03 dezembro 2013

Saúde em Movimento e Pacto Pela Vida atendem moradores de Salvador


O programa Saúde em Movimento, que realiza atendimento oftalmológico e cirurgias de catarata, além de fornecer óculos à população de baixa renda, chega pela primeira vez a Salvador. Outra novidade, nesta 60ª etapa, é a parceria com o programa Pacto pela Vida. A partir desta terça-feira (3) até o dia 14 deste mês, os interessados em participar do Saúde em Movimento devem procurar a base comunitária de segurança da sua região para agendar o atendimento.

“Com a parceria que está sendo feita com o Pacto pela Vida, as bases comunitárias de segurança estão fazendo a triagem e encaminhando as pessoas acima de 60 anos aqui para a Vila Militar dos Dendezeiros, onde estão as carretas adaptadas para a realização de exames, cirurgias e confecção de óculos”, disse o secretário da Saúde, Jorge Solla. 

Segundo o secretário, o Saúde em Movimento realizou cerca de 110 mil cirurgias de catarata e 400 mil pessoas já foram atendidas. “Este ano, estamos fazendo também outra parceria, com a Secretaria Estadual da Educação. As crianças de sete a 14 anos são triadas e, se precisar, recebem gratuitamente os óculos”.

A aposentada Clemilda Valença, 73 anos, foi atendida pela primeira vez nesta terça-feira e afirmou que a expectativa é grande. “A vista me atrapalha muito, eu não enxergo dentro de casa, não consigo andar. Minha casa tem três andares e hoje é um perigo ficar subindo e descendo. Depois da cirurgia, vou passear e gozar a vida”.

Aos 63 anos, Maria José de Jesus também reclama dos problemas de visão. “A vista ruim me atrapalha, porque tem hora que não enxergo nada e dói a cabeça. Tenho um filho doente e fico sempre atrás dele, e tem hora que passo por ele e não o vejo. Agora vai melhorar tudo”. 

Secom
Saúde em Movimento/Salvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir