Como acontece todo ano para marcar o mês em que se comemora o dia municipal do agente de saúde a AACES junto com a vereadora/deputada Fabíola Mansur estará realizando uma Sessão Especial em homenagem a nossa categoria e acontecerá dia 12 ás 9 horas na Câmara de Vereadores, durante o evento estaremos debatendo a situação atual do piso nacional onde estarão presentes representantes do Ministério da Saúde, Ministério Publico, Prefeitura do Salvador, SMS, CCZ, SEMGE entre outros.Você como sempre é nosso convidado (a).
FICHA DE FILIAÇÃO DA AACES CLICK AQUI SALVE A IMAGEM IMPRIMA E FILIE-SE
30 novembro 2014
Cientistas prometem remédio para reduzir efeitos do álcool no organismo
Foto: Reprodução
Um medicamento, descoberto por cientistas, pode reduzir os efeitos nocivos do consumo excessivo do álcool. Cientistas da Universidade de Huddersfield afirmam que o composto reduz a perda de células do cérebro e diminui as chances de inflamação que são responsáveis pelas crises de alcoolismo. A equipe de professores observou uma redução da perda de células cerebrais após as cobaias do estudo ― roedores ― tomarem o medicamento. Os pesquisadores afirmam que a droga é de fácil absorção, mas que eles têm encontrado dificuldades para a fazerela chegar ao cérebro. Isso porque, o cérebro tem um sistema de proteção que separa o sangue por meio do fluido extracelular do local. O coordenador do estudo diz que o álcool destrói algumas células do cérebro que são importantes para navegação e orientação. A equipe trabalha no desenvolvimento da droga há dez anos.
Bahianotícias
ADVENTO: TEMPO DE RENOVAR A ESPERANÇA
Por Ubiraci Moraes
No último domingo de novembro, inicia-se o Tempo do Advento. Tempo de espera, de preparação para celebrar, liturgicamente, o nascimento de Jesus, no Natal. Mas também, e sobretudo, a esperança é a temática principal desse momento do Calendário Litúrgico da Igreja Católica. Antes, trata-se de um desafio para todo ser humano, independentemente de professar a fé católico-cristã ou a de qualquer outro segmento religioso, ou o ateísmo.
De fato ter esperança, quando o que se vê é a violência sendo disseminada em todas as camadas sociais brasileiras (e do mundo), ou ainda seres humanos vitimados por epidemias como o ebola, fica difícil alimentar a esperança.
Talvez a experiência da morte seja mais desafiadora, principalmente quando atinge um ente querido, um amigo... Que esperança alimentar nessa situação? O que parece como evidência é a dor da perda, da ausência e a certeza de que não se sentará mais à mesa para conversar nem beber alguns goles de cerveja. Se a fé for o alento, a esperança traduzir-se-á no reencontro no pós-morte. Até lá, todavia, a dor da ausência permanece. Se for ateu, a consciência da finitude da vida será um conforto para encarar a morte como algo natural e necessário. Nesse caso, a esperança estaria na construção de projetos para tornar a existência dos homens e das mulheres menos dolorosa. Tudo indica que a humanidade está condenada a ter esperança.
Sendo assim, o cultivo da esperança perpassa os limites da crença religiosa. Teima em permanecer mesmo diante das trevas que insistem em acompanhar as pegadas da humanidade. Torna-se, desse modo, necessária para manter o equilíbrio dos seres humanos. Isso porque, sem esperança, a vida perderia o sentido.
Por isso que celebrar o Tempo do Advento é muito significativo e simbólico. Significativo porque nos remete à esperança de que a morte e as trevas não dirão a última palavra, pois Jesus, a esperança encarnada, vai nascer - pelo menos é nisso que mais de 1 bilhão de cristãos católicos acredita. Simbólico porque reaviva nas pessoas a esperança de dias melhores. Impele o homem e a mulher a construírem projetos, a criarem remédios, vacinas, tecnologias que servem para amenizar o nosso sofrimento. Que seria da humanidade sem a esperança dos cientistas, médicos, dentre tantos outros que nos ajudam a viver melhor? Sob a perspectiva da esperança, todos se encontram no Tempo do Advento, sejam crentes ou ateus.
Portanto, a renovação da esperança é necessária. Cultivemo-na, pois, entre nós!
29 novembro 2014
Dia Mundial de Combate à Aids: Prefeitura realiza ações de prevenção nesta segunda
Foto: Reprodução
Por conta do Dia Mundial de Combate à Aids, na próxima segunda-feira (1º), a SecretariaMunicipal de Saúde realizará ações de prevenção a doença em todas as unidades básicas de saúde. A abertura da mobilização de diagnóstico do vírus HIV ocorre às 9h no Serviço Municipal de Assistência Especializada, na Rua Lima e Silva, no bairro da Liberdade. A população terá direito a testes rápidos para detecção do vírus HIV em 30 minutos. A programação também inclui palestras, atividades educativas e apresentações musicais com o Grupo Muzenza e Vera Pureza. De acordo com dados do Ministério da Saúde, Salvador é a 12ª cidade com maior incidência da Aids entre as capitais do Brasil, com 607 notificações somente este ano – em todo o país, cerca de 718 mil pessoas vivem com o vírus, sendo que 150 mil não sabem de sua condição.
Bahianotícias
28 novembro 2014
AGENTES DE SAÚDE RECLAMAM DE DESCONTO DO CARTÃO BMG NO CONTRACHEQUE
Muitos agentes de saúde estão estranhando os descontos do cartão BMG no contracheque. Em contato com o BMG, a resposta é a de que se trata de possível cobrança indevida e que já está verificando a ocorrência. Como seguro morreu de velho, a Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador - BA (Aaces) pede aos trabalhadores que verifiquem o contracheque. Caso encontrem qualquer valor descontado indevidamente, entrar imediatamente em contato com a financeira. A Aaces, por sua vez, já está tomando providências para que o problema seja esclarecido.
27 novembro 2014
Abandonadas, Ilha de Maré e dos Frades têm pior IDMH da RMS
Foto: Reprodução
Segundo um levantamento do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), feito pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), as Ilhas da Maré e dos Frades, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), possuem o pior resultado da região com 0,578 – taxa considerada “baixa” na escala, que vai até 1,0. Localizadas na Baía de Todos os Santos, as duas pertencem ao município de Salvador e constantemente, em contato com o Bahia Notícias, a população e lideranças reclamam do abandono e da falta de estrutura. Entre os problemas denunciados estão a ausência de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a ausência de salva vidas em períodos de baixa temporada – mesmo após a ocorrência de afogamentos no local – e a ausência de um posto de saúde 24h. O presidente da Associação de Pescadores de Bom Jesus dos Passos, Antônio Jorge Teixeira, constantemente expressa sua revolta com a prefeitura de Salvador, que teria utilizado quase todos os recursos oferecidos como contrapartida da Petrobras pela instalação do Terminal de Gaseificação – cerca de R$ 30 milhões – no asfaltamento de Salvador, enquanto pouco foi feito para as ilhas, que recebem turistas do Brasil e do mundo sem nenhuma infraestrutura para tal.
Bahianotícias
AACES FAZ PRESSÃO, MAS A VOTAÇÃO DOS 2,5% DEVE SAIR SÓ NA SEGUNDA-FEIRA
A Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador - BA (Aaces) fez muita pressão na Câmara de Vereadores no dia de ontem (26). Mas, infelizmente, a votação dos 2,5% da Gratificação por Avanço de Competência foi adiada para a próxima segunda-feira.
"Fizemos o que estava ao nosso alcance, porém a votação não foi feita," disse Paulo Roberto, diretor da Aaces. Há tempo que os agentes de saúde vêm exigindo que o acordo da campanha salarial seja cumprido pela prefeitura. Agora, o empecilho para que seja respeitado fica por conta da Casa Legislativa da capital baiana.
"A Aaces vai redobrar a pressão para que os edis aprovem logo esse reajuste na segunda-feira. Não vamos arredar os pés de lá, finalizou Enádio, presidente da Aaces.
Câmara aprova projeto de plano de cargos dos professores municipais
Foto: Leitor BN
O projeto de Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos professores da rede municipal de ensino de Salvador foi aprovado por unanimidade na tarde desta quarta-feira (26), em sessão da Câmara Municipal. Os docentes haviam parado por 72h desde a segunda (24) para pressionar a Casa a aprovar a matéria que beneficiará a categoria. Presentes no plenário, os professores receberam a notícia com gritos e aplausos. O texto da proposta foi aprovado integralmente, sem emendas do Legislativo. A Casa também aprovou cinco vetos de projetos de lei oriundos do Executivo. Agentes de endemias e da Transalvador tentaram pressionar a Câmara a apreciar os projetos de planos de carreira e gratificações das categorias, mas o quórum foi derrubado devido a ausência de acordo para votação dos projetos. As aulas na rede municipal voltam nesta quinta-feira (27).
BAHIANOTICIAS
26 novembro 2014
AACES FAZ PRESSÃO NA CÂMARA PARA VOTAÇÃO DOS 2,5%
A Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador -BA (Aaces) não foge à luta quando se trata da defesa dos direitos dos agentes de saúde. Por isso, está na Câmara de Vereadores para exigir a votação dos 2,5% da Gratificação de Avanço por Competência. "Pressão não falta e esperamos que seja votada hoje", afirmou Enádio, presidente da Aaces.
DIRETORES DA AACES NA CAMARA DE VEREADORES VIGILANTE COM AS APROVAÇÕES
ESTA NESTE EXATO MOMENTO OS DIRETORES DA AACES NA PLENÁRIA DA CÂMARA DE VEREADORES NA LUTA PELA APROVAÇÃO DO 2,5 % COM CASA CHEIA E EXPECTATIVAS DA FINALIZAÇÃO DE MAIS UMA VITORIA.
VEJAM ALGUMAS FOTOS ABAIXO DO MOMENTO DE GARRA E PERSEVERANÇA.
VEJAM ALGUMAS FOTOS ABAIXO DO MOMENTO DE GARRA E PERSEVERANÇA.
VETOS DA LEI 12.994 SÃO MANTIDOS
Como já havia sido sinalizado por este blog, os vetos da Lei 12.994 são mantidos. Ganha o Governo; perdem os trabalhadores.
Agora a luta é pela regulamentação dessa lei logo após o Grupo de Trabalho (GT) do Ministério da Sáude conclua os estudos (tem até 3 de dezembro) para a apresentação de proposta de regulamentação da lei do piso.
VETOS DA LEI 12.994 ACABAM DE SER APRECIADOS
Os vetos da Lei 12.994 acabam de ser apreciados pelo Congresso Nacional. Vamos aguardar a contagem dos votos para se foram derrubados. Como a votação deu-se em cédulas, a apuração deve acabar durante a madrugada, e o resultado ser divulgado pela manhã de quarta-feira.
Embora os agentes de saúde criem a esperança de derrubada dos vetos, é muito provável que ela não ocorra.
Por unanimidade, assembleia aprova pensão vitalícia para ex-governadores baianos
Com a decisão, Wagner receberá R$ 19,3 mil por mês após fim de mandato
Os deputados estaduais baianos aprovaram, por unanimidade, uma emenda que estabelece que todo ex-governador do Estado que tenha ficado quatro anos consecutivos ou cinco intercalados terá direito a pensão vitalícia no mesmo valor da remuneração que recebia durante o mandato. Com a decisão, o atual governador Jaques Wagner (PT) – que deixa o cargo em 2015 – continuará a ganhar, mensalmente, R$ 19,3 mil. O artigo 104-A foi votado após Bruno Reis (PRP) assinar a dispensa de formalidade pela oposição. Durante a discussão do texto, o deputado Carlos Geilson (PTN) alfinetou os parlamentares da situação ao sugerir: “É a aposentadoria de Wagner, vamos traduzir”. Contudo, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT) alegou que, como o benefício é retroativo, os ex-governadores como César Borges (sem partido) e Paulo Souto (DEM) também receberão pensão vitalícia. O deputado Euclides Fernandes (PDT) chegou a questionar se um parlamentar poderia propor um projeto que gerasse despesas para o Estado, mas Nilo argumentou que por se tratar de uma emenda, não de um Projeto de Lei, não haveria o que se questionar. “É soberana”, definiu. O líder da oposição na Assembleia, Carlos Gaban (DEM), defendeu o texto ao avaliar que “o momento é inoportuno, mas a causa é nobre” e sugeriu que os deputados eleitos para 2015 criem um projeto que garanta a segurança de ex-gestores do Executivo Estadual a ser fornecida pelo Estado. Segundo a emenda aprovada nesta terça, caso o ex-governador beneficiado morra, sua esposa passa a receber o valor conforme determina a constituição.
Bahianotícias
25 novembro 2014
Mulheres das centrais realizam panfletagem contra violência
As trabalhadoras das centrais sindicais realizaram na manhã desta terça-feira (25) a distribuição de milhares de panfletos para pedir o fim da violência praticada contra as mulheres. A panfletagem foi relizada no centro de São Paulo, no largo da Concórdia e foi organizada pelo Fórum Nacional de Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais – formado por sindicalistas da Força Sindical, CUT, Nova Central, UGT e CTB – para marcar o Dia Internacional de Combate a Violência contra a Mulher.
Segundo Maria Auxiliadora dos Santos, secretária Nacional de Políticas para as Mulheres da Força Sindical, as mulheres exigem o fim da violência contra a mulher no mundo do trabalho, com a eliminação do assédio moral e sexual, da desigualdade salarial entre homens e mulheres e enfrentamento a violência física contra a mulher. “Vamos manter uma luta permanente para acabar com a desigualdade salarial que é, ainda hoje, o pior crime praticado contra as mulheres”, declarou Auxiliadora .
A sindicalista ressaltou que serão realizadas diversas atividades entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro, período que é realizada a Campanha dos 16 Dias de Ativismo. “Durante esse período recomendamos que as instâncias estaduais das centrais façam as atividades para fortalecer a luta contra a violência”, disse.
Quando foi criada
A campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” foi criada em 1991 por 23 feministas de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), nos Estados Unidos. Trata-se de uma mobilização educativa e de massa, que luta pela erradicação desse tipo de violência e pela garantia dos direitos humanos das mulheres. A campanha é realizada em 159 países.
O objetivo de desenvolver a campanha é promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. No Brasil, os 16 dias de ativismo foram assumidos pelo movimento feminista brasileiro, sintonizado com a Campanha Internacional.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Força Sindical
NOVEMBRO NEGRO: NO DIA 26 O GDVAE TEM UM CONVITE PARA VOCÊ
GOSTARÍAMOS DE ESCLARECER QUE ESTE EVENTO É DE RESPONSABILIDADE DO G.D.V.E NA PESSOA DE MARGARETE E JOSEMAR APENAS ESTAMOS DIVULGANDO A PEDIDO DO S ORGANIZADORES, MAIORES ESCLARECIMENTOS: 8788-9472. 8820- 2706
AGENTE ACOMETIDA POR CÂNCER NECESSITA DA SOLIDARIEDADE DOS AGENTES DE SAÚDE
Marineide Alves Santos, agente de saúde, do Distrito Sanitário da Liberdade, está vivendo um drama na sua vida. A colega está com câncer e precisa da solidariedade dos agentes comunitários de saúde (ACSs) e dos agentes de combate às endemias (ACEs), para poder arcar com as despesas decorrentes da doença.
Para solidarizar-se com a companheira, a Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador - BA (Aaces) promove a Campanha Agente, Seja Solidário com Marineide! Os sensibilizados com a causa podem depositar qualquer quantia na conta 00095909/1, agência 0618, operação 013, da Caixa Econômica, no nome de Marineide Alves Santos. Para maiores informações, favor contactar com Lúcia pelo telefone (071) 8864-3142. Que Deus abençoe a todos!
PISO NACIONAL: VEJA O RESULTADO DA ÚLTIMA REUNIÃO DO GT
Por Ubiraci Moraes
O Grupo de Trabalho (GT) instituído pela Portaria 1.833 reuniu-se na última terça-feira, dia 18, em Brasília. Na reunião, foram apresentadas as planilhas norteadoras da contratação dos agentes comunitários de saúde (ACSs) e dos agentes de combate às endemias (ACEs) nos vínculos direto e indireto. Por essa proposta, apenas 72% dos municípios receberiam os recursos da Assistência Financeira Complementar (AFC) em 2015, ocasionando várias demissões de agentes de saúde.
Para isso não ocorrer, o GT deliberou que os recursos continuarão a chegar às prefeituras, apenas por mais um ano, através de portarias. À medida que os municípios forem atualizando o Cadastro Nacional de Estabelecimento do SUS (CNES), as portarias serão convertidas em AFC gradativamente.
O Ministério da Saúde, para resolver a questão dos agentes de combate às endemias (ACEs), criará provisoriamente um Código Brasileiro de Ocupação (CBO), até que o Ministério do trabalho e Emprego libere as prefeituras para fazerem o cadastramento de todos os ACEs no CNES.
Para esses agentes, os recursos da AFC serão incorporados à Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde. Mas a liberação do pagamento do piso será proporcional ao cadastramento feito pelas prefeituras dos ACEs no CNES. Isso significa dizer que só os agentes com vínculo regularizado com o município receberão o piso. Nas outras situações, o município terá um prazo de até um ano para fazer a regularização dos ACEs e ACSs.
24 novembro 2014
Diferentes regiões do país correm risco de terem surtos de dengue e chikungunya no verão
(Foto: USDA/AP)
Assim como a dengue, o vírus da febre chikungunya deve se espalhar pelo país no período de férias de verão. Época em que há uma grande movimentação de pessoas, inclusive para as ilhas do Caribe, onde há grande disseminação do vírus. Em entrevista ao G1 o médico Stefan Cunha Ujvari, infectologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e autor do livro “Pandemias: a humanidade em risco”, disse que o alto fluxo de pessoas pode trazer o vírus. E caso ocorram chuvas, que levam a um maior número de mosquitos, tem uma chance muito grande de o chikungunya eclodir como uma epidemia no próximo verão. O médico da Sociedade Brasileira de Infectologia Carlos Roberto Brites Alves, lembra que os vetores da dengue e da chikungunya são os mesmos: os mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. “Temos dengue há mais de duas décadas e não conseguimos eliminar a infecção, pois não conseguimos eliminar os mosquitos. A chance de o chikungunya seguir um padrão semelhante de ocorrência é grande”, afirma o especialista.
Bahianotícias
NOTA DE FALECIMENTO
É com muito pesar que comunicamos o falecimento do agente de saúde da FUNASA Sr. José Brito. O servidor era aposentado e trabalhou no PA do Campo Grande, com a supervisora Joanice Brito. A Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador - BA (Aaces) solidariza-se com todos os familiares e amigos neste momento de dor.
Com dispensa de licitação, secretaria contrata programa de gestão por mais de R$ 2 milhões
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Salvador contratou, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), um instituto para operacionalizar o Programa de Gestão da Qualidade do Ensino e da Aprendizagem. De acordo com o Diário Oficial do Município da última sexta-feira (21), o contrato no valor de R$ 2.010.280 ocorreu com dispensa de licitação. Segundo a subsecretária da SMED, Teresa Pontual, a lei permite a contratação de instituições de ensino sem fins lucrativos que estejam compatíveis com a demanda do órgão, desde que se comprove a validade dos valores cobrados. Além de atender a estes requisitos, o Instituto Qualidade no Ensino (IQE), de acordo com Teresa, já foi contratado no ano passado pela prefeitura para o programa “Salvador Avalia”, que mudou de nome em 2014. “O IQE é uma instituição de ensino e pesquisa criado por professores da rede pública, com dois atestados de capacidade técnica e visa melhorar o aprendizado dos alunos”, explicou. Pontual explica que os bons resultados obtidos em 2013 aliados ao bom recebimento do programa na rede pública levaram à escolha do instituto. “Eles já trabalham com essa didática e dão sugestões de como trabalhar na sala de aula. O resultado foi muito positivo”, avalia.
BAHIANOTÍCIAS
23 novembro 2014
250 parlamentares são citados nas investigações da Lava Jato, diz coluna
Foto: Reprodução
Mais de 250 parlamentares já foram citados, de alguma forma, em depoimentos da Operação Lava Jato, da Polícia Federal (PF). Isso significa que eles estão diretamente ou indiretamente envolvidos no esquema de desvio de dinheiro da empresa estatal Petrobras, durante o período do governo de Dilma Rousseff (PT). A informação é do jornalista Felipe Patury, em sua coluna da revista Época. O número significa quase metade da Câmara de Deputados. Segundo lei complementar nº 78/1993, tal quantidade não pode ultrapassar 513. Os nomes dos parlamentares, contudo, não foram revelados pela coluna.
BAHIANOTÍCIAS
Preconceito
“Racismo ainda é um crime quase que perfeito”
No Dia da Consciência Negra, movimentos fazem marcha por reformas, desmilitarização da PM e mais inclusão social em São Paulo
por Renan Truffi — publicado 20/11/2014 19:35
Lino Bocchini
O Dia da Consciência Negra ainda é uma data comum em capitais como Curitiba, Campo Grande, Salvador, Fortaleza, Belém. São Paulo, contudo, é uma das 1.046 cidades brasileiras que decretaram a celebração como feriado municipal. A opção de alguns estados e municípios brasileiros mostra como parte da sociedade brasileira ainda resiste à discussão do racismo e do preconceito contra negros no País.
“Precisamos combater isso na prática, e não só nas palavras. E deveria virar um feriado nacional e não só em alguns municípios e estados. Enquanto não é um feriado nacional, enquanto não tem essa valorização, a data é tratada como um feriado que não tem relação com essa luta e com a importância que exige”, defende o subprefeito do Jabaquara, Wander Geraldo (PCdoB).
Por conta disso, na capital paulista, movimentos negros realizam todos os anos a Marcha da Consciência Negra. A 11ª edição reuniu aproximadamente 2000 pessoas, segundo a organização, e ocupou as ruas do centro da cidade. O ato começou no meio da tarde no vão do Museu de Arte de São Paulo (MASP)e percorreu ruas como a avenida Consolação até chegar ao Theatro Municipal, onde foram realizadas as primeiras manifestações públicas do movimento negro no Brasil, ainda na época da ditadura.
Neste ano, os organizadores colocaram como principais reivindicações: reforma política; democratização da mídia; desmilitarização da Polícia Militar; fim dos autos de resistência; políticas de inclusão social e implantação das leis antirracismo, entre outros temas. “Infelizmente o racismo ainda é um crime quase que perfeito. Está em todo lugar, as pessoas tratam quase como piada, como brincadeira. Os nossos jovens continuam a ser exterminados: 77% dos homicídios são contra jovens negros e pobres”, afirma a presidenta do PMDB afro de São Paulo, Tati Braga.
A celebração teve participação de movimentos como a Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), UNEafro e o Círculo Palmarino. Estiveram presentes também representantes do PT, Psol, PC do B, PMDB, PSTU e PCO, como o ex-deputado e presidente municipal do PC do B Jamil Murad e o deputado estadual Adriano Diogo, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa. Fizeram parte da marcha ainda baterias de escola de samba, religiosos e militantes e apoiadores da causa em geral.
“A data incomoda porque mexe com o conservadorismo da sociedade brasileira. Nós da Conen sabemos que, apesar dos avanços e das conquistas, as desigualdades ainda persistem no Brasil. Além disso, o pensamento conservador tem sido estimulado pela mídia conversadora e está impregnado na nossa sociedade”, analisa Flávio Jorge, secretário executivo da Coordenação Nacional de Entidades Negras.
Além de música, a manifestação teve uma performance artística da arista Olívia Vitória, que se despiu no vão-livre do Masp e, toda pintada, substituiu a roupa por adereços africanos, como colares e lenços. “[A performance] representa todos meus ancestrais, a estética deles foi abafada. Ainda tem muita coisa para a gente fazer, para enxergar e reconhecer”, explica. “As pessoas têm dificuldade de aceitar isso [a Consciência Negra] e de enxergar o racismo, o preconceito. E na verdade é uma grande ignorância, no sentido de falta de conhecimento”.
CARTA CAPITAL
Política
Operação Lava Jato
PSDB, DEM, PSB e PT contrataram empresa investigada pela PF
A suspeita da Polícia Federal, informa jornal, é que a All Win, que prestou serviços a políticos, tenha recebido verba da OAS e seja uma empresa de fachada
por Redação — publicado 20/11/2014 12:10, última modificação 20/11/2014 15:41
Imagens do Facebook
O ministro Aloizio Mercadante (PT), o prefeito de Santos Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e Gabriel Chalita (PMDB)
Uma empresa de propaganda contratada em 2010 para prestar serviços ao PSDB, DEM, PSB e PT está na mira das investigações da Polícia Federal na Operação Lava Jato. Segundo reportagem da Folha de S. Paulo publicada nesta quinta-feira 20, a investigadores da PF interrogaram executivos presos na última sexta-feira sobre as ligações entre a All Win Propaganda e a empreiteira OAS.
Os executivos ficaram em silêncio durante o interrogatório, mas a suspeita da Polícia Federal é a de que a All Win integre o esquema de propina da Petrobras e seja uma empresa de fachada utilizada para lavar dinheiro.
A empresa prestou serviços para diversas campanhas dos mais variados níveis em 2010, entre elas a da própria presidenta Dilma Rousseff, a do então candidato ao governo pelo PT Aloizio Mercadante, a de Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), atual prefeito tucano de Santos, a de Ulisses Sales (hoje no PSD e eleito à época pelo DEM) e a do então candidato a deputado federal pelo PSB Gabriel Chalita (atualmente filiado ao PMDB), além das campanha dos então candidatos a deputado do PT Valdeci Augusto Oliveira (BA), Rui Falcão (SP),Arlindo Chinaglia (SP) e Ricardo Berzoini (SP).
Também contrataram a empresa como fornecedora em 2010 Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), atual prefeito de Santos, Ulisses Sales (PSD), suplente a deputado estadual e eleito à época pelo DEM, e o ex-deputado estadual Valdeci Augusto Oliveira (PT-BA).
Usaram os serviços da empresa-irmã da All Win o então candidato a deputado federal pelo PSB Gabriel Chalita –hoje no PMDB– (R$ 313 mil) e o atual presidente do PT Rui Falcão (R$ 73 mil).
entre outros.
À Folha o presidente o proprietário da All Win, Marcelo France, afirmou estar “surpreso” com a investigação.
No final de 2013, segundo relatório da Polícia Federal, o doleiro Alberto Youssef e o funcionário da OAS José Ricardo Nogueira Breghirolli (ambos presos) teriam combinado uma entrega de dinheiro no endereço onde funciona a All Win, na rua da Consolação, em São Paulo. De acordo com anotações do doleiro encontradas pela PF, naquele dia estava previsto um "money delivery" no valor de R$ 110 mil.
CARTA CAPITAL
Assinar:
Postagens (Atom)