18 novembro 2011

AMANHÃ É DIA DE VACINAR SEU CÃO E SEU GATO


vacina_antirabica11A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses, cumprindo a programação da Campanha de Vacinação Anual de Vacinação Antirrábica para cães e gatos , ofertou vacina neste último sábado (05/11/11) em postos de espalhados na região de Itapuã, Cajazeiras e Pau da Lima.  Até o momento já  foi vacinado em torno de  10%  da população canina de Salvador. 
Locais de vacinação
A Campanha continua até o dia 14 de dezembro, sendo que amanhã, sábado (19/11), os postos de vacinação serão instalados nos bairros: Pau Miudo, Cidade Nova,  Bx. Quintas, Caixa D' Agua, Pero Vaz, Santa Monica, Bairro Guarany, Curuzu, Retiro, Iapi, Liberdade, Bairro Machado, Boa Viagem, Roma, C. de Arreia, Monte Serrat, Calçada, Ribeira, Bonfim, Mares, Massaranduba, Novos Alagados, Uruguai, Vila Rui Barbosa, Base Naval, S. Tomé de Paripe, Barragem dos Macacos, Tubarão, Paripe, F. Coutos, Coutos, Vista Alegre, Periperi, Nova Constituinte, Mirante de Periperi, Praia Grande, Itacaranha, Escada, Rio Sena, Alto  Stª Terezinha, Ilha Amarela, São João, Lobato e Plataforma.
Todos os cães e gatos a partir de três meses e fêmeas paridas a mais de 15 dias devem tomar a vacina. Os primovacinados (aqueles que receberam a dose inicial) também devem receber uma segunda dosagem após 30 dias.
O objetivo é imunizar cerca de 80% da população animal de Salvador, que está estimada em 200 mil cães e 50 mil gatos.
Durante a semana os animais podem ser vacinados nos postos existentes nas Unidades Municipais de Saúde distribuídas pela Cidade no horário de 8:00 as 12:00 e 13:00 as 17:00 h.
Raiva
A raiva é uma doença contagiosa e incurável, causada por um vírus que pode afetar os animais mamíferos e os homens. A transmissão ocorre quando os vírus existentes na saliva do animal doente penetram no organismo através da pele ou de mucosas, por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura.
Segundo a Organização Mundial de Saúde a raiva mata anualmente 55 mil pessoas no mundo. No meio urbano o cão é o maior transmissor da doença, seguido pelos morcegos.
Os sintomas da doença variam conforme a espécie animal, mas todos os animais podem apresentar dificuldade para engolir, salivação abundante, paralisia das patas traseiras e mudanças de comportamento e dos hábitos alimentares.
O que fazer quando a pessoa for agredida por um animal?
Imediatamente após a agressão, limpar o local com água e sabão e desinfetar com álcool ou soluções iodadas;Quando o animal agressor for cão ou gato deve-se observá-lo durante 10 dias; Se neste período o animal morrer ou apresentar qualquer sintoma de raiva entre em contato com o CCZ (telefones: 3611-7309, 3611-7308 e 156); Procure orientação médica nos postos de atendimento;Qualquer dúvida entre em contato com o CCZ.
O que não se deve fazer:
- Mexer em animais desconhecidos, feridos, doentes; em fêmeas recém paridas; em animais quando estiver se alimentando;- Separar briga de animais;- Tocar em morcegos vivos ou mortos;- Criar animais silvestres.
O que se deve fazer:
- Vacinar anualmente os animais contra raiva;- Não deixar o animal solto em via pública. Quando sair usar coleira e guia;- Levar o animal regularmente ao médico veterinário;- Observar o animal por 10 dias quando ele agredir uma pessoa;- No caso de agressão por animais, procurar o Serviço de Saúde imediatamente.
Fonte: SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir