07 agosto 2013

Cratera: Via Bahia se diz à mercê do tempo para resolver problema, e os motoristas a mercê da cobrança do pedágio, manifestação já!



Há mais de 30 dias, condutores de veículos passam pela BR-324 enfrentam o transtorno gerado por uma cratera na pista. O grande buraco se abriu no quilômetro 618, sentido Salvador/Feira de Santana, no dia 05 do mês de junho. Desde então o problema não foi solucionado.

Segundo a concessionária, o incidente foi causado pelo rompimento de uma adutora de águas pluviais e comprometeu a rodovia administrada pela concessionária, com a interdição de duas faixas. 

De acordo com a ViaBahia Concessionária de Rodovias S/A o restabelecimento da pista (pista liberada totalmente) ocorrerá assim que as condições climáticas permitirem a continuidade dos serviços, de forma mais segura e constante.

A concepcionária acrescenta ainda que informará os novos prazos para a liberação das pistas, uma vez que o ritmo dos trabalhos neste trecho foi bastante prejudicado pelas chuvas. A conclusão total da obra ocorrerá até o fim de agosto de 2013.

A concessionária informa algumas dificuldades enfrentadas na execução desta obra:

Grande profundidade da galeria de águas pluviais danificada;
Chuvas intensas no período, agravando a instabilidade do terreno;
Preocupação com a integridade da importante adutora da Empresa Baiana de Águas e Saneamento Ambiental S.A. (Embasa);

Para minimizar os transtornos na região, a Via Bahia realizou as seguintes medidas:

Construiu desvios de tráfego pelo canteiro central com a utilização de duas faixas no sentido inverso para permitir maior fluidez do tráfego;
Pavimentação do canteiro central, criando uma faixa de rolamento para apoio ao tráfego no sentido interior;
Instalou um conjunto de moto bomba para esgotamento das águas das chuvas e interrupção da passagem de água pela galeria danificada, com fechamento por comporta de aço e isolamento da área em obras;
Implantou um passeio delimitado para circulação e segurança dos pedestres;
Preparou a praça de trabalho na pista sentido capital para recuperação da galeria existente;
A região também recebeu um novo escoramento realizado pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento Ambiental S.A. (EMBASA) para retirada dos guindastes que sustentavam a adutora.





Medidas em andamento

Escavação na região lateral ao emboque (entrada) da galeria, no lado contíguo à pista de sentido Salvador, para instalação de novos tubos dentro da galeria de águas pluviais danificada;
Cravação de novas linhas de estacas ao redor do trecho danificado da galeria e travamento (instalação de transversinas, em 03 níveis distintos para garantir a estabilidade do terreno e permitir a escavação até o local do dano).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir