15 abril 2011

Bahia está em alerta por causa da infestação de barbeiros

A Bahia está em alerta por causa da infestação de barbeiros em
 áreas rurais. Há quatro anos, o Estado não registra casos da 
doença de Chagas.



No tronco da árvore, agentes de combate a endemias encontram uma colônia de barbeiros. Os insetos são capazes de transmitir a doença de Chagas, mal que pode levar à morte por complicações cardíacas.



Quando o barbeiro pica um animal contaminado com o protozoário Trypanosoma cruzi, ele se torna um transmissor em potencial da doença de chagas. Ao picar os humanos, o inseto elimina fezes contaminadas que podem penetrar no organismo pelo orifício da picada.



Só este ano foram encontrados mais de 50 barbeiros na zona rural de Feira de Santana, a cem quilômetros de salvador. Catorze tinham o protozoário. A maioria foi encontrada em galinheiros e galpões de madeira. Para combater o problema, agentes estão pulverizando as casas e orientando a população.



Tem sido cada vez mais comum também encontrar barbeiros em áreas urbanas. Nos últimos cinco anos, quase 900 insetos foram coletados em Salvador. Metade dos que foram analisados em laboratório estava contaminada com o protozoário que causa a doença de chagas.
Fonte:  band 
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir