30 novembro 2011

INFORME A CATEGORIA


Nesta quinta às 16h na praça municipal vamos acompanhar a reunião da discussão dos efeitos financeiros. Sua presença vai fazer a diferença.

CONFERENCIA NACIONAL DE SAÚDE:Participantes de todo o Brasil começam a chegar para etapa nacional



Já se encontra em Brasilia os delegados eleitos  para 14ª Conferencia Nacional de Saúde,em busca de fortalecimento do SUS e aprimoramento da assistência buscando fazer uma saúde mais justa para todos.
Enádio  faz parte dessa luta,eleito delegado pela Associação dos Agentes de Combate as Endemias de Salvador esta lá  contribuindo para o sucesso e crescimento do SUS, iniciado hoje - 30 de novembro a 04 de dezembro de 2011.com o tema"Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, patrimônio do Povo Brasileiro":no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A expectativa é reunir mais de quatro mil pessoas, entre delegados e convidados, com o objetivo de contribuir para a construção de políticas públicas na área da saúde.
Nesta terça-feira (29), às vésperas da conferência, as Comissões Organizadora e de Relatoria aproveitaram para se reunir juntamente com suas equipes para apresentarem a programação de trabalho e destacar o papel de cada grupo. Houve ainda uma capacitação do Sistema de Relatoria – Sisconferência – que deverá garantir a efetividade no processo de síntese das propostas aprovadas durante a Plenária Final do evento.

14ª CNS

A solenidade de abertura acontece no dia 1ª de dezembro e contará com a presença da presidente, Dilma Rousseff, e do presidente da 14ª Conferência, ministro Alexandre Padilha, além de outras autoridades. A abertura e as plenárias serão transmitidas em tempo real pelo DataSUS, Rádio Nacional, Canal Saúde e pela Rádio Web dos Radialistas do Estado de São Paulo. A transmissão pode ser acompanhada ainda pelo site da 14ª CNS nohttp://www.conselho.saude.gov.br/14cns/index.html.

NOTA DE ESCLARECIMENTO EM RESPOSTA AO SINDACS



NOTA DE ESCLARECIMENTO DO SINDACS/BA


30/11/2011| Quem deu esta entrevista não são diretores do Sindacs/Ba, as pessoas devem assumir os seus atos, tal fato repercutiu muito mal para categoria na tarde de hoje, em audiência com o Secretário de Segurança Publica, Maurício Barbosa. Diante disso, a entidade representativa da categoria, Ssindacs/Ba solicita que sejam feitas declarações conscientes, visto que, quando se fala com a emoção, pode-se prejudicar a todos nós que estão em busca da resposta e elucidação deste caso, que manchou a imagem dos nossos companheiros, por isto ressaltamos a necessidade de prudência .




A AACES vem a público esclarecer que nenhum membro da nossa diretoria se utiliza do nome de nenhuma entidade para fazer a defesa dos trabalhadores, ou criticas e sugestões, até porque temos orgulho de ter o reconhecimento desta categoria, pelos serviços prestados em defesa dos nossos direitos sem medo.
 
Oxalá chegue o dia que possamos ter orgulho (mesmo que por engano) de proceder de tal maneira, mas enquanto esse dia não chega não é lucro nem vantagem para a Aaces esse engano uma vez que essa “união” só tem nos causado transtornos ao ponto de já sermos taxados por alguns de “farinha do mesmo saco”.
Por tanto assumimos nossos atos sim, inclusive enviamos um email ao A tarde no mesmo dia ao passo que também colocamos em nossa Blog  o erro do jornal, vejam: 





Revolta - De acordo com o diretor do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Contendores de Doenças Endêmicas da Bahia (Sindacs-BA), Cléber Mascarenhas, “a imagem de dois trabalhadores de bem foi associada a bandidos sem que o fato proceda. Eles morreram fardados, exercendo o dever deles”, disse, emocionado.
Cléber questionou o tempo em que a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoas (DHPP) levou para elucidar o duplo homicídio, menos de 24 horas. * “Incrível como a polícia desvendou esse crime tão rápido. Quem matou Colombiano? Quem matou Neilton?”, ironizou. Também revoltado com a morte dos colegas, o presidente do Sindacs, Enádio Pinto, frisou que “acha estranho um bandido que estava preso e incomunicável mandar matar alguém. Isso só prova que a polícia não tem controle de nada. Toda morte agora é associada ao tráfico de drogas, essa é uma forma da polícia dizer que está trabalhando. Não há mais investigação”, bradou.
O diretor do sindicato anunciou que nesta segunda-feira, 28, às 9h, a categoria fará uma manifestação do Campo Grande até a Secretaria de Segurança Pública (SSP) para cobrar retratação. “Caso não haja retratação por parte da polícia faremos uma paralisação dos nossos serviços”, garantiu.
Nenhum representante da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) compareceu ao enterro.


Fonte: A Tarde oline.


*Grifos nosso.


Obs: Para informação do jornal A Tarde Enádio Pinto e Cleber Mascarenhas são presidente e diretor (necessariamente nessa ordem) da Associação dos agentes de Combate as Endemias de Salvador, e não do Sindacs como foi citado na matéria.
Postado por Associação dos Agentes de Combate as Endemias de Salvador às 14:52. 



Não entendemos o real motivo que o Sindacs, diz que as declarações dos diretores da AACES em defesa dos colegas assassinados, "repercutiu muito mal para categoria." Mal, é pedir prudência enquanto nossos colegas estão sendo exposto a riscos diariamente e mortos no exercício da função no campo e pessoas querem associa-los ao crime.
Para finalizar não queremos fazer média com secretário algum, até porque sabemos que é de sua competência  investigar o crime, confiamos  na policia, não acreditamos é na distorção que a mídia fez associando e envolvendo nossos colegas a marginalidade. O sindacs deve pedir prudençia ao A tarde e ao jornalista que fez a materia e confundiu as informações.


A AACES agradece aqueles que abraçaram o apoio aos colegas Marcos e Itamar.



29 novembro 2011

LANÇAMENTOS FUTUROS, PARECE QUE AMANHÃ 30/11 TEM DIN DIN

Sacamos no caixa

Pagamos as dividas

Depois ficamos assim duros

Antecipação dos efeitos financeiros da mudança de regime já!

3 MILHÕES PARA A SAÚDE DE SALVADOR


por Evilásio Júnior
A presidente da República, Dilma Rousseff, anunciará, na tarde desta terça-feira (29), no evento de lançamento do programa Saúde Mais Perto de Você, em Brasília, um pacote para a recuperação das 47 unidades de atenção à saúde de Salvador. A informação foi confirmada ao Bahia Notícias pelo deputado federal Nelson Pelegrino (PT), que recebeu a boa nova de uma fonte ministerial. O valor total dos recursos é de R$ 2,947 milhões.
Fonte: Bahia Noticias

28 novembro 2011

AGENTES DE SAÚDE PROTESTAM CONTRA MORTE DOS COLEGAS

Foi com muita tristeza que realizamos hoje uma grande caminhada com 700 trabalhadores em defesa da paz da nossa segurança e solidariedade aos colegas assassinados na ultima sexta feira, saímos do campo grande com uma parada na frente da secretaria de segurança publica,  seguimos para prefeitura onde lá fizemos uma enorme abraço simbólico  em homenagem aos colegas e rezamos um pai nosso e uma ave maria de mãos dadas mostrando que unidos somos fortes e momentos tristes como este não pode continuar acontecendo, com muitas palmas foram marcados os momentos de lembrança e profissionalismo dedicado pelos colegas ITAMAR E MARCOS.
 O Secretario João Leão nos atendeu e em reunião fixou que em comum acordo com o Prefeito e o Secretario Gilberto José no próximo mês de Dezembro todos os agentes irão trabalhar na carga horaria de 6 horas (lembrando que somente sera o mês de dezembro) o mesmo declarou para todos ali  presentes e haverá a mesa de negociação das questões pendentes  uma nova  reunião dia 01/12 as 14:00 horas. Participou também o maragojipano Mario Tilinga diretor do Sindacs.


 click em mais informações abaixo e vejam mais fotos

27 novembro 2011

NÃO VAMOS ACEITAR QUE A IMAGEM DE NOSSOS COLEGAS SEJA ASSOCIADA A BANDIDOS!

Agentes de endemia são enterrados neste sábado

Carine AndradeAngelo Pontes | Ag. A TARDE

Marcos Vinícius Santos e Itamar Nascimento foram enterrados neste sábado




 Marcos Vinícius Santos e Itamar Nascimento foram enterrados neste sábado

 
Foram enterrados na tarde deste sábado, 26, no Cemitério Campo Santo, na Federação, os corpos dos agentes de endemia da Prefeitura de Salvador, Marcos Vinícius Santos, 38, e Itamar Nascimento, 28 anos. Os agentes foram assassinados, na tarde de sexta-feira, 25, dentro de um bar, no bairro de Valéria,  por dois homens encapuzados em uma motocicleta.
Cerca de 400 pessoas compareceram ao enterro, marcado pelo clima de comoção e revolta. “Eu estou mais indignado com a mídia do que com os marginais que mataram ele”, declarou, sem se identificar, o presidente da associação dos moradores de Valéria. Ele contestou a versão da polícia de que Marcos, que era estudante de direito e estagiava em um escritório de advocacia criminal, atuava como advogado de criminosos. Um dos presos defendidos por ele teria descoberto a farsa e encomendado sua morte e a de Itamar, que era seu estagiário.
Amigo de infância de Marcos Santos, um vizinho da vítima – que não quis se identificar – disse que ele era 7º semestre, no curso de direito, da faculdade Maurício de Nassau. No entanto, ele  afirmou  nunca ter visto a vítima se apresentar como advogado. “Ele tinha um cartão de visitas, mas não constava essa informação de advogado. A minha ficha ainda não caiu, não sei o que aconteceu de fato. O que posso dizer é que ele era uma pessoa de bem, era evangélico”, disse.
Já o amigo de Itamar, Sílvio Ferreira, assegurou que “a versão da polícia não tem nenhum fundamento. Ele era casado, tinha filhos. Era um pai de família que estava fazendo o seu trabalho. Ele não tinha nenhum envolvimento com o tráfico”, declarou.
Revolta - De acordo com o diretor do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Contendores de Doenças Endêmicas da Bahia (Sindacs-BA), Cléber Mascarenhas, “a imagem de dois trabalhadores de bem foi associada a bandidos sem que o fato proceda. Eles morreram fardados, exercendo o dever deles”, disse, emocionado.
Cléber questionou o tempo em que a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoas (DHPP) levou para elucidar o duplo homicídio, menos de 24 horas. * “Incrível como a polícia desvendou esse crime tão rápido. Quem matou Colombiano? Quem matou Neilton?”, ironizou. Também revoltado com a morte dos colegas, o presidente do Sindacs, Enádio Pinto, frisou que “acha estranho um bandido que estava preso e incomunicável mandar matar alguém. Isso só prova que a polícia não tem controle de nada. Toda morte agora é associada ao tráfico de drogas, essa é uma forma da polícia dizer que está trabalhando. Não há mais investigação”, bradou.
O diretor do sindicato anunciou que nesta segunda-feira, 28, às 9h, a categoria fará uma manifestação do Campo Grande até a Secretaria de Segurança Pública (SSP) para cobrar retratação. “Caso não haja retratação por parte da polícia faremos uma paralisação dos nossos serviços”, garantiu.
Nenhum representante da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) compareceu ao enterro.
Fonte: A Tarde oline.

*Grifos nosso.

Obs: Para informação do jornal A Tarde Enádio Pinto e Cleber Mascarenhas são presidente e diretor (necessariamente nessa ordem) da Associação dos agentes de Combate as Endemias de Salvador, e não do Sindacs como foi citado na matéria.

26 novembro 2011

NOTA DE SEPULTAMENTO.


Informamos a toda categoria que acontece hoje às 16:00 no Campo Santo (Federação)o sepultamento dos colegas Marcos e Itamar. Pedimos aos colegas que passem essa informação do jeito que puderem e compareçam fardados.

25 novembro 2011

NÃO VAMOS DEIXAR ISSO PASSAR EM BRANCO, SEGURANÇA JÁ !

Sexta, 25 de Novembro de 2011 18:46
Depois do assassinato de dois funcionários do Centro de Controle de Zoonoses de Salvador na tarde desta sexta-feira (25) no bairro de Valéria, a Associação dos Agentes de Endemias de Salvador (AACES) irão protestar contra a falta de segurança no trabalho. O grupo organiza uma passeata para a próxima segunda-feira (28), a partir das 9h, saindo do Campo Grande em direção ao prédio da Secretaria de Segurança Pública na praça da Piedade.
Marcos Vinicius Santos e Itamar França Nascimento foram atingidos por disparos efetuados por dois homens que passaram pelo local em uma motocicleta. De acordo com Valdilene Lima, que faz parte da AACES, os corpos chegaram há pouco ao Instituto Médico Legal (IML) e não havia até o momento familiares de nenhuma das vítimas.
Segundo Valdilene, os agentes costumam muitas vezes ser ameaçados enquanto trabalham em determinadas localidades. “Somos muitas vezes intimidados, já aconteceram assaltos, mas nunca havia chegado a este ponto”, contou em conversa com o Política Hoje. A agente de endemias ainda disse esperar que alguém da Secretaria os receba na próxima segunda para uma audiência.
Fonte: Rodrigo Aguiar http://www.politicahoje.com.br/

ASSASINADOS DOIS COLEGAS DE ENDEMIAS

Da Redação atualizada às 16h56
Dois funcionários do Centro de Controle de Zoonoses de Salvador foram mortos a tiros na tarde desta sexta-feira (25) na rua Nova Brasília, no bairro de Valéria. Marcos Vinicius Santos e Itamar França Nascimento foram atingidos por disparos efetuados por dois homens que passaram pelo local em uma motocicleta.
O crime ocorreu às 13h35, nas proximidades da panificadora Deliane, no final de linha do bairro. De acordo com Cleber Mascarenhas Bispo, conselheiro da Associação dos Agentes de Combate as Endemias de Salvador, eles estavam na região trabalhando e teriam parado para tomar um refrigerante quando foram atingidos.
“A informação que recebemos é que eles estavam na área a trabalho. Eram evangélicos, não tinham envolvimento com tráfico nem nada”, diz o conselheiro. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informa que Marcos e Itamar foram aprovados nos concursos realizados em 2006 e 2008, respectivamente, e também eram moradores do bairro de Valéria.
Por conta do assassinato dos agentes de endemias, a Campanha de Vacinação contra a Raiva, que aconteceria neste sábado (26) em 45 bairros da cidade, foi suspensa. Uma nova data para realização da campanha nos bairros dos Distritos do Centro Histórico, São Caetano/ Valéria e Cabula/ Beirú ainda será definida. Porém, durante a semana a vacina estará sendo disponibilizada normalmente nos postos de saúde, das 08 às 17 horas.
Policiais da 31ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Valéria) foram encaminhados ao local onde ocorreu o duplo homicídio. O crime será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP).
Fonte:Correio da Bahia

Dois agentes de endemias são assassinados a tiros em Valéria

Dois homens em uma moto fizeram os disparos contra os agentes

Dois agentes municipais de Controle de Endemias foram assassinados
 no bairro de Valéria, Subúrbio de Salvador, por volta das 14h desta 
sexta-feira (25). De acordo com informações preliminares da 31ª 
Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), as vítimas foram 
atingidas por disparos feitos por dois homens que passavam de moto
 pela localidade conhecida como Nova Brasília de Valéria.
Ainda segundo a polícia, o crime aconteceu em frente a um bar,
 em que as vítimas teriam almoçado. Marcos Vinícios Santos e Itamar 
de França Nascimento usavam fardamento do Centro de Controle de
 Zoonoses de Salvador e eram moradores do bairro, relatou um agente 
policial. A Secretaria Municipal de Saúde já confirmou que os homens 
estavam trabalhando no momento do crime.
Os corpos permanecem no local aguardando a chegada do Departamento
 de Polícia Técnica e em seguida serão encaminhados para o Instituto
 Médico Legal da capital. Através da assessoria de imprensa, o Centro
 de Zoonoses de Salvador confirmou que as vítimas trabalhavam no órgão.

Nota: A AACES através de alguns dos seus Diretores  estiveram  

agora a tarde no Instituto Nina Rodrigues  aguardando a chegada 

dos corpos dos dois colegas assassinados de forma brutal, reconheceram

 os corpos que ainda estavam fardados e aguardaram os familiares 

para prestar apoio.

AACES E TODA CATEGORIA DE LUTO

Covardia

Um fato chocou toda a categoria hoje 25/11/11 dois agentes de combate as endemias foram assassinados em Salvador no bairro de nova brasília de valéria em pleno exercício de seu trabalho, portanto vamos pedir mais segurança, a AACES abraça a causa da caminhada do campo grande até a secretária de segurança pública na próxima segunda-feira 28/11 a partir das 9 horas em protesto sobre a morte brutal de dois evangélicos agentes de saúde Itamar França Nascimento e Marcos Vinícios Santos.




24 novembro 2011

Assembleia aprova reajuste para professor


Contando com um esforço da bancada oposicionista, que abriu mão de prerrogativas regimentais, a Assembleia Legislativa da Bahia aprovou, no final da manhã desta quinta-feira, um projeto adequando os salários de carca de 4.000 professores da rede pública que têm titulação de ensino médio e recebiam menos de R$ 1.187,98 para lecionar 40 horas por semana. No total, quase 40 mil professores serão beneficiados, já que o piso é a base de cálculo para outros vencimentos. Relator do projeto, o deputado Bruno Reis, líder do bloco parlamentar DEM/PRP, disse que a decisão tomada pela bancada oposicionista permite que os professores recebam o 13º salário com o reajuste aprovado nesta quinta-feira. “O governo demorou quase um ano para cumprir a sua obrigação. Nós, da oposição, sempre cobramos a implementação da lei na Bahia e, agora, a distorção foi corrigida”, disse Bruno Reis.

22 novembro 2011

CRUELDADE NO ÍMBUI

Covardia

Quinze gatos foram encontrados mortos no bairro do Imbuí, no condomínio residencial Moradas do Parque, no sábado (19) e domingo (20). A informação foi divulgada pelo G1 Bahia. 
 
A denúncia do crime, registrada na 9ª Delegacia, na Boca do Rio, aponta a suspeita de envenenamento dos animais com chumbinho, produto utilizado para ratos. “Eles vivam na área interna, no fundo do condomínio, não incomodavam ninguém. Cinco morreram no sábado e dez no domingo”, conta Márcio Vinhas Barreto, de 36 anos.
 
Segundo o G1, os corpos de dois dos animais foram enviados para realização de necropsia em uma clínica veterinária. O custo de R$ 780 do exame será dividido entre os moradores. O condomínio tem dez mil metros e 96 apartamentos, distribuídos em duas torres. 

MINISTRO LANÇA PROGRAMA EM SALVADOR-BA

Na primeira semana de dezembro, o ministro Alexandre Padilha (Saúde) vai oficializar a implantação do programa federal SOS Emergências no Hospital Geral Roberto Santos, no bairro do Cabula, em Salvador. A unidade - que atende mais 35 mil pacientes por mês - será contemplada com o programa que visa qualificar a gestão de hospitais mantidos com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Dentre outros benefícios, o SOS Emergências tem como objetivo organizar a gestão de leitos, fluxo de internação e a implantação de protocolos clínico-assistenciais e administrativos. “Estamos preparados e prontos para entrar na arena e tomar o touro à unha, para dar melhor atendimento à população que depende do SUS”, ressaltou Alexandre Padilha.


Foto: Agência Brasil

VAMOS ATRÁS DOS EFEITOS FINANCEIROS DA MUDANÇA DE REGIME, L.O.A


Hoje é dia L.O.A Lei orçamentaria anual, a AACES vem participando de todas e não é essa que vamos faltar, aproveitamos para convidar os colegas, afinal agentes unidos jamis serão vencidos, as Sigas XVI e XVII

irão participar pois este L.O.A é dos distritos sanitários Valéria e Subúrbio e acontecerá dia 22/11/11 (terça-feira) às 19h Local: Esporte Clube Periperi/Periperi, vem vamos embora que esperar não é saber, quem sabe faz a hora não espera acontecer.




" A AACES COM CHUVA, NOITE  OU COM SOL, A LUTA É UMA SÓ "

POSSE DOS CONSELHEIROS DISTRITAIS DE SAÚDE DE SALVADOR QUERIAM DEIXAR OS AGENTES DE FORA, MAS SOMOS AGENTES E NÃO DESISTIMOS NUNCA

Ontem 21/11 tomaram posse oficial todos os conselheiros distritais de saúde no espaço cultural da câmara, a presença dos agentes de saúde que são conselheiros foi 100% onde não agradou a todos, participaram também o secretário de saúde Gilberto José, os vereadores Gilmar Santiago, Aladilce Souza, Sandoval Guimarães, Marta Rodrigues, Valdemir da CUT, membro do Ministério Público e do Ministério da Saúde, devido ao nosso crescimento muitas pessoas se incomodam, a categoria que mais teve representatividade e que assumiu a presidência de alguns distritos foram os agentes, esses trabalhadores que antes só ficavam no 10º escalão da saúde, hoje estão chegando bem perto dos primeiros escalões, e deve ser por isso que tentaram com uma manobra que ficou feia, tirar o presidente da AACES que também é conselheiro municipal de saúde da mesa que iria representar os trabalhadores, mas a categoria como sempre não gosta de injustiça e clamou a presença de um trabalhador na mesa, eles não tendo outra opção teve que chama-lo de volta a mesa, onde ficou caracterizado a discriminação, mas a luta continua, participando de mesa ou não vamos incomodar eles mesmo, temos que ser respeitados, afinal fazemos saúde de ponta, e quem representa o SUS corpo, a corpo somos nós, ou seja quem melhor enxerga as necessidades em saúde do povo soteropolitano são os agentes de saúde.

Depois de uma luta o conselheiro fala

Vejam as fotos clicando em mais informações abaixo:

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA AACES

" Há momentos na vida em que temos que tomar decisões para que objetivos sejam alcançados ou novos rumos venham ser traçados " Foi com este texto que cinco diretores da AACES Jovenildo de Araujo Pereira, Edmilsom Encarnação de Jesus, Marcos Paulo Pirajá de Souza, Cilene Santos Mendes e Liliane Freitas Santos, pediram para ser desligados da Associação dos Agentes de Combate as Endemias de Salvador, a diretoria aceitou e respeitou seus pedidos e só tem a agradecer a esses que colaboraram para AACES e hoje são ex-diretores, e desejamos uma boa sorte no Núcleo de vocês.


A instituição seguirá em frente com sua diretoria  formada pelo Presidente Enádio Nunes Pinto e os diretores: Walter Fernando Santos Bittencuort, Valdilene Santos de Lima, Jair Alves dos Santos, Paulo Roberto Souza Soares, Josué Souza Ferreira , João Carlos Batista, Luis Fernando, Welington Machado,Arivaldo Moreira Silva, Neilton Souza Vieira e Cléber Bispo Mascarenhas.

" E com chuva ou com sol a luta é uma só, a luta continua companheiros, se não tivermos uma resposta amanhã 23/11 sobre a mesa que é para ser instaurada agora em Novembro, vamos as ruas buscar  o que é nosso e que foi acordado. 

21 novembro 2011

CONCLUSÃO DE POSSE DOS NOVOS CONSELHEIROS DISTRITAIS DE SAÚDE

Um evento solene que será realizado às 14 horas de segunda-feira (21), concluirá o processo de posse dos novos Conselheiros Distritais de Saúde. O encontro será realizado no Centro Cultural da Câmara Municipal com a presença do Secretário Gilberto José, Conselho Municipal de Saúde, AGEP – Assessoria de Gestão Participativa e demais membros da SMS.
O CMS é um órgão de caráter permanente, deliberativo, consultivo e fiscalizador das ações e serviços de saúde no âmbito do Município em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde - SUS. Ele atua na formulação, acompanhamento, controle e avaliação da política municipal de saúde, inclusive nos seus aspectos econômicos e financeiros.São atribuições e competências do Conselho Municipal de Saúde: 
·          implementação do Sistema Único de Saúde no Município;·          articular a integração das instituições públicas e privadas nas ações de saúde, defendendo processos que garantam recursos financeiros adequados ao exercício destas ações;·          viabilizar o acesso universal e igualitário às ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde;·          definir as prioridades de saúde, com observância das deliberações da Conferência Municipal de Saúde;·          estabelecer as diretrizes a serem observadas na elaboração do Plano Municipal de Saúde;·          atuar na formulação de estratégias e no controle da execução da política municipal de saúde;·          estabelecer critérios para a programação e para as execuções financeira e orçamentária do Fundo Municipal de Saúde, acompanhando o gerenciamento dos recursos;·          definir critérios de qualidade para o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados, no âmbito do SUS.·          participar da execução, controle e avaliação das ações referentes às condições e aos ambientes de trabalho;·          possibilitar o amplo conhecimento do Sistema Municipal à população e às instituições públicas e entidades privadas;·          fiscalizar a alocação de recursos econômicos, financeiros, operacionais e de recursos humanos dos órgãos institucionais integrantes do Sistema Único de Saúde, para que assim possam melhor executar suas atividades e atender eficientemente as necessidades populares desta área;·          solicitar, dentre outras, todas as informações de caráter técnico, administrativo, econômico, financeiro, orçamentário operacional, recursos humanos, convênios, contratos e termos aditivos, de direito público, que digam respeito à estrutura e pleno funcionamento de todos os órgãos públicos vinculados ao Sistema Único de Saúde;·          articular a soma de esforços das diversas instituições, entidades privadas e organizações afins, com o intuito de evitar-se a diluição de recursos e atividades nas áreas de saúde.·          exercer amplo acompanhamento, avaliação e fiscalização nos órgãos prestadores de serviços na área de saúde, no sentido de que suas ações proporcionem desempenho efetivo e com alto grau de resolutividade ao Sistema Único de Saúde;·          solicitar aos órgãos públicos integrantes do Sistema Único de Saúde, através de sua Secretaria Executiva, a colaboração dos servidores de qualquer graduação funcional, para participarem da elaboração de estudos, no esclarecimento de dúvidas, proferir palestras técnicas, ou ainda, prestarem esclarecimentos sobre as atividades desenvolvidas pelo órgão a que pertencem;·          promover contatos com várias instituições, entidades privadas e organizações afins, responsáveis pelas ações ligadas às necessidades de saúde da população, para atuação conjunta;·          definir critérios para celebração de contratos ou convênios entre o setor público e entidades privadas de saúde, no que tange à prestação de serviços de saúde ao Sistema Único de Saúde.
Fonte: SMS

ESTE SIM É UM JOGO DE CARTAS MARCADAS




Acompanhado de uma mulher morena que tapou o rosto quando viu a imprensa, o o prefeito João Henrique (PP) foi surpreendido quando agentes da Transalvador lhe obrigaram a parar o carro para submetê-lo ao teste de alcoolemia, em uma blitze da Lei Seca. A fiscalização ocorreu na tarde deste domingo (20) na Avenida Oceânica, em frente ao antigo Clube Espanhol, na Barra. João Henrique falou na frente do novo bafômetro comprado pelo órgão de trânsito municipal, que dispensa a obrigatoriedade do sopro no equipamento. Atestado que João Henrique não bebia, ele pôde seguir viagem. Indagado pela imprensa sobre as acusações de sua ex-mulher de teria lhe traído com a subsecretária de Saúde do município, Tatiana Paraíso, o prefeito disse ao jornal Correio, na abordagem da Transalvador: "não falo da minha vida pessoal". 
(Fonte: Bahia Notícias)