24 outubro 2011

VIEP intensifica ações para conter avanço da meningite

atencao_menorA Vigilância Epidemiológica do Distrito Sanitário Cabula/Beirú esteve nesta manhã no Colégio Nossa Senhora das Graças, onde estudava a garota de 11 anos que faleceu vítima de meningite meningocócica no último sábado. No total, 46 pessoas entre alunos, pais e profissionais da instituição, que tiveram contato prolongado com a menor, receberam antibióticos que visam impedir a proliferação da doença.

Com a ação de hoje, chega a 91 o número de pessoas que passaram pela quimioprofilaxia. Nesta quarta-feira (19), a Vigilância Epidemiológica retorna a escola para realizar uma palestra educativa sobre meningite, formas de contágio e prevenção. A mesma palestra será realizada na quinta-feira (20) na associação de moradores próxima a casa da vítima.

Este ano, até a primeira semana de outubro, foram confirmados 53 casos de meningite em Salvador com 15 mortes. Comparado com o mesmo período do ano passado, quando foram notificados 121 casos e 31 óbitos, houve uma redução de 56,2%.  

Vacinação

Visando conter o avanço da meningite em Salvador, as Secretarias de Saúde do Estado e Município definiram no ano passado a realização de campanhas de vacinação. Sesab e Ministério da Saúde efetuaram a compra dos imunobiológicos e a Secretaria Municipal da Saúde ficou responsável pela estratégia de vacinação nos postos.

A primeira medida foi disponibilizar as vacinas contra meningite meningocócica nas unidades de saúde para as crianças menores de cinco anos, mais vulneráveis à doença.

Em fevereiro de 2010, a Secretaria Municipal da Saúde introduziu na rotina das salas de imunização a vacinação contra a doença para menores de 2 anos (1 ano, 11 meses e 29 dias). Desde então, as doses estão disponíveis na rede municipal.

Também foram realizadas quatro grandes campanhas de vacinação nos meses de maio/2010, para crianças de 10 a 14 anos, no mês de junho/2010 para crianças e jovens de 10 a 19 anos, em agosto/2010 para crianças, jovens e adultos com idades entre 10 e 24 anos e novamente para o mesmo público alvo em fevereiro deste ano.

Nas quatro etapas (2010/2011) foram imunizadas 60,5% das 776.144 pessoas de 10 a 24 anos que faziam parte do público alvo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir