28 janeiro 2013

Dirigentes da Força Sindical reúnem-se para discutir Segurança e Saúde do Trabalho em Porto Alegre


  • Após a tragédia ocorrida na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, no último domingo (27), a delegação da Força Sindical se reuniu hoje (28) pela manhã, no Hotel Continental, para definir estratégias e ações de solidariedade para que os trabalhadores ajudem as vítimas do acidente, e discutir assuntos referentes à saúde e segurança do trabalho. Visivelmente emocionados, os dirigentes de todo o país que estão presentes para participar do Fórum Social Temático, em Porto Alegre, se apresentaram e debateram sobre a saúde e segurança da sua categoria e região.

    Para o Secretário de Saúde e Segurança da Força Sindical, Arnaldo Gonçalves, “a participação nessa reunião é fundamental e nós estamos preparando para Março um curso à distância sobre saúde e segurança. A nossa ideia é cada vez mais organizar os departamentos nos estados, pois não podemos nos descuidar desse tema. É fundamental para todos nós, é a vida dos trabalhadores. Esse é um compromisso da Força Sindical.”.

    De acordo com Wagner Bastos, Vice-Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Metalúrgica Naval do Recôncavo da BA, Stimnaval “em meio ao caos que aconteceu em Santa Maria, fica o exemplo da atitude que os sindicatos deverão tomar, a fim de fazer uma análise de como estão as condições de trabalho na área de entretenimento.”.

    O Presidente da Associação dos agentes de saúde de Salvador, Enádio Careca, aproveitou o momento para agradecer o convite da Força Sindical Bahia para participar do evento e dizer que “está sendo muito produtivo. Aqui é possível agregar mais conhecimento em saúde do trabalho e também passar um pouco da necessidade dos Agentes de Saúde de Salvador, no que diz respeito à saúde e segurança devido a exposição do trabalhador no exercício do trabalho.”.

    Reunião teve representantes Internacionais e do Ministério do Trabalho
    Carmen Benitez, Especialista Regional em Trabalhadores da Educação da OIT , participou da reunião pela manhã e falou sobre a importância da cooperação técnica entre a Força Sindical e a OIT para a formação sindical e sobre os projetos que podem ser implementados no Brasil.

    “Nós pensamos que devemos empoderar a classe trabalhadora com ferramentas que estão no conteúdo do trabalho decente, através de um conhecimento mais específico para cada um dos eixos estratégicos. Mas também de uma maneira integrada, para que os direitos do trabalhador, como o emprego decente, proteção e diálogo social, além da negociação coletiva, possam ser implementados para promover o desenvolvimento sustentável.”.

    Carmen ainda disse que “aqui no Brasil temos muitas coisas positivas que podem ser transferidas para outros países. Vocês tem uma organização muito forte. Hoje estamos em condições de retomar muitos dos programas que nós já iniciamos há muito tempo.”.

    O espanhol José Manzanares Nuñez, da Universidade de Alcalá, na Espanha, ex-diretor do Instituto Sindical de Cooperação de Desarrollo e colaborador da Secretaria Internacional da UGT, palestrou sobre a necessidade de uma forma eficaz de ações com a classe trabalhadora para a formação técnica, para assim fortalecer o movimento sindical entre os países.

    Nair Goulart, Presidente da Força Sindical Bahia e Presidente Adjunta da Confederação Sindical Internacional (CSI), reforçou a tese de fortalecimento entre os países dizendo que a base principal dos trabalhadores para o trabalho decente é a organização sindical e a negociação coletiva. “Nós queremos potencializar e ampliar o conhecimento na questão do Trabalho Decente que está ligado diretamente à saúde e segurança do trabalho. Precisamos capacitar e melhorar a intervenção. Essa iniciativa de parceria com a Universidade da Espanha é fundamental.”.

    O Superintende Regional do Ministério do Trabalho (RS), Cláudio Corrêa, afirmou que é preciso união e organização para combater o que vem ocorrendo na área de saúde e segurança. “ Precisamos mudar nosso posicionamento. Iremos encaminhar uma proposta para a comissão executiva com um projeto de proteção ao trabalhador. “, disse o Superintendente.

    Fonte: Assessoria de Comunicação da Força Sindical BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir