28 dezembro 2012

Saúde entrega dispositivos móveis que auxiliarão no combate à dengue em Salvador


dipositivos_moveis
Os primeiros dispositivos móveis que auxiliarão os profissionais de saúde no combate à dengue na capital baiana foram entregues na manhã desta sexta-feira (28), no auditório da Secretaria Municipal da Saúde, no Comércio.Fotos




Os aparelhos foram doados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e são os mesmos utilizados para a realização do censo demográfico, qutêm entre seus atributos o sistema GPS, com a base cartográfica de Salvador, o que favorece o mapeamento e a intervenção dos 1.800 agentes que estão sendo treinados.

De acordo com a Secretária de Saúde, Tatiana Paraiso esse novo sistema é um marco para a saúde do município. "Salvador é a primeira capital do país a adotar este tipo de tecnologia aliada as ações de combate à dengue. Essa ferramenta vai otimizar o trabalho honrado e merecido dos agentes, além de ser um benefício para a população, que passa a ter acesso às informações sobre a dengue de sua residência e região entorno", afirma.

Com essa nova tecnologia, os agentes de endemias poderão realizar o número de visitas domiciliares preconizadas pelo Ministério da Saúde que é de 25, imóveis por dia, em menor tempo, podendo assim, atingir uma quantidade maior de possíveis focos do Aedes aegypti.

A melhoria da produtividade foi um dos pontos destacados pelo gerente do CCZ, Marcelo Almeida. "Estou muito feliz em participar deste projeto. Essa é uma luta antiga da categoria, que sempre vislumbrou a evolução dos instrumentos de trabalho", completou.

Além disso, esse sistema propicia uma economia aos cofres públicos e diminui o impacto ambiental com a redução do uso de papel, otimizando o planejamento das ações de campo com maior eficiência e eficácia.

Participaram ainda do ato, representantes do Centro de Controle de Zoonoses, da Associação dos Agentes de Combate às Endemias de Salvador - AACES, as vereadoras Aladilce Souza e Fabíola Mansur.
Fonte; SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir