A Confederação dos Servidores Públicos Municipais – CSPM e a Secretaria Nacional do Setor Público da Força Sindical, através de Aires Ribeiro e de Cristina Helena Gomes, respectivamente, realizaram o 1º Encontro dos Servidores Públicos Municipais do Nordeste, em Aracaju, Sergipe. O evento, que aconteceu entre os dias 04 e 07 de setembro, foi realizado no Bello Mar Praia Hotel, em Atalaia.
No Encontro, além de temas como Conjuntura Política e Econômica do Brasil, Lei de Responsabilidade Fiscal e suas Penalidades, Orçamento Municipal e Gasto com Pessoal, os participantes fizeram simulação de Eleição Sindical e Negociação Coletiva. Também foi destacado que a capacitação e a formação de dirigentes sindicais é a sustentabilidade do movimento sindical e que os Sindicatos filiados ainda se encontram em situações irregulares junto ao Ministério do Trabalho. Um dos objetivos do encontro foi o de regularizar documentos.
Para Che do Sertão, Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Canudos -Sindspucan – e Secretário de Organização da Força Sindical Bahia, os servidores obtiveram mais conhecimento e acesso a mecanismos importantes que vão auxiliar como fonte de instrumento para direcionar a negociação com a administração pública. “De fato, houve uma inovação na capacitação. Na prática, foi demonstrado para os dirigentes sindicais o que ocorre no dia a dia, avaliação dos nossos erros através de publicações em editais e eleições, além das estratégias de negociação”.
Fábio Rodes, Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Canavieiras -Sindspuc – e 1º Secretário de Formação da Força Sindical Bahia, disse que é fundamental que o curso de formação seja de modo estruturado, mesclando diálogo com a prática. “Tudo que aprendemos aqui, na teoria e na prática, iremos levar para nossa base, para o nosso dia a dia. Temos que ter o conhecimento necessário para efetivar o trabalho do sindicato”.
Os representantes da Força Sindical e da CSPM afirmaram que o Encontro foi diferente da maioria já realizado por entidades sindicais, que as atividades práticas que simularam uma eleição e as negociações da campanha salarial exigiram empenho e a participação de todos. Pela Bahia participaram Sindicatos das cidades de Canavieirs, Canudos, Paratinga, Ilhéus, Pindobaçu, Salvador, Poções, Seabra, Itabuna, Candeias, Santo Antonio de Jesus, Maragojipe, Tucano.
Fonte: Ascom Força Sindical BA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir