04 fevereiro 2013

Agentes de Combate às Endemias de braços dados contra a Dengue


  • Cerca de dois mil Agentes de Combate às Endemias de Salvador estiveram hoje (04) pela manhã, no Dique do Tororó, para dar um abraço simbólico contra a dengue. O objetivo é  mostrar a cidade que os Agentes estão de braços dados para combater a doença em Salvador, nesse período sensível que é a chegada do verão.

    De acordo com Enádio Careca, Presidente da Associação dos Agentes de Combate às Endemias de Salvador (Aaces) o ato também serviu para para que a categoria seja lembrada e valorizada.

    “Os Agentes de Combate às endemias de Salvador estão juntos parar dar a demonstração de luta, de combate e mobilização. Os Agentes de Combate à raiva, dengue, leptospirose,  esquistossomose e doença de chagas estão aqui de braços dados para mostrar à sociedade que estamos juntos para combater as endemias e reivindicar o aumento do nosso salário-base. Hoje recebemos R$ 580,00, queremos uma equiparação, pelo menos, com o salário mínimo, até Maio onde vence a nossa data base, depois 40 horas”, finalizou Enádio.


    O Secretário Municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, esteve presente no ato e, de acordo com os Agentes, a presença do poder público fortalece o movimento e mostra a preocupação com a valorização dos servidores.  “Estamos conhecendo  e avaliando tudo o que nos foi apresentado em relatório pelas áreas técnicas para traçarmos um plano de trabalhoeficaz que garanta o bom trabalho dos servidores e para que a cidade não seja vítima da dengue.”, afirmou o Secretário.

    Campanha
    Estimular a participação da comunidade no controle de doenças e agravos que envolvem cuidados nas residências e ruas entorno da moradia. Esse é o objetivo da campanha “Transforme Amor em Cuidado – Se você ama sua Cidade, cuide dela”, que foi lançada hoje pela manhã, também no Dique do Tororó, pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

    Índices
    O primeiro Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti (LIRAa) realizado em janeiro, aponta que a cidade está em estado de alerta quanto à incidência de epidemia da dengue, com índice de infestação predial (IIP) de 2,5%. Foram inspecionados mais de 43 mil imóveis em toda a capital.

    Os principais criadouros do mosquito transmissor foram os depósitos ao nível do solo como vasos e pratos de com plantas e bebedouros de animais. Houve uma pequena alteração do IIP em relação ao último LIRAa de outubro do ano passado (2,1%), porém o mesmo já era esperado em função do aumento da reprodução do Aedes Aegypti no verão.

    Fonte: Assessoria de Comunicação da Força Sindical BA (com informações da Ascom da SMS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir