13 fevereiro 2013

BALANÇO DO CARNAVAL, VIOLÊNCIA CRESCE 24,4%


Aumentou em 24,4% o número de ocorrências durante o período de Carnaval, em relação ao ano passado. Os dados foram fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública através do Boletim realizado em todos os dias da festa. Foram 815 ocorrências, dois assassinatos, duas tentativas de homicídios e 163 agressões, até o final da manhã desta terça-feira (12/2).
Também dobrou o numero de prisões em flagrante neste período, como pontua o relatório da SSP. De acordo  com o relatório até anteontem 576 pessoas tinham sido  encaminhadas as delegacias, contra 223 em 2012, representando  aumento de 158%.
Destas ocorrências, o maior número aconteceu no circuito Barra/Ondina (633). Outros 170 registros aconteceram no Centro e 12, no circuito do Pelourinho.
Mortes
O jovem Rafael Castro da Cruz, 22 anos, foi atingido por um golpe de facão no pescoço na madrugada de domingo, quando brincava em frente ao Camarote Barra Folia, de acordo com informações da polícia. A vítima chegou a ser socorrida para o Hospital Geral do estado (HGE) e morreu horas depois.
Ainda no domingo, a Justiça decretou  a prisão preventiva de Thiago  Adílio da Silva, de 28 anos, acusado de ser o autor dos disparos que matou  Álvaro Alexandre Oliveira dos Santos, 25 anos, na madrugada do sábado, nas proximidades do Relógio de São Pedro.
O acusado negou o crime ao delegado Humberto Marino Júnior, mas foi reconhecido por outras duas pessoas que também foram feridas e encaminhadas para o HGE, onde permanecem internadas. Thiago, que tinha várias passagens pela polícia por envolvimento em brigas nos anos de 2005 e 2006, foi preso em flagrante. A vítima também tinha entradas  em delegacia por roubo a coletivo.
Guarda Municipal
O Setor de Estatística (Seest) da Guarda Municipal também apresentou seu relatório apontando 50 ocorrências como ameaças, desacatos, prestação de socorro, desordem, documentos encontrados.
Chamou a atenção foi o número de espetinhos (perto de 3 mil)apreendidos somente nos dois primeiros dias de festa, sinalizando que a determinação de que os churrascos fossem servidos em  pratos não estava sendo considerada pelos  vendedores.Cento e sessenta e duas facas, 3 facões foram recolhidos  pela GM.
Uma adolescente também chegou a ser apreendida ao tentar agredir fiscais da Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop) e da Guarda Municipal. A garota teria tido sua mercadoria apreendida por atuar sem autorização da Prefeitura.
O número de apreensões aumentou este ano, “devido à grande quantidade de abordagens realizadas pelas equipes da Coordenação de Licenciamento e Fiscalização”, segundo Adriano Sousa, responsável pelo Setor de Estatística (Seest) da Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev).
Dos registros, o destaque vai para uma condução por furto realizado a um turista na região da Praça da Sé, onde uma patrulha da GMS que se deslocava em apoio às atividades da SAMU foi acionada por populares para interferir no conflito existente entre a vítima e o suspeito. Ambos foram conduzidos para Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), para registro do Boletim de Ocorrências.
Fonte: Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir