07 dezembro 2012

Atividades marcam Dia Municipal de Luta Contra a Tuberculose



logo_tuberculose
Em alusão ao Dia Municipal de Luta Contra a Tuberculose, comemorado em 04 de dezembro, as Unidades de Saúde do Município que possuem o Programa de Controle da Tuberculose realizarão atividades educativas e de identificação precoce da doença. Serão realizadas palestras, salas de espera, rodas de conversa e busca de sintomáticos respiratórios, além de diversas atividades para informar sobre a doença, abordando a prevenção e o tratamento.

A Tuberculose é uma doença contagiosa, transmitida por via respiratória, atingindo principalmente os pulmões. Os principais sintomas são: tosse persistente por mais de três semanas, febre (geralmente baixa no final da tarde), suor intenso,  principalmente à noite, e perda de peso. O tratamento leva geralmente seis meses e não pode ser interrompido. O abandono do tratamento tem sido a principal dificuldade para a cura da doença.

Salvador é a terceira capital em número de casos, com uma média de 2.100 casos novos a cada ano. Para enfrentar a doença, a Secretaria Municipal da Saúde oferece atendimento ambulatorial e medicamentos aos pacientes em 73 unidades de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir