Estimativa do Instituto Nacional do Câncer aponta que em 2013 serão 2.930 novos casos de câncer de mama na Bahia, destes, 650 em Salvador. Com o objetivo de alertar a população para a prevenção e detecção precoce da doença, que é a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres, foi aberto, nesta quinta-feira (3), às 10h30, na Praça Thomé de Souza, o Outubro Rosa, movimento internacional que estimula empresas, população e entidades a trabalhar na prevenção e tratamento do câncer de mama.
A ação esta sendo promovida pelo Governo do Estado, através das secretarias da Saúde do Estado, de Política para as Mulheres, de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, da Policia Militar, Pacto pela Vida e Voluntárias Sociais da Bahia, em parceria com o Ministério Público Estadual, Grupo Delfin Imagem e Philips.
Este ano, a campanha tem como madrinha a cantora Ana Mametto, que na abertura esteve junto com o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, a secretária de Política para as Mulheres, Vera Lúcia Barbosa,e a secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Moema Gramacho.
Rastreamento Câncer de Mama
Dentro da iniciativa do Outubro Rosa, a Sesab disponibilizará, durante o mês de outubro, duas unidades móveis, em Salvador, para a realização de mamografias em mulheres de 40 a 69 anos (veja na tabela a programação das unidades).
A meta da ação é beneficiar cerca de 5250 mulheres na faixa etária de 40 e 69 anos, oferecendo atenção integral, iniciando o atendimento pela mamografia, sendo garantidos todos os exames diagnósticos para as pacientes que apresentarem suspeitas identificadas através do exame. A realização do tratamento também será garantida, em unidades de Alta Complexidade em Oncologia, através de procedimentos cirúrgicos, quimioterapia e radioterapia.
A Sesab iniciou a ação do rastreamento do câncer de mama no Outubro Rosa de 2011. A iniciativa já beneficiou mais de 100 mil mulheres no estado. Os exames foram realizados em unidades móveis que percorreram 161 municípios baianos. O momento também serve para alertar as mulheres para a importância da realização do exame, que deve ser feito todo anualmente, a partir dos 40 anos.
Fonte: Ascom Sesab
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir