30 maio 2013

Nair Goulart é reeleita presidente da Força Sindical Bahia


O 4º Congresso da Força Sindical Bahia reuniu dirigentes sindicais, autoridades políticas e trabalhadores de todo o estado
No 4º Congresso da Força Sindical Bahia, realizado nos dias 24 e 25 de maio, no hotel Portobello, em Ondina, Salvador, Nair Goulart foi reeleita presidente da Central no estado. Além de reeleger a líder sindical, cerca de 200 dirigentes sindicais também elegeram a nova diretoria da Força Bahia para um mandato de quatro anos à frente da entidade.
Para Nair, isso representa a confiança do trabalhador. “Agradeço a confiança e sei que é preciso continuar nessa árdua batalha para ampliar as conquistas. Reafirmo o compromisso da Central com a classe trabalhadora em continuar na luta por uma sociedade mais justa, igualitária, com desenvolvimento econômico, social, ambiental e pela implementação da Agenda do Trabalho Decente.”, disse Nair.
Segundo Nilson Bahia, vice-presidente também reeleito, “a organização sindical é importante em todo o estado. Os congressos são fontes de conhecimento para todos os presentes e o debate traz aprendizado, além de discutir temas de interesse das categorias. Nós temos a grande responsabilidade de continuar representando milhares de trabalhadores.”.

O CONGRESSO
O 4º Congresso da Força Sindical Bahia reuniu dirigentes sindicais, autoridades políticas e trabalhadores de todo o estado para discutir e deliberar sobre as diretrizes políticas e organizacionais específicas da Central. No dia 24 abordou diversas temáticas, entre elas “O papel e a Responsabilidade dos Sindicatos dos Trabalhadores com a Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador”, com o Eng. Flávio Nunes, Chefe do Setor de Segurança e Medicina do Trabalho do MTE, Arnaldo Gonçalves, Secretário Nacional de Segurança e Saúde do Trabalho da Força Sindical, Robson Rodrigues, Engenheiro de Segurança da Fundacentro – Bahia e Iranildo Domingos de Souza, Secretário de Segurança e Saúde do Sintepav – BA.

Na abertura oficial do evento esteve presente o Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia, Nilton Vasconcelos, que enfatizou a importância das Centrais Sindicais em serem ponte direta entre o patrão e o empregado. Segundo ele, “são as Centrais que defendem o direito do trabalhador e exigem o cumprimento desses mesmos direitos aos empregadores.”.

Cerca de 200 dirigentes sindicais elegeram a nova diretoria da Força Bahia para um mandato de quatro anos à frente da entidade
No dia 25 a conjuntura econômica nacional e estadual foi debatida por Ana Georgina, Supervisora Técnica do Dieese na Bahia, que disse acreditar que os dados apresentados devem impactar positivamente na luta diária dos dirigentes sindicais.
As temáticas ultrapassaram o limite estadual e debateram as ações nacionais e internacionais que refletem diretamente na vida do trabalhador. Os representantes da Força Sindical Nacional foram Sergio Luiz Leite, o Serginho, Presidente da FEQUIMFAR e 1º Secretário da Força Sindical; Arnaldo Gonçalves, Secretário Nacional de Saúde e Segurança da Força Sindical; o Secretário de Relações Internacionais, Nilton Souza (Neco); e a Maria Auxiliadora dos Santos, Secretária Nacional de Políticas para as Mulheres da Força Sindical, além de João Guilherme Vargas Neto, consultor sindical.
Para Serginho, o Congresso é o momento importante para o debate do movimento sindical diante da conjuntura política nacional. Nilton Neco, membro do Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e destaque nas articulações do sindicalismo internacional, relembrou a referência de Nair Goulart para o movimento sindical baiano, brasileiro e internacional.
O quarto Congresso também serviu para comprovar que a organização da Força Sindical Bahia gera um profundo debate no seio do movimento sindical e político. A Senadora do PSB, Lídice da Mata, parabenizou a representatividade da Central no estado e disse que “o reconhecimento e conquista dos trabalhadores, em supremacia, vem da organização sindical.”.
Para Adalberto Galvão, Secretário de Educação e Formação Sindical da Força Bahia, a direção da Central, sob o comando da presidenta, mostrou habilidade e firmeza política, atraindo sindicatos, organizando lutas e se inserindo no contexto social e político do estado. “A capacidade de diálogo, pluralidade política com unidade de ação, engendrou o reconhecimento e a importância política da Central no cenário econômico, político e social do estado.”.
A ação da Força Sindical Bahia é vitoriosa e o futuro é promissor . O projeto da Central no estado é estruturar-se melhor e a formação dos dirigentes sindicais e sindicalistas é a prioridade. Portanto, a Central irá potencializar o compromisso de investir mais na capacitação dos sindicalistas para que, cada vez mais, essa visão de sindicalismo cidadão, democrático e pluralista seja incorporada por líderes sindicais que compreendam a dimensão da atuação política e da importância do papel do dirigente sindical.
Fonte; SINTEPAV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir