07 dezembro 2010

Dengue X Comunidade

Comunidades com alta incidência de dengue serão capacitadas Imprimir E-mail
02-Dec-2010
Image Representantes das dez comunidades com maior incidência do mosquito aedes aegypti de Salvador vão ser capacitados para atuar junto com os agentes municipais de endemias na prevenção e combate à dengue.
A ação faz parte do Projeto de Mobilização Social de Prevenção e Controle da Dengue, resultado de parceria entre Prefeitura do Salvador e Governo do Estado. Tem como objetivo conscientizar a população sobre a mudança de hábitos necessária para evitar a incidência de casos da doença.

As localidades inseridas no projeto são Alto do Cabrito, Canabrava, Curuzu, Fazenda Coutos, Itacaranha, Liberdade, Mata Escura, Periperi, Sussuarana e Tancredo Neves. Em cada uma delas, a própria comunidade escolhe cinco articuladores que são capacitados para atuar com os agentes da SMS em atividades, como organização de mutirões de limpeza, palestras e divulgação de informações sobre a doença.

Eleição - Nesta quinta-feira (2) à tarde, ocorre à eleição dos representantes do bairro de Fazenda Coutos (Subúrbio Ferroviário). "Já avançamos com o trabalho em quase todas as áreas. Só restará agora a escolha dos articuladores de Canabrava e Itacaranha", diz a coordenadora do Programa de Combate à Dengue da SMS, Eliaci Costa.

De acordo com a coordenadora, as comunidades já receberam lonas para proteção de tonéis e caixas d'água, locais que, quando desprotegidas, costumam ser pontos de infestação pelo mosquito da dengue. "É muito importante que as pessoas se conscientizem, pois para combater a doença é preciso que elas participem ativamente e incorporem algumas mudanças de hábitos", afirma Eliaci Costa.

No próximo dia 14, acontece a reunião do Comitê Municipal de Combate à Dengue na qual serão discutidos o último Levantamento do Índice Rápido do Aedes Aegypti (Lira), realizado entre os dias 3 a 11 de novembro, e a organização dos mutirões nos bairros. O Lira mostrou que houve uma redução na média de infestação pelo mosquito transmissor da dengue, em toda Salvador.

Enquanto no levantamento anterior, feito no mês julho, em cada 100 residências visitadas registrou-se a presença do mosquito em 4,1 dos casos; no último Lira, esse número caiu para 3,2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir