31 julho 2011

ILHEUS: AGENTES DE SAÚDE SE CAPACITAM PARA ATUAR EM TRANSPLANTES


Foto: Clodoaldo Ribeiro
Curso para ajudar na capitação de órgãos para transplantes




As equipes de Postos de Saúde da Família (PSF) e do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) da zona urbana de Ilhéus participaram nesta quinta-feira (28) do Treinamento no Processo Doação Transplante de Órgãos de Terceiros. O evento foi realizado no auditório da Justiça Federal, em dois turnos:turma I, das 8 horas às 11horas 30min, e turma II, 13h30min às 16h30min.

O evento faz parte do Encontro de Transplantes e Doação de Órgãos e Tecidos, realizado no período de 26 a 28 de julho, pelas secretarias municipais da Saúde de Ilhéus e Itabuna, Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (Coset), e Central de Transplantes da Bahia (CNCDO). O encontro tem como objetivo proporcionar a conscientização da sociedade acerca do Programa de Transplante e Doações de órgãos.
A palestra da capacitação desta quinta-feira foi realizada pela enfermeira responsável pela Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO) de Ilhéus e Itabuna,

Daniela Navarro, que abordou o processo de doação de órgãos citando o que é, como acontece, como funcionam as listas de esperas, entre outras temáticas. Segundo Daniela, a intenção é que os agentes comunitários se tornem multiplicadores da idéia de doação.
A OPO faz parte da política Nacional de Transplantes, e possui como objetivo aumentar o número de doações/transplantes em todo país. Eles atuam de forma regionalizada por área de abrangência e perfil das unidades hospitalares. A OPO Sul atua nas cidades de Ilhéus e Itabuna, e é composta por médicos e enfermeiros especializados.

"Como os agentes possuem um contato direto com a população, é importante que eles disseminem essa idéia, mobilizem e esclareçam sobre a doação e transplante de órgãos", afirmou a enfermeira. Ela disse, ainda, que o índice de negativa familiar para a doação de órgãos de pessoas falecidas ainda é alto, porque muitas pessoas desconhecem o processo. "É preciso informar a população sobre a importância deste ato, pois a fila de espera por doações aumenta a cada dia".

Eduardo Santos, de 51 anos, é agente comunitário no bairro Teotônio Vilela. Ele afirma que esta capacitação terá grande relevância para o seu trabalho. ''É possível aumentar o número de doadores, a partir do momento em que se leva a informação sobre o fato com maiores explicações e aprofundamentos. Doar órgãos é ajudar a preservar vidas''.
A OPO está funcionando na região de Ilhéus e Itabuna há dois meses. Hoje, essas cidades já possuem uma equipe disponível para a captação de múltiplos órgãos. Para esclarecer dúvidas sobre o tema e obter maiores informações, entre em contato através do email da organização, oposul@yahoo.com.br, ou através dos telefones: (73)| 2101-5259/ 9945-4600/8866-3896.



Um comentário:

  1. Camaradas da AACES, acabo de verificar o saldo bancario e o contra-cheque do mês de Julho e nenhum dos acordos firmados para terminar-mos a paralização foi cumprido... Até quando seremos enganados ??

    ResponderExcluir

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir