em Salvador, as áreas com maior ocorrência da doença estão localizadas nos distritos sanitários de Pau da Lima, Subúrbio Ferroviário, Cabula, Beiru, parte da Liberdade, São Caetano, Valéria, Itapagipe e Itapuã.

Em fase inicial, os sintomas mais comuns da doença são a febre alta de início súbito, sensação de mal estar, dor de cabeça, dor muscular intensa, cansaço e calafrios. Dor abdominal, náuseas, vômitos e diarréia também podem ocorrer. Em casos mais graves, pode ocorrer também a icterícia, evidenciadas pelos olhos amarelados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir