20 fevereiro 2013

Centrais se reúnem em Fórum e buscam a implementação da Agenda Nacional da classe trabalhadora



  • Aconteceu ontem (19), no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos , às 16h, a reunião do Fórum das Centrais Sindicais que contou com a presença da Presidente da Força Sindical Bahia, Nair Goulart; o Presidente da CTB, Adilson Araújo, e o presidente da Nova Central Sindical, José Ramos. Além dos presidentes das Centrais, mais de 10 dirigentes da Força Sindical acompanharam a reunião e debateram a seguinte pauta: Conjuntura Estadual e Nacional com o DIEESE; Calendário de atividades – Bahia; Marcha para Brasília – 06 de março.

    Nair Goulart deixou claro que existe uma necessidade de maior organização do Fórum, pois a classe trabalhadora está a mercê dos empregadores. Falou sobre a dificuldade para reunir as Centrais em Salvador e afirmou que movimento sindical precisa de unidade de ação.

    Assuntos como o piso salarial regional – tema apresentado ao governo do estado desde 2011- e a manifestação dos empresários para abrir os portos para concessão também foram relatados na fala da presidente da Força Bahia.

    “Os governos democraticamente eleitos se voltam contra seus cidadãos e praticam políticas de austeridade que vem desmantelando o direito dos trabalhadores. Esse é o momento de intensificarmos a nossa mobilização e buscarmos através da unidade das Centrais Sindicais a implementação da Agenda Nacional da classe trabalhadora, entregue à Presidente Dilma antes das eleições.

    O presidente da CTB, Adilson Araújo, propôs a permanência das reuniões a cada dois meses e disse que é preciso haver repercussão do debate estadual a nível nacional, além formular a agenda no mesmo período.

    “A pauta da classe trabalhadora está estagnada, enquanto isso a pauta patronal segue de forma acelerada. Precisamos trabalhar na perspectiva de construir uma agenda estadual de acordo com as nossas especificidades. Essa agenda precisa ser comum, não podemos ficar apáticos.”, disse Adilson.

    Já José Ramos, presidente da Nova Central, “disse que é preciso manter o convite às outras centrais para se integrarem ao fórum e que toda a classe trabalhadora, unida, precisa reivindicar.”

    Após a reunião ficou definida a seguinte agenda para os próximos encontros:

    Agenda de Reuniões Unitárias do Fórum das Centrais
    02 de Abril – Sede da CUT
    04 de Junho – Sede da Força Sindical
    06 de Agosto – Sede da Nova Central
    01 de Outubro – Sede da CTB

    Fonte: Assessoria de Comunicação da Força Sindical BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir