Além de fogueiras e quadrilhas, os pratos típicos também são características das festas juninas como a canjica, pamonha, bolo de milho e milho cozido, entre outras tantas delícias.
Mas é importante ficar atento na hora de consumir esses produtos para evitar problemas com a saúde como infecções intestinais ou intoxicações provocadas por bactérias que proliferam nas comidas estragadas. É importante observar as condições de limpeza do local onde será adquirido o alimento, o acondicionamento dos mesmos, a temperatura ambiente, a higiene dos vendedores e o prazo de validade dos quitutes.
A Vigilância Sanitária (VISA) tem um importante papel fiscalizador, além de desenvolver ações de qualificação para ambulantes que servem comida e bebida durante as festas populares. Cerca de 300 ambulantes já foram capacitados desde o inicio do ano sobre condições de armazenamento dos alimentos, preparo, cozimento e validade dos produtos, entre outros aspectos importantes que garantam a qualidade dos mesmos. O trabalho é realizado em parceria com Secretaria de Serviços Públicos e o Escritório da Copa numa ação continuada em saúde sanitária para que os comerciantes estejam habilitados a oferecer produtos de qualidade e contribuir com a redução de riscos sanitários durante o consumo.
Durante os festejos de São João será instalado um posto fixo da VISA no Pelourinho, além das equipes volantes que atuarão no Jardim de Alah e Jardim dos Namorados onde também haverá programação. Os estabelecimentos informais e ambulantes que apresentarem irregularidades no que diz respeito às condições higiênico-sanitárias serão autuados ou até mesmos ter os produtos apreendidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir