Vários bairros Feira de Santana, no sertão baiano, estão sofrendo com a invasão de muriçocas. Segundo o site Acorda Cidade, os moradores têm solicitado, sem sucesso, o serviço do fumacê da prefeitura.
Segundo o coordenador de Endemias da 2ª Dires, Marcelo Barbosa, o órgão tem recebido inúmeras reclamações e solicitações do serviço, que só é liberado após uma análise técnica para eliminar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
“O fumacê é a última etapa do programa de combate á dengue e esse carro só é liberado após um estudo. A gente deixa claro que o fumacê não é para combater muriçoca e sim cortar a transmissão da dengue. Isso ocorre quando o município passa por epidemia de dengue é ativado o carro para conter a epidemia”, explicou.
Ainda de acordo com o coordenador, o inseticida elimina a muriçoca mas ele não resolve o problema. Ele disse que no Conjunto Jomafa, por exemplo, o córrego do local está atraindo as muriçocas e que a melhor forma de eliminá-las é através de saneamento básico.
Uma orientação para amenizar o problema é abrir as portas e janelas durante o dia e fechá-las a partir das 17h, até às 20h.
no quilometro 17 de itapoan esta pior...os pernilongos estão dominando o território são enormes além dos Aedes.
ResponderExcluir