05 março 2015

Salvador está entre as piores cidades do país para os pais criarem seus filhos


Florianópolis ficou como a melhor cidade e o município de Santarém, no Pará, como a pior


Redação iBahia
(redacao@portalibahia.com.br)
 
Uma pesquisa elaborada pela Delta Economics & Finance oferecida para o site EXAME.com e divulgada na última segunda-feira, apresentou as melhores e piores cidades para os pais criarem seus filhos. Salvador aparece na 62ª posição em um ranking composta por 100 cidades brasileiras e está na lista das cidades menos indicadas.

Segundo a pesquisa divulgada, fatores como as elevadas taxas de violência, custo de vida nas alturas e baixo índice de qualidade de vida, influenciaram no resultado. O estudo também divulgou que parte das grandes cidades brasileiras exibe várias características que conspiram contra a possibilidade de educar filhos de uma maneira tranquila.

Para chegar ao ranking, foram consideradas 48 variáveis que medem as condições que cada cidade oferece para o desenvolvimento de uma criança ou adolescente  como infraestrutura de saúde, taxas de longevidade, educação e segurança pública.
Na pesquisa, Salvador apresentou um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,48. O IDH varia de 0 a 1, sendo considerados de baixo desenvolvimento os lugares que atingem menos de 0,499 pontos, de médio desenvolvimento os que possuem notas de 0,500 até 0,799, e de alto desenvolvimento os países que atingem pontuação superior a 0,800.Por fim, a cidade recebeu uma porcentagem de 55,24%, resultada da soma das notas em cada critério.
Salvador está entre as piores cidades do país para os pais criarem seus filhos
Confira aqui a tabela completa para Salvador
Segundo a pesquisa, o problema para alguns municípios analisados foi a falta de políticas públicas voltadas para mulheres ou a elaboração da Agenda 21 local – fato que rendeu zero no quesito governança para nove municípios.
Encabeçando a pesquisa, Florianópolis lidera o ranking. Com quase meio milhão de habitantes, a cidade tem o terceiro maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) do Brasil, que mensura a renda, longevidade e educação de uma dada população. No final da lista está o município de Santarém, no Pará. Com um IDHM considerado médio, a cidade teve as piores pontuações nos oito critérios analisados. 

Ibahia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir