17 maio 2011

Prefeitura intensifica ações de prevenção contra a leptospirose


Com a intensificação das chuvas, comum nesse período do ano em Salvador, cresce a possibilidade do aparecimento de casos de leptospirose. A doença, transmitida pela urina do rato, se não diagnosticada a tempo e tratada adequadamente, pode levar a morte. Para evitar a notificação de casos, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde, já colocou em prática diversas ações de prevenção.
Nesta sexta-feira (13/05), agentes de combate as endemias fizeram uma mobilização nos bairros de Periperi e Constituinte para alertar a população sobre as medidas de prevenção e controle da  doença, bem como dos fatores ambientais que proporcionam uma maior infestação de roedores, principais transmissores do agravo.  Na semana passada, a mesma mobilização foi realizada no bairro de São João do Cabrito com a participação da comunidade  local. Também foram realizadas palestras em escolas do bairro, ONGs e Associações, além da limpeza, com o apoio da Limpurb, que permitiu a retirada de toneladas de lixo e entulho dos imóveis e via pública. Ao limpar as áreas, promove-se o controle de ratos.

O Centro de Controle de Zoonoses também vem realizando um trabalho de campo para conter o avanço de roedores na cidade, realizando visita domiciliar e controle químico (desratização) em áreas com casos notificados de leptospirose. É importante que a população esteja atenta para evitar o ambiente propício para os ratos, que sobrevivem onde tem água, abrigo e alimento. Qualquer rato contaminado transmite a doença.

Todas as iniciativas fazem parte do Plano de Contingência da Leptospirose que tem o objetivo de reduzir os fatores de exposição ambiental. As condições favoráveis para a proliferação da doença são locais com acúmulo de lixo, esgoto a céu aberto, alagamento e lama. O indivíduo que entra em contato com esse ambiente pode ser contaminado.
Sintomas da doença

A leptospirose é uma doença aguda que, na fase inicial se confunde com a maioria das infecções com: febre altasensação de mal estar, dor de cabeça constante e acentuada, dor muscular intensa, cansaço e calafrios. Dor abdominal, náuseas, vômitos e diarréia podem ser freqüentes. É comum que os olhos fiquem acentuadamente avermelhados e apareçam manchas avermelhadas no corpo. Nos casos graves da doença, é possível identificar icterícia (olhos amarelados). Aparecem ainda manifestações hemorrágicas (equimoses, sangramentos em nariz,  gengivas e pulmões) e pode ocorrer funcionamento inadequado dos rins, o que causa diminuição do volume urinário. As dores musculares (mialgias) se intensificam, principalmente na região da panturrilha (batata da perna).

As manifestações iniciais da leptospirose são semelhantes às de outras doenças, como  dengue, gripe ou alguma virose. Por isso, a identificação deve ser feita também com base na história de exposição ao risco (inundações, limpeza de bueiros e fossas, contato com animais de estimação). Homens adultos têm maior chance de ter a leptospirose grave. 85% dos casos ocorrem no sexo masculino.

Fonte: SMS vejam as fotos:














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir