O objetivo é impedir a introdução da doença na capital baiana
Com o objetivo de proteger contra o sarampo crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos e manter Salvador livre da doença, a Secretaria Municipal da Saúde realiza entre os dias 20 de fevereiro e 31 de março, uma campanha de vacinação. A imunização é a única forma de prevenção e a meta é imunizar pelo menos 95% dos quase 157 mil menores que integram o público alvo na capital baiana.
Neste sábado (22) será realizado o Dia D da Campanha quando, além dos postos de saúde tradicionais, serão instalados pontos volantes em locais estratégicos como shoppings, supermercados, escolas, creches, associações e igrejas com o objetivo de intensificar a imunização dos pequenos.
A doença - O sarampo é uma doença de elevada transmissibilidade que pode acometer crianças e adultos. A transmissão acontece diretamente de pessoa para pessoa, através das secreções expelidas ao tossir, espirrar ou falar. O Brasil não registra nenhum caso autóctone de sarampo desde 2000. Porém, em 2013, o Ministério da Saúde registrou 200 casos da doença, sendo 190 na região Nordeste. Apenas este ano já foram notificados 61 casos no Ceará e 4 em Pernambuco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir