07 fevereiro 2014

Assinado em Salvador termo de compromisso por Trabalho Decente


  • Nair fala na oficina de promoção de Trabalho DeceneA oficina de promoção do Trabalho Decente, realizada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), com apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT), aconteceu ontem (05), no auditório da Casa do Comércio, em Salvador. O encontro, que teve a participação da Força Sindical, MTE, Governos Estadual e Municipal, Fundacentro, SECOPA, SETRE,ECOPA, COL,FONSET, OIT, Empregadores, Trabalhadores, Sociedade Civil, MPT, TRT, Amatra, FETIPA, OAB, SSP e SCJDH, serviu para debater sobre a quantidade e qualidade dos empregos diretos e indiretos que serão criados em razão dos megaeventos que o país vai realizar nos próximos anos, em especial nas cidades que sediarão a Copa do Mundo de Futebol em 2014.

    Este evento tem como objetivos subsidiar a construção de uma agenda com ações voltadas para a promoção do trabalho decente no contexto de realização da Copa do Mundo FIFA de 2014; fomentar o debate em torno do Termo de Compromisso para a promoção do trabalho decente, a ser assumido pelos atores envolvidos; identificar as principais oportunidades e problemas, em cada cidade sede, no que diz respeito à preparação e realização do evento; mobilizar e sensibilizar os atores envolvidos para a promoção de Trabalho Decente na Copa; definir ações prioritárias para o período que antecede e durante a realização da Copa.

    Durante a manhã houve a Mesa de Contextualização de Grandes Eventos e os desafios para o Trabalho Decente, exposta pela OIT com o tema Oportunidades para as populações locais – boas práticas, problemas e desafios.

    Para Nair Goulart, a oficina é o momento que todos os atores sociais discutem e dialogam conjuntamente para identificar os principais problemas e desafios encontrados na Bahia, no que diz respeito a Copa do Mundo. “Com este debate específico saímos muitos mais fortalecidos para encarar os desafios e definir estratégias de solução para a promoção do Trabalho Decente e a melhoria das relações e condições de trabalho antes, durante a Copa do Mundo e nos megaeventos que estão próximos. Assinamos o termo de Compromisso pelo Trabalho Decente e iremos cumpri-lo.”

    Além da Presidente Nair e por Maria Euzilene Nogueira (Leninha ), Diretora do Sindicato dos Metalúrgicos SP, que representou a Secretaria Nacional de Cidadania Direitos Humanos Força Sindical, a delegação da Força Sindical foi representada por Josué Souza, Kleber Mascarenhas Bispo, Arivaldo Silva, Ozedalia Santos, Andre Luiz Moreira, Anderson de Jesus Melo da Silva, Minervino Santos Lopes, José Raimundo Nascimento Santos e Maria do Amaparo.

    No período da tarde houve discussão em grupos de trabalho a partir dos cenários delineados para propor ações preventivas e propositivas, identificar os principais problemas locais, demandas e setores mais impactados com a copa, além da Pactuação das ações e agenda para o período que antecede a Copa e durante a sua realização acordado entre as Entidades e Gestores (SRTE e SETRE).

    O Comitê
    De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego -MTE-, é preciso assumir o compromisso de coordenar a implementação de um conjunto de ações focadas na promoção do trabalho decente nas cidades-sede das Copas. Para essa finalidade foi criado no âmbito do Comitê Executivo da Agenda Nacional de emprego e Trabalho Decente. Para organizar as ações do Subcomitê de Trabalho Decente nos Grandes Eventos serão realizadas Oficinas de Trabalho Decente nas cidades que sediarão a Copa do Mundo de Futebol em 2014.

    Fonte: Ascom Força Sindical Bahia (Com informações da Ascom MTE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir