26 março 2013

Peixe gratuito nos 464 anos de Salvador



Para comemorar os 464 anos de Salvador, comemorado no dia 29, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) na Bahia, realiza, nesta quarta (27) um ato público na Praça da Piedade. A partir das 9h e com o tema “Salvador, 464 anos remando contra a maré”, a entidade distribuirá 500 quilos de peixe à população. Segundo os organizadores, é uma sátira ao fato da cidade estar na contramão do desenvolvimento social e urbano. O evento contará também com bolo e apresentações culturais.

Para Adilson Araújo, presidente da CTB no Estado, Salvador caminha no sentido inverso dos grandes centros. “Enquanto outras capitais propõem sistemas de transporte moderno, a capital baiana se mantém uma cidade impotente, com um projeto de metrô que não sai do papel, penalizando o trabalhador que depende do transporte público para ir e vir do trabalho”, disse.

Outro motivo do protesto é a alta taxa de desemprego registrada na capital e na Região Metropolitana. De 15,3% em 2011, passou para 17,7%, em 2012. Uma situação diferente da média nacional, de 5,5% da População Economicamente Ativa. A CTB também faz críticas aos governos municipal e estadual por não intensificarem a qualificação e a formação de mão de obra, quando a cidade se prepara para sediar grandes eventos, como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014.  

A saúde também vai mal, com destaque para a dívida de R$ 40 milhões da Prefeitura com as entidades filantrópicas, causando transtornos para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS). Além do Programa de Saúde da Família (PSF), que cobre apenas 14% da população, a menor taxa entre as capitais brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir