17 agosto 2011

CASA CHEIA NA AUDIÊNCIA QUE DISCUTIU A PREVISÃO DO ORÇAMENTO DOS AGENTES DE SAÚDE. 1ª PARTE

Os agentes lotaram o espaço cultural

O espaço cultural da câmara não deu prá quem chegou mais tarde.
Numa prova de que estão cada vez mais amadurecidos e ciente do que querem os agentes de saúde de salvador lotaram hoje (16) o espaço cultural da câmara para dizer que queremos a inclusão dos efeitos financeiros no orçamento do município para 2012.
A iniciativa do vereador Gilmar Santiago a audiência contou com a participação na formação da mesa o presidente da comissão de finanças, orçamento e fiscalização Sandoval Guimarães, a ver. Marta Rodrigues também da comissão de finanças e o ver. Téo Senna. Representando os trabalhadores Josué Ferreira da AACES e Adenilson Rangel do SINDACS, alem de Marcos Sampaio representando o Conselho Municipal de Saúde.


Sandoval. "será feita uma emenda coletiva com a assinatura dos vereadores para inserir na LOA o orçamento dos agentes de saúde."

Abrindo a audiência o ver. Sandoval disse que a Prefeitura está construindo a inclusão dos efeitos financeiros dos agentes no orçamento de 2012, porém estamos nos antecipando para dizer que queremos que seja inserido na LOA e que será feita uma emenda coletiva com a assinatura dos vereadores para inserir na LOA o orçamento dos agentes de saúde.



Gilmar Santiago. os agentes de saúde vão se constituir uma das categorias mais importantes do movimento sindical da Bahia”


 O padrinho dos agentes de saúde (como foi carinhosamente apelidado) Gilmar Santiago falou da luta brilhante que a categoria vem travando ao longo do percurso; que a audiência cumpriu com o papel a qual foi destinada, reafirmou o compromisso da casa legislativa com os trabalhadores em relação ao acordo que foi feito, ressaltou ainda que há um consenso entre os vereadores de que o acordo tem que ser cumprido “somos os guardiões desse acordo” completou. Falando como sindicalista Gilmar disse que o mais importante na nossa caminhada é saber diferenciar as divergências políticas se referindo aos seguimentos que lutam em nome da classe e que cada companheiro deve saber identificar aquilo que une a categoria e com o amadurecimento os agentes de saúde vai se constituir uma das categorias mais importantes do movimento sindical da Bahia e que com o compromisso firmado do secretario Gilberto José junto à câmara legislativa de elevar para 32% o PSF até o final de 2012, o que significa um crescimento no quadro de trabalhadores e conseqüentemente novo concurso, Gilmar completou dizendo que todos os vereadores votaram na segunda feira o abono e o reajuste da categoria.
 
Josué. “Tudo para os agentes de saúde tem que ser com sofrimento” (prá não fugir a regra)


A emoção tomou conta da fala de Josué Ferreira diretor da AACES comentando sobre a presença maciça dos agentes no evento: ”isso aqui tá muito lindo”, disse. Josué fez um pequeno histórico da luta da classe destacando que tudo para os agentes tem de ser no sacrifício. O concurso já começou com erro no edital, onde a Comissão de endemias (como era conhecida antes se tornar AACES) e um grupo de agentes tiveram que fazer o “impossível” para não ficarem de fora; e o sofrimento continuou para recuperar a insalubridade, penamos para transmudar e agora para conseguir os efeitos da mesma, disse. e ainda do desrespeito e falta de compromisso em relação ao PIS/PASEP que pelo segundo ano consecutivo a historia se repete e os trabalhadores terão seus benefícios atrasados. Josué lembrou ainda que desde o ano passado a Aaces juto com grupo de agentes já vinha acompanhando a LDO e a LOA e solicitando a inclusão dos efeitos já para o ano presente. “fomos um calo no pé do ver. Sandoval, até na LOA da ilha a Aaces se fez presente” ressaltou. O diretor de destacou a participação ativa do 4º seguimento mesmo antes de ser intitulado como tal, e pediu o apoio da câmara de vereadores na luta contra as sumulas vinculantes 15 e 16, que no entendimento da Aaces a insalubridade não é gratificação nem tão pouco vantagem, portanto deve servir para interpretação nas referidas sumulas. Na conclusão da fala Josué relembrou do compromisso dos agentes no dia 18 no CAB na luta pelo piso nacional.

                                                        Adenilson. "...curso técnico dos agentes de saúde"

Anenilson relembrou os dias greve que a categoria viveu; dos resultados obtidos mediante a mobilização da classe, entre outras coisas falou da portaria do curso técnico dos agentes de saúde e que haverá uma assembléia no dia 19 de setembro.

Marcos. "...O Conselho está a disposição"


Marcos Sampaio representando o Conselho Municipal de Saúde disse que os agentes provaram que o sonho não era só um sonho e que a categoria juntou a equipe certa para garantir as conquistas e reiterou que o conselho está à disposição.

Marta Rodrigues." ...É bem provável que o executivo envie a LOA  para discussão sem o orçamento dos agentes."


Ver. Marta Rodrigues que segundo ela foi vitima do mosquito da dengue recentemente ressaltou a importância da luta dos agentes e disse que pelo que eles já conhecem do executivo é bem provável que a LOA seja enviada para discussão sem o orçamento dos agentes e que não deve vir nada prá janeiro, portanto é importante e indispensável que os agentes compareçam nas audiências da LOA a partir de 30 de setembro.


Téo Senna.“...vamos incluir os efeitos dos agentes na emenda orçamentária, estamos aqui prá isso.”

Ver. Téo Senna disse que o prefeito tem interesse em melhorar a situação da categoria  e está contribuindo prá isso. (será? vamos ter certeza disso na LOA) Téo elogiou o poder de mobilização da categoria, disse que o reconhecimento só se dá através da luta. “vamos incluir os efeitos dos agentes na emenda orçamentária, estamos aqui prá isso.” Completou.

*Nas proximas estaremos colocando a 2ª parte da audiencia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir