04 fevereiro 2013

Mundo do Trabalho torna-se momento de reflexão sobre a tragédia em Santa Maria (RS)


  • O Painel Mundo do Trabalho, realizado na Unsina do Gasômetro, no ultimo dia  (29) pela manhã, que tinha o objetivo de discutir informações sobre trabalho decente e estratégias para melhorar as condições de trabalho no Brasil e no mundo,  tornou-se um momento de reflexão e de discussão para procurar mecanismos para que tragédias de Santa Maria (RS) não mais ocorram.

    A mesa, presidida pelo Presidente da Força Sindical RS, Cláudio Janta, que pediu um minuto de silêncio em homengem às vítimas do acidente, foi formada pelo presidente da CTB, Guiomar Vidor; presidente da UGT, Paulo Back; presidente nacional da Nova Central, José Calixto; presidente do Conselho Sindical de Assessoramento Técnico e Membro da Confederação dos Trabalhadores da Cidade do México, Salvador Medina, além do superintendente Regional do Trabalho e Emprego, Claudio Correia, coordenador do Dieese Ricardo Franzoi e do representante da Federação dos Países Bascos e da Federação Sindical Mundial, Igor Urrutikoetxea.

    De acordo com Nair Goulart, Presidente da Força Sindical BA e Presidente Adjunta da Confederação Sindical Internacional (CSI), “é lastimável o Brasil ainda ser o campeão mundial em acidentes do trabalho. É o momento de analisar a série de fatores que fizeram com que essas vidas fossem perdidas e cobrar ações do governo e do poder público. Trabalhadores também faleceram nessa tragédia. Esse é o nosso debate incansável, a luta pela consquista do trabalho decente e essa é mais uma oportunidade para esse debate.”.

    O presidente da Força Sindical RS, Clàudio Janta, também focou no Trabalho Decente, e ainda pediu que o poder público só conceda o alvará depois de todas as fiscalizações necessárias serem feitas no estabelecimento. “A ideia é que após esse procedimento o estabelecimento ganhe um selo para identificar aos frequentadores que a casa é segura. As discussões acerca dessa questão serão levadas ao poder público para que as providências sejam tomadas”, explica.

    Flora Brioschi, Diretora Financeira do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Metalúrgica Naval do Recôncavo da BA, Stimnaval, disse que “as condições de trabalho da maior parte da classe trabalhadora brasileira são degradantes, com ciclos permanentes de verdadeiras epidemias de relações de trabalho precárias, ilegais e desumanas. Por isso, entendemos que é um grande desafio conter a ofensiva do capital com a unidade entre as Centrais.”.

    Liderança nacional
    O presidente nacional da Força Sindical e deputado federal, Paulinho Pereira, esteve no evento acompanhando os debates sobre o Mundo do Trabalho. Com relação ao tema tratado, ele expôs sua opinião sobre a segurança nas casas noturnas, afirmando que o Brasil precisa urgentemente fiscalizar as casas noturnas e se comprometeu a trabalhar nessa questão. “Acho que o que aconteceu em Santa Maria foi um fato gravíssimo e que deixou o Brasil consternado e precisamos agir rapidamente. Como sindicalista e deputado federal vou trabalhar para aprovar uma regulamentação em todas as casas noturnas e em eventos públicos”, declarou.

    Fonte: Assessoria de Comunicação da Força Sindical BA (com informações da Assessoria de Imprensa da Força Sindical RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir