27 setembro 2017

VIGILÂNCIA SANITÁRIA ALERTA SOBRE CUIDADOS DE ALIMENTOS PARA CARURU DE SÃO COSME E DAMIÃO

O mês de setembro é marcado pelo alto consumo de alimentos como camarão seco, quiabo, leite de coco e azeite de dendê para realização do tradicional caruru de São Cosme e Damião. Com o intuito de garantir a qualidade desses produtos comercializados na capital baiana, a Vigilância Sanitária de Salvador intensifica as operações de fiscalização nas principais feiras da cidade, como a de São Joaquim.
De acordo com a chefe do Setor de Produtos e Estabelecimento de Interesse à Saúde da Vigilância Sanitária, Gilmara Macedo, para garantir o consumo seguro e evitar intoxicações alimentares durante os festejos, é importante que o consumidor se atente para a aparência dos alimentos, informações dos rótulos e a procedência dos insumos. “O leite de coco e azeite de dendê, por exemplo, tem um aspecto muito particular, vai depender de onde foi fabricado, por isso a importância de verificar no rótulo a data de validade, informações do fabricante e o selo de liberação da Anvisa”, pontua.
A atenção deve ser redobrada com o quiabo e camarão seco que, normalmente, é vendido em cestas e espaços avulsos de embalagem, de acordo com Gilmara. “O estabelecimento deve garantir a higiene do local, produtos no chão mesmo que em cima de plásticos, produtos secos mas que estão amontoados e lixeira sem tampa oferecem risco à saúde do consumidor e compromete a conservação desses alimentos”, afirma a sanitarista. Vale ressaltar que o consumo tanto do camarão quando do quiabo com uma origem desconhecida representa um grande risco para saúde do consumidor, já que, no processo de defumação, alguns produtores clandestinos utilizam substâncias químicas que podem causar sérios danos, além de adulterar e descaracterizar o produto.
Em caso de detecção dessas irregularidades o consumidor pode entrar em contato com a ouvidoria da Vigilância Sanitária através do 156.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir