20 março 2013

VACINA CONTRA DENGUE.




(foto: Só Notícias/Cleverton Neves/arquivo)

A Cidade de Sinop-MT, Foi selecionada pelo Ministério da Saúde para participar de um projeto piloto de testes de uma vacina contra a dengue. No inicio de abril técnicos irão a Brasília participar do treinamento. A vacina está pronta, foi concluída a fase de testes em laboratórios e liberada para testes em seres humanos. "Agora, nossos técnicos vão saber os critérios de seleção, o protocolo para isso e o número de voluntários necessários para o procedimento. É um processo parecido com o da vacinação da H1N1 em que no início também só eram imunizados profissionais da saúde quando da fase de testes", explicou o secretário de Saúde, Francisco Specian Junior.
Em junho de 2012, o Instituto Butantan, de São Paulo, divulgou já ter iniciado os testes em seres humanos. 300 voluntários com idade entre 18 a 50 anos de idade participaram da pesquisa, informa a assessoria. Com os resultados favoráveis a testagem foi ampliada e o Ministério da Saúde passou a selecionar municípios para participar. Todos os voluntários que participam do projeto recebem acompanhamento do Ministério durante cinco anos após a vacinação.
De acordo com a secretaria municipal de Saúde, de janeiro até agora, houve 2.765 notificações de dengue em Sinop.  912 foram diagnosticados como dengue clássica, 376 foram descartados e houve 3 casos com complicações; 1.474 casos continuam sob análise. A Secretaria Estadual de Saúde aponta uma morte por dengue em Sinop, este ano.

Campanha

Na manhã desta Quarta-feira,20/03, Na Catedral, foi lançado o projeto Ações Iluminadas que prevê distribuição gratuita de 50 mil velas de citronela, planta que atua como repelente natural ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue.  O bispo diocesano, Dom Gentil Delazari, lembrou que "a dengue desencadeia outras doenças e a saúde é um dos dons de Deus que precisamos preservar. Por isso, nossa campanha tem como mote conscientizar, rezar e confiar em Deus e fazer nossa parte, crer que o mínimo gesto realmente vai somar". O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a Igreja Católica com a distribuição das velas e fôlders educativos nas áreas comerciais, residências e paróquias.

Specian Junior disse que a participação de todos os setores da sociedade organizada é fundamental. "Não podemos nos descuidar de nenhum tipo de ação: ações concretas como a verificação de calhas, pneus, limpeza de quintais e também as ações de fé como essa que buscam a conscientização e a colaboração de todos".
Uma equipe com mais de 100 voluntários formada por membros das paróquias, agentes de endemias e agentes comunitários de saúde iniciaram a entrega das velas e fôlders na área central.


A citronela é uma planta aromática que age como repelente natural a vários insetos. Apenas cultivada no jardim a citronela pode auxiliar no combate ao mosquito, contudo, deve ser plantada em um local percorrido pelo vento, de maneira que leve o aroma até o ponto desejado. Também é indicada a realização de chás para a limpeza do chão, parapeito de janelas, entre outros. A forma mais eficaz da citronela está no óleo, fonte de geraniol e citronelal.

Fonte: Só Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir