31 maio 2012


Responsabilidade significa zelo, compromisso, honra e outros atributos inerentes à condição humana. Diante de manobras ardis perpetradas por aqueles que não correspondem a confiança de incautos servidores públicos municipais que ainda não enxergam a realidade diante de seus olhos.
Em nenhum momento, o Sindseps compactua com atos de desobediência civil, afronta à autoridades constituídas, muito menos, com os iminentes riscos em que estão sendo colocados, homens e mulheres, chefes de famílias ou jovens trabalhadores, notadamente, no âmbito dos agentes comunitários de saúde (ACS) e de combate às endemias (ACE).
Nossa missão é zelar pela dignidade do trabalhador em qualquer que seja o campo de luta. E em assim sendo, priorizamos sempre ações planejadas, estratégicas, que em sendo assumidas pela nossa entidade, possuem respaldo jurídico, político, operacional, e o principal atributo: a confiança do servidor municipal.
Nosso entendimento é de que os avanços ainda não são suficientes, e sempre que houver espaços para que sigamos em busca das conquistas, o faremos de maneira responsável, e sem comprometer a integridade de nenhum trabalhador, quer seja física, profissional ou salarial.
Acreditamos severamente que mobilizações desnecessárias causam transtornos ao bom andamento das negociações em curso. Para alguns, “brigar” pelo salário mínimo para ACE’s e ACS’s é o ideal. Mas, o seu sindicato reafirma que a luta pelo estabelecimento de 40 horas com o piso de R$ 722 é mais significativo. E disso, não abriremos mão.
Mas, como antecipamos e advertimos, nossas batalhas sempre foram pautadas pela responsabilidade, e respeito às instituições, dentre elas, a Lei Eleitoral que proíbe a administração pública de ofertar aumentos salariais durante o período em que estiver valendo as preliminares e o pleito do ano em questão. Isto ocorre agora, e inadequadamente não está sendo observado por aqueles que durante anos permitiram de maneira irresponsável que gestores sem comprometimento pudessem massacrar ACE’s e ACS’s, sem que nenhuma posição afirmativa fosse tomada.
Oportuno, se faz então, tentar desmerecer os avanços conseguidos em tão pouco tempo pelo Sindseps, que juntou-se aos companheiros e companheiras para com muita honra, participar de uma luta que é genuína do trabalhador, e por ele guiada. Não há por parte de nossa entidade, qualquer tentativa de utilizar a força do servidor municipal como “massa de manobra” ou para obter dividendos políticos ou financeiros de natureza pessoal.
Então não se constitui nem em momento oportuno, e sim, em explícito oportunismo, qualquer ação inexpressiva tentada por entidades sem qualificação diante do contexto das mobilizações que acontecem na cidade, estas sim, conduzidas por entidades fortes e de renome, como o Sindseps, que mantêm um histórico de lutas reconhecidas até por entidades e lideranças que não estiveram no mesmo lado, ou que preferiram desonrar os trabalhadores.
Nossa força não é advinda da capacidade física, agressiva ou caluniosa. Nossa força não ocorre de qualquer qualidade pessoal dos dirigentes da entidade. Nossa força é oriunda da vontade imperiosa do trabalhador. A confiança que nos é ofertada permite que indiquemos as consequências legais de nossos atos, e a façamos a garantia dos atos decididos pela maioria no exercício democrático. Não fazemos nada de acordo com o humor matinal de qualquer dirigente, ou até mesmo, com a intenção de prejudicar qualquer entidade legalmente constituída. Isso prejudica ao trabalhador, e tão somente, ao trabalhador que deveria ser defendido com todas as ferramentas necessárias.
Portanto, continuaremos perseguindo o ideal de que os ACE’s e ACS’s tenham o piso salarial de 40 horas, e a consequente remuneração de R$ 772. A Lei Eleitoral não permite qualquer avanço, mesmo que de centavos. É a lei, e deve ser cumprida, ao contrário do entendimento desobediente de alguns irresponsáveis.
Tenham a plena certeza que continuaremos honrando a sua confiança, e retribuindo com luta, mas luta com responsabilidade, com zelo, com compromisso e lealdade aos propósitos dos trabalhadores.
 A diretoria colegiada

SINDSEPS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir