10 dezembro 2012

Força Sindical Bahia na luta pelo fim da violência contra a mulher


    Sindicalistas da Força Sindical Bahia, do Sindicado da Construção Pesada da Bahia (Sintepav), do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos da Indústria Naval do Recôncavo (Stimnaval), do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Salvador (Sindseps) e da Associação dos Agentes de Combate as Endemias de Salvador (AACES), estiveram agora pela manhã em frente à Arena Fonte Nova participando da Campanha dos 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

    O objetivo do ato foi de chamar a atenção da sociedade para a realidade de violência enfrentada pelas mulheres no mundo. A Campanha acontece simultaneamente em 164 países. Dentro dos 16 dias de ativismo são enfatizadas três datas importantes: 25/11 – Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres, 01/12 – Dia Mundial de luta contra a AIDS, e 10/12 – Dia Internacional dos Direitos Humanos.

    Segundo a Central de Atendimento à Mulher, no Brasil, a cada quatro minutos uma mulher é agredida em seu próprio lar por uma pessoa que mantém relação de afeto. No mundo, a cada cinco dias da ausência da mulher no trabalho, um é decorrente de violência sofrida no lar.

    De acordo com Nair Goulart, Presidente da Força Sindical Bahia e Presidente Adjunta da CSI,  as mulheres no mundo inteiro participam dos 16 dias de ativismo e hoje, Dia Internacional dos Direitos Humanos, é o momento de lembrar e reafirmar os direitos das mulheres. “Essa luta é muito importante para que nós possamos lembrar a violência, nas mais diversas formas, que as mulheres sofrem. Temos que reivindicar! Não é justo que a violência contra a mulher continue a crescer.”, declarou a presidente.

    Para Flora Brioschi, Diretora Financeira do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos da Indústria Naval do Recôncavo, “são muitos discursos, são muitas falas, muita mobilização, mas precisamos que isso seja realmente praticado. Não pode ficar apenas na teoria, temos que partir para ação. A violência contra a mulher precisa acabar.”.

    Direitos Humanos
    A data de 10 dezembro marca o Dia Internacional dos Direitos Humanos instituído em 1950 pela Organização das Nações Unidas (ONU). A inspiração veio da Declaração Universal dos Direitos Humanos, criada dois anos antes, e que defende em seus princípios os direitos básicos que possam vir a garantir a condição digna de existência à pessoa humana, nos seus mais variados aspectos, no campo da liberdade de expressão, respeito às diferenças, alimentação, saúde, educação, entre outros.

    Fonte: Assessoria de Comunicação da Força Sindical BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir