24 abril 2019

AACES: Resultado da primeira mesa de negociação com a SEMGE e a SMS

O secretário  Tiago Dantas com a pauta da AACES em mãos  discutindo ponto por ponto, reconhecendo a legitimidade e a representatividade desta Associação.

Aconteceu hoje 24/04 uma reunião na Secretaria Municipal de Gestão com o secretário Tiago Dantas, a sub secretaria de saúde Lucimar, Maria do Socorro coordenadora do CDRH, Tercio da Diretoria de Atenção Basica os vereadores Luis Carlos Suica, Marcos Mendes, Sidininho líder da oposição na câmara, Marta Rodrigues e  Paulo Magalhães Júnior líder do prefeito na câmara.

Na oportunidade outras entidades também estavam presente na Semge sabendo que hoje a AACES teria uma reunião que foi noticiado ontem 23/04 pelo BOCÃO NEWS. O secretário disse que a pauta a ser discutida na reunião seria apenas com a nossa entidade mas,  com objetivo de fortalecer as reivindicações coletivas, acreditando que para mostrar que a intenção da nossa associação é a união das entidades, nos reunirmos na sala de espera com os vereadores supra citados e ficou acertado que todas as outras entidades participariam da mesa de negociação, mediante acordo entre os vereadores e as entidades presentes, a direção da AACES permitiu a entrada dos outros representantes. A direção da AACES agradece o apoio dos vereadores presentes e ao presidente da câmara Geraldo Júnior que também ajudou na articulação para a realização da reunião.



O secretário Tiago Dantas abriu a reunião com a pauta da AACES que foi protocolada no dia 22/03, logo depois  passou a palavra para o presidente da AACES Enádio Careca,  que leu a pauta item por item, para os presentes, e fazendo a defesa de cada ponto, vejam as respostas da gestão abaixo: 




1-Pagamento do Piso Nacional com o reajuste.
2- Conclusão do Plano de Cargos e Vencimentos dos ACS,s ACE,s.

Sobre os itens 1 e 2 acima a gestão informou que vai apresentar uma proposta nas próximas semanas que venha a contemplar a finalização do nosso tão sonhado PCV  junto com uma matriz salarial, onde esperamos que seja o piso nacional.

3- Ampliação do horário ininterrupto para os Agentes Comunitários de saúde.

Sobre o item 3 as discussões estão em andamento.

4- Reajuste do auxílio alimentação para R$ 25.00 dia.

Fomos informados que a gestão vai aguardar chegar as outras pautas de categorias diferentes, para discutir o assunto.

5- Pagamento do Auxilio fardamento.

Teremos uma reunião na próxima semana para ajustar os formatos dos modelos e ira publicar o decreto.

6- Confecção de crachá em até uma semana, porque os ACS e ACE,s estão esperando até 6 meses para receber sua identificação profissional.

A gestão ficou de exigir da empresa que confecciona os crachás que ao invés de esperar chegar o pedido de  cem unidades para fazer, diminuir para uma quantidade menor.

7- Exames médicos periódicos a quem está expostos a agentes químicos e biológicos.

A gestão ficou de marcar uma reunião com o Cerest Centro de Referencia do Trabalhador para discutir o assunto.

8- P.A e Salas dignas para os ACE,s e ACS,s dentro das unidades de saúde.

A gestão informou que em algumas unidades novas já existem salas especificas, mas a direção da AACES exigiu que fosse me todas tanto novas quanto reformadas.

9- Ampliação dos 50 cargos e reconhecimento com remuneração dos outros supervisores de campo.

A gestão informou que pretende discutir essa questão dentro do PCV.

10- Cursos de qualificação e capacitação para os ACS e ACE,s.

A gestão ficou de marcar uma reunião para discutir o assunto.

11- Criação do Centro de referência de saúde do trabalhador para os ACS e ACE,s, para promoção a saúde, de quem faz saúde, e prevenção a fatores de risco, com apoio psicológico.

A gestão ficou de marcar uma reunião com o Cerest Centro de Referencia do Trabalhador para discutir o assunto.


12- Revisão dos valores pagos ao plano de saúde Hap Vida.

A gestão não respondeu, ficou para outra mesa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir