09 fevereiro 2011

Vacinação Contra Miningite, Vamos divulgar.

Pelo menos 67 salas de vacina estarão espalhadas pelos 12 Distritos Sanitários de Salvador para atender à demanda

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde, realiza neste fim de semana (sábado e domingo), das 9h às 17h, mais uma estratégia de vacinação contra meningite para jovens que tenham de 15 a 24 anos. 
Segundo nota divulgada pela SMS, esse grupo foi escolhido pelo alto número de casos da doença no ano passado, e pela baixa procura pela vacina na primeira estratégia de vacinação. Além disso, o objetivo é evitar a proliferação da doença no Carnaval.
Pelo menos 67 salas de vacina estarão espalhadas pelos 12 Distritos Sanitários de Salvador para atender à demanda (confira aqui a lista dos postos de vacinação).
“É importante frisar a importância da vacinação desse grupo, por estar mais exposto a aglomerações em festas populares e grandes shows, que são os locais propícios para disseminação de doenças infecto contagiosas. Além disso, os jovens dessa idade têm mais dificuldades de ir até um posto de saúde, seja por causa do horário da escola ou trabalho”, disse a subcoordenadora da Vigilância Epidemiológica de Salvador, Cristiane Cardoso.
Na primeira campanha de vacinação contra meningite C destinada aos jovens dessa faixa etária, realizada no ano passado, foram imunizadas mais de 400 mil pessoas, totalizando uma cobertura de 52,63% da meta a ser alcançada, que era de cerca de 776 mil indivíduos. Entre as faixas etárias, foram vacinadas mais de 172 mil crianças de 10 a 14 anos (71,52%); quase 152 mil jovens de 15 a19 anos (60,16%) e cerca de 84 mil pessoas de 20 a 24 anos (29,73%). O baixo índice nos últimos dois casos, por exemplo, mostrou a necessidade para a realização de uma nova campanha.
As pessoas que já se vacinaram, não precisam de uma nova dose do medicamento. Vale lembrar que só receberá a vacina quem apresentar um documento de identidade com foto, para comprovação da idade.
MeningiteA meningite é uma inflamação das membranas que recobrem e protegem o sistema nervoso central - as meninges. Ela pode ser causada por vírus ou bactérias. O quadro das meningites virais é mais leve e seus sintomas se assemelham aos da gripe. Entretanto, a bacteriana causada pelo meningococo é altamente contagiosa, sendo a doença meningocócica a mais séria. A doença se manifesta principalmente em adultos jovens e crianças, sendo os menores de quatro anos os mais vulneráveis. A transmissão da doença se dá de pessoa a pessoa por via respiratória, através de secreções ou saliva de doentes ou portadores assintomáticos.
Vamos tomar vacina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir