28 novembro 2013

AGENTES DE SAÚDE VÃO TRABALHAR COM TABLETS.


Tablets serão utilizados para ações de mobilização social e comunicação em saúde junto à população
A partir do próximo mês todos os agentes comunitários da saúde receberão da SES - Secrertaria de Estado de Saúde ,  tablets
O projeto Agente Conectado de Saúde visa a utilização do aparelho para  o recebimento de dados em tempo real e também para a mobilização social e comunicação em realãoa saúde com a população. O projeto faz parte do Program Mães de Minas  e ira colaborar para melhorar a vigilância da saúde da gestante e do bebe.
Nessa primeira etapa do programa, oito municípios serão contemplados ainda na primeira quinzena de dezembro, o restante do material será entregue ate junho de 2014. Tanto a entrega quanto o gerenciamento desse material serão feitos em parceria com os municípios.
 Segundo a referência técnica da SES no projeto Agente Conectado, Rodrigo Queiroga, o programa será uma maneira de mobilizar os profissionais que atuam na atenção primária. “Esta é uma forma de engajar os agentes comunitários nas principais causas da saúde, como a luta contra a dengue e a redução da mortalidade infantil. Através dos tablets, o agente terá acesso a um material importante, como vídeos e aulas, que o ajudará a promover a educação social na área da saúde”, afirma. 
 A proposta é que os tablets sejam utilizados para o pré-cadastro das gestantes no programa Mães de Minas, realização de cadastros fotográficos, meio de troca de informações e como biblioteca de documentos utilizados no contexto de trabalho do agente. “O projeto é importante por ser uma maneira de valorizar e resgatar, junto aos agentes de saúde, a importância do trabalho deles em prol do bem-estar da população. A tecnologia será um meio colaborador desse trabalho”, comenta Rodrigo Queiroga. 
 Por meio do projeto Agente Conectado, será criada uma rede de agentes comunitários, com o intuito de compartilhar informações. Além disso, o lançamento manual dos dados será evitado, melhorando a agilidade e qualidade do lançamento das informações que poderá ser acompanhado em tempo real pelos gestores de saúde. 

 O projeto está vinculado ao Programa Estruturador Saúde em Casa, ação estratégica que propõe a ampliação da qualidade dos serviços de atenção primária à saúde, com ênfase em ações de promoção, prevenção e assistência à saúde da família. 

FONTE: JORNAL DE UBERABA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir