24 agosto 2013

Sábado é Dia D de Multivacinação



Com o objetivo de vacinar as crianças menores de cinco anos que não estiverem com a caderneta em dia, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) realiza no período de 24 a 30 de agosto a Campanha Nacional de Multivacinação. Durante ação, que será executada em conjunto com as secretarias municipais de saúde dos 417 municípios.

Serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil - BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).
Na Bahia, a meta é vacinar cerca de 1.100.000 mil crianças dentro da faixa etária estabelecida pelo Ministério da Saúde. No sábado (24), acontece o Dia D de vacinação. Neste dia, as unidades municipais de saúde, com salas de vacina, estarão funcionando. Além disso, haverá postos volantes.
Também será disponibilizado suplemento de vitamina A para os menores de seis meses a menos de cinco anos. A suplementação, com megadoses de vitamina A, contribui para a redução do risco global de morte, mortalidade por diarreia, além de ajudar no desenvolvimento e crescimento das crianças. A vitamina A também pode ser recebida na rotina dos serviços de saúde.
De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Fátima Guirra, o objetivo principal da campanha é atualizar o esquema vacinal, de acordo com o calendário básico de vacinação, na caderneta de saúde das crianças menores de 5 anos de idade. "Com isso, também esperamos aumentar as coberturas vacinais para atingir a meta específica de cada vacina, melhorar a homogeneidade das coberturas vacinais nos municípios, região de saúde e estado e manter a eliminação do sarampo e da poliomielite", explicou a coordenadora.

L.S./M.T.B.909-Ba
/vacina/multivacinação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir