11 dezembro 2013

Trabalhadoras da Força BA exigem o fim da violência contra as mulheres


    foto(1)Metalúrgicas, trabalhadoras da construção pesada, técnicas de enfermagem, aposentadas e pensionistas, rodoviárias, agentes de saúde da Força Sindical e demais sindicalistas realizaram um ato hoje (11) na Lapa, em Salvador, desde às 07h da manhã, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a realidade de violência enfrentada pelas mulheres no mundo. A atividade fez parte da Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres.

    A Campanha acontece simultaneamente em 164 países e dentro dos 16 dias de ativismo são enfatizadas três datas importantes: 25/11 – Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres, 01/12 – Dia Mundial de luta contra a AIDS, e 10/12 – Dia Internacional dos Direitos Humanos.

    De acordo com Nair Goulart, Presidente da Força Sindical Bahia e Presidente Adjunta da Confederação Sindical Internacional (CSI), foram conquistados alguns avanços, porém, ainda há muito o que ser feito. “Não podemos ficar apenas na teoria, é preciso ação, precisamos ir às ruas, conscientizar a população e lutar para que violência contra a mulher, nas mais diversas formas, acabe.”, disse a presidente.

    Nair GoulartSegundo a Central de Atendimento à Mulher, no Brasil, a cada quatro minutos uma mulher é agredida em seu próprio lar por uma pessoa que mantém relação de afeto. No mundo, a cada cinco dias da ausência da mulher no trabalho, um é decorrente de violência sofrida no lar.

    O foco de atuação das centrais sindicais nesta campanha foi concentrado no combate à violência contra a mulher no mundo do trabalho, que remete a relações de opressão e discriminação que as coloca nas condições de desigualdades em todas as esferas da vida social, política e familiar. Nair ainda relembrou que “a violência contra as mulheres assume muitas formas, vai além da física, sexual e psicológica. Existe também a econômica, pois a desigualdade salarial entre homens e mulheres ainda é muito grande.”.

    Fonte: Ascom Força Sindical BA (Com informações da Assessoria de Imprensa da Força Sindical)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir