27 maio 2011

ACM NETO LIDERA PRIMEIRAS PESQUISAS SOBRE A SUCESSÃO EM SALVADOR



Foto: DIV
ACM Neto disse ao BJÁ que se tiver apoio em bloco das oposições pode sair candidato

 Com o intuito de acompanhar a evolução da intenção de votos para as eleições municipais de 2012, a Potencial Pesquisas realizou o primeiro estudo sobre as expectativas do eleitor soteropolitano. Até o início das eleições serão realizadas pelo menos mais duas pesquisas. A divulgação aconteceu nesta sexta-feira.

  A abordagem espontânea constatou que se as eleições fossem hoje, pouco mais de 56% não saberiam responder em quem votar e quase 20% votaria em branco ou anularia o voto.

   Além desses percentuais, o estudo avaliou o grau de satisfação do cidadão em relação à vida que leva atualmente, aos governos municipal e estadual, aos principais problemas enfrentados pela população, dentre outros. A iniciativa faz parte de um programa institucional contínuo que a Potencial realiza, investigando opiniões e comportamentos dos soteropolitanos sobre temas relevantes para a cidade, gerando informações de domínio público. Mais detalhes sobre os projetos desenvolvidos são encontrados no site www.potencialpesquisa.com.br.

   AUTO-ESTIMA

   Quando questionados em relação ao grau de satisfação com a vida, 57% dos soteropolitanos afirmam estar satisfeitos ou muito satisfeitos, enquanto 27% se consideram nem satisfeitos, nem insatisfeitos e 18% insatisfeitos ou muito insatisfeitos.

   Para pouco mais de um terço dos entrevistados (34%), o principal problema enfrentado pela população de Salvador é a falta de segurança pública (criminalidade/violência). Em segundo aparece o desemprego (15,7%), seguido pelo o tráfico de drogas com 9,7% e a saúde pública com 6,7%. Na lista dos problemas, ainda surgem: o transporte público (5,7%), o trânsito e a educação (4,2% cada), além dos problemas com as chuvas (4%).

   "Esses resultados mostram a insatisfação do cidadão de Salvador com os serviços considerados públicos, sejam de responsabilidade da prefeitura e / ou do estado. As informações podem ajudar as administrações no direcionamento dos recursos e esforços", afirma o professor José Carlos Martins Leite, diretor da Potencial Pesquisas. Outros problemas somam 16%.

   ADMINISTRAÇÕES

   A pesquisa avaliou junto aos cidadãos soteropolitanos a satisfação com a atual administração municipal, e verificou que 57% qualificam a prefeitura de João Henrique como "Péssima" ou "Ruim" e apenas 8% como "Ótima" e "Boa". Para 32% é apenas regular.

  Há um ano e meio das próximas eleições municipais e considerando que o atual prefeito não pode se reeleger, o estudo também avaliou o poder de criar um sucessor e 37% dizem que João Henrique certamente não fará sucessor e 27% acreditam que provavelmente ele não fará. Outro aspecto investigado foi a influência do apoio do atual prefeito no voto do eleitor soteropolitano: 50% não votariam em candidato apoiado por ele e mais 23% dizem que provavelmente não votariam.

   Após cinco meses da reeleição, os soteropolitanos avaliaram o governo de Jaques Wagner no início do segundo mandato, e 31% consideram "Ótimo e Bom", contra 16% que afirmam ser "Ruim ou Péssimo". Para 45%, a administração é apenas "Regular". A expectativa é positiva para os próximos anos de governo, 54% acreditam que será um "Ótimo" ou "Bom" governo, contra 24% que acham que será "Péssimo" ou "Ruim". A pesquisa também verificou a influência do apoio do atual Governador e 48% dos entrevistados certamente ou provavelmente votariam em algum candidato a prefeito apoiado por Jaques Wagner.

  ALIANÇA ESTADO E PREFEITURA

  A atual aliança entre Prefeitura e Governo do Estado também foi foco do estudo e 30% discordam ou discordam totalmente, enquanto 16% concordam ou concordam totalmente. Aqueles que nem concordam, nem discordam somam 41%. Quase 13% não soube responder. Em relação aos benefícios que esta aliança trará para a cidade de Salvador, 51% diz que trará poucos ou nenhum benefício e 33% acreditam que vai trazer alguns ou muitos benefícios.

   CANDIDATO IDEAL

   O estudo realizado pela Potencial Pesquisas também constatou quais as principais características que as pessoas costumam levar em conta na hora de votar em um candidato a prefeito. As mais citadas foram: ser um líder (36,3%), dialogar / ouvir o povo (34,6%) e ter coragem (34,1%). Seguidas por sensível aos problemas da população / conhecer os problemas da cidade (30,6%), ter experiência / habilidade política (29,4%) e ter força de vontade (29,4%). Outras características identificadas: boa capacidade administrativa / de gestão (22,1%), ser aliado do governador / presidente (13,7%) e manter boa relação com o governador e o presidente (10,7%). Em relação ao grau de importância de cada uma delas a hierarquia se altera: ser líder se mantém em primeiro como sendo a mais importante, no entanto, a segunda mais importante é ser sensível aos problemas da população / conhecer os problemas da cidade, seguida de dialogar / ouvir o povo, ter coragem, ter experiência / habilidade política, ter força de vontade, boa capacidade administrativa / de gestão, ser aliado do governador / presidente, manter boa relação com o governador e o presidente.
ELEIÇÃO 2012: Em relação à próxima eleição municipal em 2012, o levantamento realizou dois tipos de abordagem. A primeira, de forma espontânea, verificou que a maioria (56%) ainda não sabe em quem votar, e que os votos nulos ou brancos seriam 19,4%. Entre os potenciais pré-candidatos as eleições municipais de 2012, ACM Neto (DEM) é o que apresenta maior intenção de votos, com 10,5%, seguido de Lídice da Mata (PSB), com 4%, Nelson Pelegrino (PT), com 3% e Walter Pinheiro (PT) com 2,5%. Outros candidatos somam 4%. "Como ainda estamos aproximadamente a um ano e meio da próxima eleição, não podemos dizer que é um voto extremamente consolidado, no entanto é uma tendência que demonstra o sentimento, a vontade da população.", explica José Carlos.
  Outra abordagem aplicada foi a intenção de votos estimulada. "Os nomes dos potenciais pré-candidatos para abordagem estimulada foram definidos com base em uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, junto a jornalistas, professores universitários, profissionais liberais, cidadãos comuns, dentre outros. Um dos critérios de seleção foi estar filiado a algum partido e atuando diretamente na política da cidade ou do estado. Ao todo chegamos a 18 nomes.", conclui José Carlos.

   Antes da avaliação da intenção de votos estimulada, foi investigado, entre os 18 nomes, aqueles que os eleitores gostariam de ver disputando a prefeitura de Salvador em 2012, e 23,6% mencionaram ACM Neto (DEM), 17,2% Walter Pinheiro (PT), seguidos de Lídice da Mata (PSB)-16,7%, Antônio Imbassahy (PSDB)-14,7%, Nelson Pelegrino (PT)-11,4%, Geddel Vieira Lima (PMDB)-6,7%, Maurício Trindade (PR)-5,5%, Deraldo Damasceno (PSL)-3,7%, Marcos Medrado (PDT)-3,0%, Edvaldo Brito (PTB)-1,7%, Alice Portugal (PCdoB)-1,7%, José Carlos Aleluia (DEM)-1,7%, Hilton Coelho (PSOL)-1,2%, Marcelo Guimarães Filho (PMDB)-1,0%, Fátima Mendonça (PV)-0,7%, Maria Luiza (PSC)-0,7% e Fábio Mota (PMDB)-0,2%.

   A intenção de votos estimulada foi avaliada em 6 cenários, sempre com 14 potenciais pré-candidatos. No primeiro cenário foi considerado como candidato do DEM o Deputado ACM Neto, o Deputado Nelson Pelegrino do PT e Geddel Vieira Lima do PMDB. O resultado da intenção de votos encontra-se na tabela abaixo:
CENÁRIO 1 ACM Neto (DEM)18,66%
Nelson Pelegrino (PT)10,20%
Lídice da Mata (PSB)8,71%
Antônio Imbassahy (PSDB)7,21%
Mauricío Trindade (PR)5,22%
Geddel Vieira Lima (PMDB)3,23%
Deraldo Damasceno (PSL)1,74%
Marcos Medrado (PDT)1,49%
Edvaldo Brito (PTB)1,24%
Alice Portugal (PCdoB)0,75%
Hilton Coelho (PSOL)0,75%
Fátima Mendonça (PV)0,50%
Maria Luiza (PSC)0,25%
Nulo / Branco17,66%
Não Sabe / NQR22,39%
Total geral100,00%


O segundo cenário considera o ex-senador José Carlos Aleluia (DEM), no lugar do deputado ACM Neto (DEM) e o Senador Walter Pinheiro (PT) no lugar do Deputado Nelson Pelegrino (PT).
CENÁRIO 2 Walter Pinheiro (PT)12,94%
Lídice da Mata (PSB)10,95%
Antônio Imbassahy (PSDB)9,95%
Geddel Vieira Lima (PMDB)4,73%
Mauricío Trindade (PR)3,23%
Deraldo Damasceno (PSL)2,49%
Marcos Medrado (PDT)2,24%
Edvaldo Brito (PTB)1,49%
Alice Portugal (PCdoB)1,24%
José Carlos Aleluia (DEM)1,00%
Hilton Coelho (PSOL)0,75%
Fátima Mendonça (PV)0,50%
Maria Luiza (PSC)0,50%
Nulo / Branco22,64%
Não Sabe / NQR25,37%
Total geral100,00%

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir