04 dezembro 2013

Saiba mais sobre o novo larvicida: NOVALURON

   O Novaluron é um larvicida do grupo do Inibidores de Síntese de quitina  Benzoil-fenil-uréias – BPU, geralemente é de baixa toxicidade aguda, subaguda e crônica, tendo sido registrado como inseticida para culturas alimentares e ornamentais.

   A OMS avaliou o Novaluron para uso como larvicida em reservatórios de água de consumo, particularmente para controle da Dengue.

  O novaluron inibie o crescimento dos insetos, impedindo a formação da quitina (elemento essencial do exoesqueleto, com função de proteção mecânica). Leva à má formação e esterilidade nos insetos adultos, caso consigam eclodir.

    Permite um efetivo controle de larvas, com baixa dosagem, reduzindo dessa forma os riscos de intoxicação e contaminação.

   A OMS indica o uso do Novaluron de 0,01 a 0,05 mg i.a./litro, no entanto o Ministério da Saúde adotou a dose de 0,02 mg i.a./litro  conforme a RESOLUÇÃO - RE Nº 5.148, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2010, sendo que em nenhuma hipótese o produto será utilizado puro.

   A Nota Técnica nº 57/2011, estabelece os procedimentos técnicos para o uso do Novaluron na rotina de controle larvário.


  O produto pode ser tóxico ao homem e ao meio ambiente se não utilizado conforme as recomendações.




Efeitos do Produto:

Efeitos adversos à saúde humana: o NOVALURON pode provocar irritação cutânea e ocular. Em exposições dérmicas crônicas, pode causar reações alérgicas.

Efeitos Ambientais: o produto apresenta alta toxicidade para organismos aquáticos e pode causar efeitos adversos em longo prazo no meio aquático.

Perigos específicos: não há outros perigos relacionados ao produto.

Qualquer sintomatologia após a exposição ao produto pode estar relacionada a intoxicação.

A ingestão de grandes quantidades do ingrediente ativo pode provocar metahemoglobinemia.

A Metahemoglobinemia, também conhecida por "meta-Hb", é uma desordem caracterizada pela presença de um nível mais alto do que o normal de metahemoglobina no sangue.
Metahemoglobina: forma de hemoglobina que não se liga ao oxigênio. Quando sua concentração é elevada nas hemácias pode ocorrer uma anemia funcional


MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS

   De forma geral deve-se levar o acidentado para um local arejado. Retirar as roupas contaminadas. Lavar as partes do corpo atingidas com água em abundância durante 30 minutos. Se o acidentado estiver inconsciente e não respirar mais, praticar respiração artificial ou oxigenação e encaminhar ao serviço médico mais próximo.

Inalação: remover a pessoa para local arejado. Se não estiver respirando, faça respiração artificial. Se respirar com dificuldade, consultar um médico imediatamente.

Contato com a pele: lavar imediatamente a área afetada com água em abundância durante 30 minutos. Remover as roupas contaminadas. Ocorrendo efeitos/sintomas, consultar um médico. Lavar as roupas contaminadas antes de reutilizá-las e descartar os sapatos contaminados.

Contato com os olhos: lavá-los imediatamente com água em abundância durante 30 minutos.

Ingestão: não provocar vômito, entretanto é possível que o mesmo ocorra espontaneamente não devendo ser evitado, deitar o paciente de lado para evitar que aspire resíduos.

   O tratamento sintomático deverá compreender, sobretudo medidas de suporte como correção de distúrbios hidroeletrolíticos e metabólicos, além de assistência respiratória. Monitoramento das funções hepática e renal deverá ser mantido. Caso ocorra metahemoglobinemia utilizar Solução de Azul de Metileno (estéril). O tratamento deve ser de suporte e sustentação, com observação rigorosa do nível de consciência, ritmo cardíaco e respiratório.

2 comentários:

  1. Olá, será que uma Grávida pode usar este produto sem correr riscos pra saúde do bebe, (uma agente de saúde)?

    ResponderExcluir
  2. Sou agente de endemias,tive um processo alérgico grave,com o uso do NOVALURON. Náuseas,tontura,prurido na pele etc...precisei suspender o contato com o produto para ñ agravar mais a situação .

    ResponderExcluir

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir