27 maio 2011

Casos de dengue diminuem em Costa Rica

Em Costa Rica, graças à ação conjunta da Secretaria Municipal de Saúde, Vetores e Agentes de Saúde, os casos de dengue diminuíram significativamente

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae, é transmitida, no Brasil, através do mosquito Aedes Aegypti e considerada um dos principais problemas de saúde pública em todo o mundo.

A ação mais simples para prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito, para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a sua reprodução. É necessário tomar cuidado e não deixar água limpa parada em locais como: vidros, garrafas, vasos de flores, pneus, calha de telhado, entre outros. O ovo do mosquito Aedes Aegypti sobrevive até 450 dias, mesmo que o local que contém os ovos estiver seco. É só essa área seca receber água novamente para o ovo ficar vivo atingindo a fase adulta em até três dias.


Aqui em Costa Rica, graças à ação conjunta da Secretaria Municipal de Saúde, Vetores e Agentes de Saúde, os casos de dengue diminuíram significativamente em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a 26 de maio de 2010, foram notificados 248 casos com 171 confirmados, já no ano de 2011 foram 108 notificações com 41 casos confirmados.
“Essa diminuição nos casos de dengue é graças ao esforço de todos, município e população. Precisamos continuar os trabalhos e os cuidados para que o índice diminua cada vez mais”, relata a coordenadora de vigilância epidemiológica, Juliana Carvalho.


Os sintomas da dengue são: febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, indisposição, enjôos e vômitos.

Caso sinta esses sintomas procure imediatamente uma unidade de saúde antes de tomar qualquer tipo de medicamento.

Fonte: ASSECOM/PMCR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir