22 novembro 2024

AACES: Lei garante pagamento a agentes de saúde que usam veículo próprio no serviço

 


O presidente Lula sancionou a Lei 15.014/2024, que garante o pagamento de despesas de locomoção para agentes comunitários de saúde e de combate às endemias que utilizam veículos próprios no trabalho. A nova legislação determina que os serviços externos que geraram o pedido de ressarcimento sejam atestados pela chefia imediata. O projeto que deu origem à lei (PL 2012/2019) é de autoria do senador Weverton (PDT-MA). Ele foi aprovado no Senado em 2021 e, na Câmara, em julho deste ano.

Agentes comunitários de saúde (ACSs) e de combate às endemias (ACEs) já têm garantido o direito ao pagamento de despesas de locomoção quando usam veículo próprio para trabalhar. É o que determina a Lei 15.014, de 2024, sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 6 de novembro.

O Projeto de Lei (PL) 2012/2019, que deu origem à norma, foi aprovado no Senado em decisão terminativa na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em 2021. A proposta, de autoria do senador Weverton (PDT-MA), foi deliberada na Câmara em julho deste ano.

A Lei 11.350, de 2006 já determinava que estados e municípios devem fornecer ou pagar pelo transporte dos agentes. Contudo, o texto não especifica a possibilidade de indenização pelo uso de meio próprio de locomoção. A nova regra abarca servidores efetivos e comissionados e determina que o pagamento tem que ser autorizado pela chefia imediata.

Números do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), de julho deste ano, apontam que o Brasil possui cerca de 402 mil agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.


Fonte: Agência Senado

17 novembro 2024

Manifestação contra a escala 6x1

  A AACES esteve com trabalhadores para protestar contra a escala 6x1 em Salvador, nesta sexta-feira (15). Os atos aconteceram na orla do bairro da Barra e também em um shopping de grande movimentação da cidade. O assunto tem gerado polêmicas e manifestações ao longo da semana, desde que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz a jornada de trabalho para 4x3 começou a ser discutida.

 Pela manhã, a manifestação foi realizada com uma caminhada entre o Farol da Barra e o Morro do Cristo, dois dos principais pontos turísticos da capital baiana. Já à tarde o grupo protestou em um centro de compras. Eles usaram faixas e bandeiras que pediam a aprovação da PEC nos dois atos.










13 novembro 2024

Curso técnico: aprenda a entrar em contato com o seu tutor

   Trouxemos o passo a passo para conseguir se comunicar com o seu tutor do Curso Técnico do programa Mais Saúde Com Agente.  Veja essas dicas importantes, e compartilhe para que outros colegas fiquem informados sobre esse assunto.

Assista abaixo o vídeo tutorial:




Vídeo reprodução: Saúde com Agente Ponto a Ponto 


06 novembro 2024

PRESIDENTE LULA SANCIONA PL QUE PREVÊ INDENIZAÇÃO DE TRANSPORTE PARA ACS/ACE

  O presidente Lula sancionou hoje(06/11/24), o PL 2012/2019, que prevê a indenização de transporte ao Agente Comunitário de Saúde(ACS) e ao Agente de Combate às Endemias(ACE) como forma de custeio de locomoção. 

   Assista o vídeo com o momento em que o Presidente Luís Inácio Lula da Silva, Sanciona o PL 2012/2019. Confira!


Veja agora

 




18° Congresso de hansenologia

 18° Congresso Brasileiro de Hansenologia (CBH) buscará compartilhar experiências bem-sucedidas entre os países do BRICS+. O evento abordará desde a conscientização pública, mudanças nas formas clínicas atuais, estratégias de busca ativa principalmente para o diagnóstico precoce, além de novos tratamentos dos pacientes e a realidade atual de recidivas e falência terapêutica, além da apresentação de seus consensos em terapêutica, em ultrassom de nervos periféricos e em biologia molecular, oferecendo um fórum para profissionais de saúde, pesquisadores e representantes governamentais trocarem melhores práticas. 

 O 18° CBH tem potencial para se tornar um exemplo de cooperação internacional em inovação para o enfrentamento aos inúmeros desafios que a hanseníase ainda oferece à saúde pública quanto à atenção integral aos pacientes e suas famílias. A AACES esteve presente nesse primeiro dia de congresso para acompanhar esse momento de grande importância para a categoria.

O Evento será realizado entre os dias 05 a 08 de novembro de 2024 no Gran Hotel Stella Maris, Salvador – BA






















 




05 novembro 2024

Aula inaugural


Aula inaugural 

Hoje tivemos a aula inaugural do curso técnico Mais saúde com agente. A aula teve adesão de vários agentes de Salvador. A aula inaugural é um momento que marca o início de um novo ciclo de aprendizado, renovando as expectativas dos agentes para o ano letivo que se inicia e para uma jornada de descobertas com o curso técnico. Podemos assim apresentar aos agentes informações relevantes sobre o curso em si e as expectativas para o período. A AACES está sempre disponível para auxiliar você agente no que for necessário. Para quem precisa de auxílio nossos diretores (as) estão sempre dispostos a ajudar.














04 novembro 2024

Inscrições para bolsa de estudos

 Começou dia 01/11 as inscrições para a bolsa de estudos para os dependentes dos servidores da prefeitura. Você agente que precisa de orientação para fazer a inscrição, a AACES está disponível. O atendimento na AACES será feito de segunda a quinta, das 08:00 as 11:00. Nao perca essa oportunidade, o prazo termina dia 07/11. A nossa diretora Valdilene estará disponível para sanar qualquer dúvida e orientar no que for preciso.




01 novembro 2024

Veja como foi o nosso Outubro Rosa

 Mais uma edição do Outubro Rosa da AACES. Atividades com a assistente social Taís Mendes, com a esteticista Fabiana e palestras com as nossas diretoras. A AACES sempre atenta à saúde das nossas agentes.




30 outubro 2024

Convite especial



 A AACES convida todas as agentes de saúde a participarem de mais um evento em alusão ao Outubro Rosa, que acontecerá nesta quinta-feira 31 de outubro na sede da AACES, que fica na Rua do Salete nº 54, Barris.

Esse evento visa conscientizar nossas agentes sobre a importância da prevenção do câncer de mama, além de promover a autoestima e o bem-estar das mulheres.

Taís Mendes, assistente social,  marcará presença no evento, participando de uma roda de conversa e uma atividade. Sua participação é fundamental para garantir o acesso à informação e prevenção contra o câncer de mama.

Venha e faça parte desse movimento em prol da vida!






29 outubro 2024

Mais uma conquista!



 Foi determinado pela justiça o retorno do pagamento do adicional de insalubridade a mais uma agente de saúde que tive este direito indevidamente suprimido. A retirada do adicional foi reconhecida como ilegal e foi determinada a imediata reimplantação. Mais um retorno de insalubridade, mais uma conquista da AACES para um agente. A AACES sempre na luta pelos agentes!!



28 outubro 2024

AACES: Dia do servidor público parabéns pra nós


 


 O dia do servidor público foi estabelecido pelo governo de Getúlio Vargas, em 1943. O servidor público é quem trabalha nos órgãos públicos prestando serviços fundamentais à população. Atualmente, o único meio de ingressar no serviço público é via concurso, Parabéns pra nós agentes de saúde servidores pequenos somos pelo nosso dia.

26 outubro 2024

Atenção ao prazo!

 Atenção ao prazo para envio das notas fiscais referente a compra do fardamento. A data limite para envio é dia 31/10. A AACES está disponível para ajudar no envio. Em caso de dúvidas a nossa diretoria está disponível para ajudar. 



18 outubro 2024

RESULTADO DO 1o CICLO DO BIÊNIO 2022-2024


AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PARA FINS DE PROGRESSÃO FUNCIONAL - EDITAL No 01/2024

 Resultado final do 1o Ciclo da Avaliação de Desempenho referente ao período 2022 a 2023, do biênio 2022-2024


  Aprovado: servidor que teve o(s) certificado(s) de conclusão do(s) curso(s) obrigatório(s) validado(s) e obteve nota igual ou maior a 15 pontos, que corresponde a 60% (sessenta por cento) do total de pontos da avaliação de desempenho realizada pela chefia imediata e mediata;

  Não Aprovado: servidor que teve o(s) certificado(s) de conclusão do(s) curso(s) obrigatório(s) invalidado(s) ou obteve nota menor que 15 pontos, que corresponde a 60% (sessenta por cento) do total de pontos da avaliação de desempenho realizada pela chefia imediata e mediata;

  Inelegível: servidor que não realizou uma ou todas as etapas por motivo de o certificado ter sido rejeitado por uma das opções do item 3.5.2 do Edital n.o 01/24 e/ou por não ter sido avaliado pela chefia.


 Este resultado tem caráter definitivo não cabendo mais a interposição de recurso, conforme item 4.8 do Edital n.o 01/2024.

Segue abaixo link da lista: 

https://drive.google.com/file/d/1APe2QHQomRnYB6JVjRjOeMjDsRkf9sDC/view?usp=drivesdk

Atenção para a convocação do nosso presidente Enadio Careca

 Nosso presidente Enadio Careca convoca todos os agentes que fizeram a inscrição para o curso técnico,  a comparecer a nossa sede para a aula inaugural que ocorrerá no dia 5 de novembro. Os nossos diretores estarão disponíveis para sanar qualquer dúvida. Nao deixe de participar!



16 outubro 2024

AACES: Comissão de Finanças e Tributação aprova IFA Incentivo Financeiro Adicional

AACES: IFA avança no congresso Incentivo Financeiro Adicional

Foi aprovado um projeto de lei que torna obrigatório o pagamento do Incentivo Financeiro Adicional (IFA) aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e aos Agentes de Vigilância em Saúde (ACE): 
  • O projeto de lei PL 460/2019 foi aprovado na Comissão de Administração e Serviços Públicos da Câmara dos Deputados. 
  • O projeto altera a Lei Federal 11.350/2006. 
  • O IFA é um recurso do Governo Federal, repassado pelo Ministério da Saúde aos municípios. 
  • O valor do IFA é ajustado anualmente com base no salário-mínimo. 
  • O IFA não deve ser confundido com o salário dos agentes, encargos trabalhistas, 13º salário ou outra gratificação. 
  • O IFA não pode ser usado para outra finalidade que não o pagamento dos agentes. 
Em 2024, o valor do incentivo financeiro federal para os ACS e ACE é de R$ 2.824.

15 outubro 2024

Atenção servidor!!!

 Avaliação de desempenho para fins de Progressão funcional

Segundo ciclo 2023/2024, Biênio 2022/2024- Edital 02/2024

Para este ciclo não é necessário o upload do arquivo do certificado de conclusão do(s) curso (s). A SEMGE fará a consulta junto á ENAP para confirmar a realização do(s) curso(s).

O servidor deve manter o certificado sob sua posse, caso seja posteriormente necessário. 

30 setembro 2024

Aniversário do nosso presidente Enádio Careca


 Hoje 30 de setembro é aniversário do nosso presidente Enádio. Ele que sempre esteve na luta por toda a categoria. Que o ano que agora vai começar seja o melhor da sua vida, e que o sucesso faça sempre parte dos seus dias. Tenha certeza na força que reside dentro de você e todas as coisas se encaminharão da melhor maneira possível. Dê um largo sorriso de confiança e tranquilidade. Nós sabemos que tudo vai dar certo, porque depende muito da sua força de vontade e do seu real desejo transformá-lo em realidade. Feliz Aniversário!





12 setembro 2024

Avanço de nivel: relação dos agentes que tiverem recurso


Relação de servidores que tiveram o(s) certificado(s) do(s) curso(s) realizado(s) validado(s) após consulta na base de dados da Escola Nacional de Administração Pública-ENAP. Relação de avaliações invalidadas, apesar de validadas pelas chefias imediatas/mediatas, após realizadas as consultas do(s) certificado(s) do(s) curso(s) realizado(s) pelo(s) servidor(es), e que não foram identificados na base de dados da Escola Nacional de Administração Pública-ENAP. Segue abaixo link para consulta

https://drive.google.com/file/d/1Vq7_ePWS2x5Tzs41OTcvEvhFh0I21o5e/view?usp=drivesdk

29 agosto 2024

Avança na Câmara proposta que concede aposentadoria especial para agentes de saúde e de endemias

 A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (28) a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 14/21, que estabelece aposentadoria especial para agentes comunitários de saúde e agentes de endemias. A proposta foi considerada constitucional e compatível com o sistema jurídico vigente e agora será analisada, quanto ao mérito, por uma comissão especial.

A proposta foi apresentada pelo então deputado Dr. Leonardo (MT), e o parecer favorável é do deputado Eduardo Bismarck. 

A PEC cria o Sistema de Proteção Social e Valorização dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, composto por União, estados e municípios. 

Conforme a proposta, o sistema deverá tratar dos direitos das duas categorias; da regulamentação do vínculo empregatício junto ao gestor local do Sistema Único de Saúde (SUS); da remuneração, da aposentadoria e da pensão; e da saúde e assistência dos profissionais.

Aposentadoria especial
A proposta também estabelece que o agente comunitário de saúde e o agente de combate às endemias que comprovarem 25 anos de efetivo exercício nas funções de campo e nas unidades de saúde da atenção básica ou da vigilância epidemiológica e ambiental em atividades relacionadas às suas funções terão direito a aposentadoria especial e a pensão de forma integral e paritária. 

Competirá à União prestar assistência financeira complementar aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios, para o cumprimento do piso salarial dos agentes. 

Caberá ao Tribunal de Contas da União (TCU) fiscalizar o cumprimento das condições de repasse financeiro da União aos demais entes federados.

Concurso
Ainda de acordo com o texto aprovado, os gestores locais do SUS deverão admitir os agentes por meio de concurso público. 

Os profissionais que estejam desempenhando essas atividades com vínculo empregatício temporário na data da promulgação da futura emenda constitucional deverão ser admitidos pelos gestores locais do SUS de acordo com o regime jurídico dos servidores do ente federado contratante com provimento efetivo, desde de que tenham feito concurso público após 14 de fevereiro de 2006.

Segundo a proposta, o gestor local do SUS pode ficar impedido de receber recursos da União até que seja comprovada a regularidade do vínculo efetivo dos profissionais. 

A votação da PEC na CCJ foi acompanhada por representantes dos profissionais. O deputado Helder Salomão (PT-ES) salientou o papel dos agentes para a saúde dos brasileiros. “Eles estão na ponta, em cada território, dialogando com a população, garantindo que as pessoas possam ter as orientações necessárias para acessar os serviços de saúde nas unidades espalhadas por todo o nosso País”, disse. 

A deputada Bia Kicis (PL-DF) também defendeu o texto. “É uma atividade fundamental. Em todo lugar, nos rincões mais distantes deste país, existem agentes comunitários fazendo um trabalho que ajuda a trazer saúde e conscientização para a população. Então, realmente, essa é uma pauta muito importante que nós apoiamos”, argumentou. 

O deputado Gilson Marques (Novo-SC) foi o único a se manifestar contra a PEC. “Preocupa-me muito o Congresso Nacional fazer regra para o município, isto é, obrigar o município. Como municipalista, acredito que o município é que precisa criar as regras”, afirmou. 

Marques também manifestou preocupação com a necessidade de comprovar 25 anos de exercício para a aposentadoria. 

Próximos passos
A admissibilidade é apenas o ponto inicial da análise de PECs na Câmara. Agora, a proposta ainda precisa ser analisada por uma comissão especial e pelo Plenário, em dois turnos de votação. 

Fonte: Agência Câmara de Notícias