01 abril 2014

300 trabalhadoras assumem compromisso pela busca da igualdade de gênero na política e nos espaços de decisão

  • MN (612)O IV Encontro de Mulheres Trabalhadoras da Força Sindical Bahia foi realizado no último sábado (31), no Hotel Portobello, em Ondina, Salvador, com o Seminário Mulher: Política e Poder.  O encontro reuniu mais de 300 mulheres de toda a Bahia, das mais diversas categorias inclusive agentes de saúde ACS e ACE, e teve o seu objetivo alcançado: debateu a inserção da mulher nos espaços de poder e decisão, além de conscientizar todos os participantes que é preciso mais mulheres líderes.



    Além das 300 mulheres trabalhadoras da Central, o evento teve a presença da Senadora Lídice da Mata (PSB); da Vereadora Fabíola Mansur (PSB); além das palestrantes Ruth Coelho; da secretária nacional da Secretaria Dos Direitos Humanos da Força Sindical; da Petilda Vasquez – Dra. em Ciências Sociais e membro da ALAL; da Patrícia Cabral – Professora; da Assessora de Comunicação do Sintepav BA, Sara Regina; de Maria do Amparo, Secretária da Mulher do Sintepav BA e primeira mulher mestre de obras do estado da Bahia; e professora Mera Costa.


    MN (109)Para Nair Goulart, Presidente da Força Sindical Bahia, os debates do seminário serviram para buscar o fim do desequilíbrio entre o contingente populacional feminino e a representatividade das mulheres nos parlamentos, cargos executivos e demais espaços de poder. “É necessário estabelecer mecanismos de apoio, organizar debates, outras campanhas internas e criar uma rede para discutir ideias e estratégias que assumam o compromisso da igualdade de gênero na política e nos espaços de decisão.”.

    A Senadora Lídice da Mata afirmou que é extremamente importante e necessária a maior participação feminina nos organismos governamentais. “Se não tivesse mulher no Parlamento, não teria a Lei Maria da Penha. E também não teria a PEC das domésticas. Não teria Estatuto da Criança e do Adolescente, não teria lei sobre a saúde integral da mulher. Tem muitas leis que são conquistas da mulher no Legislativo. Quanto mais mulheres tivermos lá, mais leis para mulheres serão criadas.”, finalizou a Senadora.



    Durante todo o dia as mulheres debateram os temas Mulher, Política e Poder; Mulher Trabalho e Dignidade; Política Nacional da Força Sindical para as Mulheres; A Representação da Mulher Negra na Comunicação; Mulher, Cotidiano e Resistência; e Ser Mulher no Mundo dos Homens.  O Seminário Mulher: Política e Poder foi o encerramento do projeto Março Mulher, idealizado pela Força Sindical Bahia, que percorreu as regiões Norte, Sul e Recôncavo para debater a inserção da mulher nos espaços de poder e decisão.



    Fonte: Ascom Força Sindical Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir