FICHA DE FILIAÇÃO DA AACES CLICK AQUI SALVE A IMAGEM IMPRIMA E FILIE-SE
30 agosto 2012
CONTRA-CHEQUE ON LINE
O contra-cheque já está disponível, e não conseguimos entender o porque do prévis de 107 reais, amanhã estaremos buscando informações junto ao CDRH.
PELEGRINO PROMETE ATENÇÃO ESPECIAL A SAÚDE INFANTIL
Foto: Divulgação
O candidato da coligação “Todos Juntos por Salvador”, Nelson Pelegrino (PT), visitou nesta quinta-feira (30) o Hospital da Criança Martagão Gesteira. O prefeiturável voltou a falar de saúde infantil e afirmou que, depois de organizar a rede básica, a primeira tarefa, caso seja eleito, será dotar de médicos os postos de atendimento, inclusive pediatras, equipamentos e medicamentos para fazê-los funcionar. O petista disse ainda que pretende aderir ao programa federal "Rede Cegonha", com equipes multidisciplinares durante o pré-natal e garantir o atendimento à mãe até 45 dias após o parto e de até dois anos ao recém-nascido. Além disso, haverá a necessidade de implantar o programa de atenção domiciliar, integrado à estratégia de Saúde da Família. “Salvador tem uma das menores coberturas em Saúde da Família do país, com menos de 15%, enquanto em Belo Horizonte, governada pelo PSB, chega a 75% e Recife, governada pelo PT, atinge a 55%. Nossa proposta é aumentar para um mínimo de 50% no município, em quatro anos”, apostou.
Fonte: Bahia Noticias
DILMA SANCIONA LEI DE 50% DE COTAS NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS
Em cerimônia fechada, a presidente Dilma Rousseff sancionou, nesta quarta (29), com apenas um veto, a Lei das Cotas nas universidades, que terão quatro anos para reservar 50% das vagas de todos os cursos e turnos a estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública. Uma parte das vagas deve ser dedicada a negros, pardos e índios e outra a alunos com renda familiar igual ou menor a 1,5 salário mínimo per capta.
Atualmente, não existe cota social em 27 das 59 universidades federais. Além disso, apenas 25 delas possuem reserva de vagas ou sistema de bonificação para estudantes negros, pardos e indígenas. De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, foi vetado apenas o Artigo 2º, que dizia que o ingresso dos cotistas seria feito a partir das médias obtidas no ensino médio - o governo quer que o critério seja o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros, falou que o veto resultou de uma opinião unânime do governo federal. “Foi um veto que resultou de uma opinião unânime do governo federal na medida que o MEC tem trabalhado para constituir o Enem como a forma universal de acesso a universidades federais”, afirmou Luiza Bairros.
Durante a cerimônia, a presidente disse que o Brasil tem um “duplo desafio”: o de democratizar o acesso às universidades e o de manter um alto nível de ensino e a meritocracia. “A importância desse projeto tem a ver com um duplo desafio: primeiro, é a democratização, o acesso às universidades, e segundo, o desafio de fazer isso mantendo um alto nível de ensino e a meritocracia”, disse a presidente.
“O Brasil precisa fazer frente a esses dois desafios, não apenas um. Nada adianta manter uma universidade fechada e manter a população afastada em nome da meritocracia. De nada adianta abrir a universidade e não preservar a meritocracia”, acrescentou.
Desempenho
Dados do último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) apontam para uma distância entre a rede pública e a particular no ensino médio: enquanto a rede pública estadual atingiu média de 3,4, na rede privada a nota foi de 5,7.
Para minimizar as críticas ao projeto e ao seu impacto na qualidade de ensino nas universidades, Mercadante apresentou números comparativos dos desempenhos dos estudantes das redes pública e privada na última edição do Enem. Os alunos concluintes do ensino médio da rede pública obtiveram média de 474,2 pontos, inferior à dos alunos do ensino privado - 569,2.
O ministro, no entanto, chamou a atenção para a média dos 150 mil concluintes da rede pública com melhor desempenho - nesse universo, a média foi de 582,2 pontos, superior à média da totalidade dos alunos da rede privada.
“Queremos manter a excelência da universidade. Tomamos providência tanto em relação ao ensino médio e de outro lado olhar como vai ser feita (a implantação da lei) no âmbito das universidades”, afirmou o ministro. “Essa política de cotas pro ensino público vai representar uma grande motivação dos estudantes da rede pública”.
O Ministério da Educação (MEC) já está discutindo com o conselho de reitores a regulamentação desse processo e as medidas que serão necessárias para garantir o bom desempenho dos estudantes, disse Mercadante. “2013 será o primeiro ano dos quatro anos em que as cotas serão implantadas, progressivamente, ao longo de quatro anos. Vamos ter de ter uma regulamentação específica, isso que estamos dialogando com os reitores”, afirmou o ministro.
29 agosto 2012
CONGRESSO DEBATERÁ LEI DE GREVE
A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e a ministra da Articulação Política, Ideli Salvatti, afirmaram nesta terça (28) que o Congresso Nacional deve ao país um debate e uma decisão sobre a lei para regulamentar o direito de greve. Atualmente, a Constituição inclui o direito de greve para os servidores públicos federais. Mas até hoje não há uma lei até regulamentando em detalhes como deve ser exercido esse direito.
"Tem um debate no Congresso Nacional, acho que o Congresso deve esse debate e essa decisão ao país", disse a ministra Gleisi Hoffmann durante evento pela manhã.
Hoje, um projeto do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), que tramita no Congresso, busca fixar limites às greves no setor público. O texto tem como objetivo assegurar e disciplinar o direito de greve, mas também garantir que a sociedade não seja prejudicada.
Questionada sobre o tema a ministra Ideli Salvatti endossou o comentário de Gleisi e disse que 'está na hora do Congresso se manifestar'.
"Eu não só concordo como acredito que no Congresso nos temos ambiente para fazer esse debate. Infelizmente tivemos vários excessos, varias situações que são inadmissíveis para o bem estar da população, segurança da população eprestação do serviço público. Então eu acho que está na hora mesmo do Congresso poder se manifestar", afirmou Ideli.
Segundo a ministra, responsável pela articulação política com o Congresso, o Planalto e "o Brasil inteiro" precisam se empenhar para agilizar a tramitação da lei. "Nós todos, o Brasil inteiro, precisamos. Acho que é uma necessidade", disse.
Fonte: BahiaTodo Dia
OS ANIMAIS TEM SENTIMENTOS VERDADEIROS
A cadela foi envenenada e morreu, seu corpo está em decomposição e o
bebê cão insiste em ficar ao lado da mãe, e se recusa a sair...
Veja esta foto, quem mais poderia dizer que os animais não têm memória? Há que se dizer que os animais não têm sentimentos? Quem tem coragem de se livrar dele? Quem mais pode lançar mãos violentas sobre eles?
Veja esta foto, quem mais poderia dizer que os animais não têm memória? Há que se dizer que os animais não têm sentimentos? Quem tem coragem de se livrar dele? Quem mais pode lançar mãos violentas sobre eles?
28 agosto 2012
NOTA DE FALECIMENTO DA MÃE DO COLEGA ACE DE MARAGOJIPE-BA
Colega Mário, força neste momento tão delicado |
AACES se solidariza ao companheiro neste momento tão delicado.
* * * *"INVOCA-ME NO DIA DA ANGÚSTIA: EU TE LIVRAREI, E TU ME GLORIFICARÁS"* *Salmos 50.15*
HOSPITAL SANTA IZABEL USA NOVAS TECNOLOGIAS NO COMBATE AO CÂNCER
Provedor da Santa Casa, José Antonio Rodrigues, com sec Solla e prefeituráveis |
"Com esse investimento da ordem de R$ 16 milhões, cresce o hospital na sua complexidade de atenção, ampliam-se o raio de possibilidades terapeuticas para outras áreas de especialidades médicas, sofistica-se o atendimento em geral para os pacientes, além de que nos reforçamos como hospital de ensino na capacitação de novos profissionais especializados para atuar no Sistema de Saúde do Estado da Bahia e noutras regiões do território nacional", disse José Antônio.
23 agosto 2012
GOVERNO DIZ QUAL É A SUA PROPOSTA PARA AGENTES DE SAÚDE
Após 4 anos de mobilizações, mais de 7 votações no Congresso Nacional e uma Emenda Constitucional, o Governo Federal finalmente estabeleceu um ponto de partida para as negociações finais do Piso Salarial, e nessa terça-feira (21/08) foi realizado uma reunião exclusiva com a categoria e representes dos Ministérios daSaúde, Orçamento e Planejamento e Relações Institucionais.
Sem dúvidas com essa atitude, passamos a uma nova fase de mobilizações e um grande passo foi dado para a regulamentação do Piso Salarial.
Porém também ficou claro que as dificuldades em se chegar a um acordo com o Governo Federal são muitas, e entre as condições apresentadas pelo Ministro Padilha, fez questão de demonstrar grande preocupação com o compromisso do Congresso em respeitar os acordos firmados com o Governo Federal, pois uma vez enviado o Projeto de Lei para votação, não quer sofrer o risco de ser feita alterações na proposta, prejudicando as negociações feitas.
Outra condição do Ministro foi que, qualquer negociação deve ser conciliada com o CONAS e CONASEMS, pois o Piso Salarial só poderá ser criado com o envolvimento financeiro das 3 esferas de Governo, União, Estados e Municípios. E por fim, sinalizou que neste próximo período não há hipótese de ampliar o repasse da Contra partida da União.
DA PROPOSTA DO GOVERNO
Após uma apresentação justificando questões como impactos financeiros o Governo apresentou uma proposta inicial muito abaixo do que a CONACS sempre reivindicou, representando pouco mais de 8% acima do salário mínimo previsto para 2013, sem nenhum encaminhamento para escalonamento ou reajuste acima do já praticado pelo salário mínimo.
DA REAÇÃO DA CONACS
Sem nenhuma dúvida, a presidente da CONACS Ruth Brilhante na primeiraoportunidade que se manifestou, deixou claro que se a única proposta do Governo para o Piso fosse aquela, que então preferia ficar como estávamos, “... aceitar essa proposta é retroceder, pois hoje já ganhamos muito mais do que isso”.
A reação de todos os demais representantes da categoria que estavam presentes, foi no sentido de também concordaram com a CONACS, e todos demonstraram uma grande disposição em negociar com argumentos e instrumentos necessários para que seja garantido um acordo mais próximo possível do que está proposto pelo relatório final do PL 7495/06.
A assessora jurídica da CONACS questionou vários cálculos de impacto financeiros apresentados pela Equipe técnica do Governo e diante do ajuste destes cálculos a CONACS estará apresentando uma contraproposta ao Ministério da Saúde ainda nessa semana.
DAS MOBILIZAÇÕES
A próxima rodada de negociações deverá acontecer com a participação de uma Comissão de Parlamentares e já está pré-definida para a semana dos dias 04 e 05 de setembro. E dessa forma a CONACS já está CONVOCANDO todas as suas lideranças, ACS e ACE filiados a suas Federações e Sindicatos da categoria para se fazerem presentes nos dias 03, 04 e 05 de setembro, pois teremos várias deliberações a serem tomadas e a participação de todos será fundamental para que as decisões tomadas tenham todo o respaldo e força da categoria!
Fonte:Conacs
22 agosto 2012
VEREADOR GILMAR SANTIAGO JUNTO COM A AACES CONVIDA OS AGENTES DE SAÚDE PARA DISCUTIR A SAÚDE DE SALVADOR
Gilmar Santiago sempre presente na categoria |
O vereador Gilmar santiago convida os agentes de saúde da capital para participar de um debate sobre a saúde de Salvador com o secretário de saúde do estado Jorge Solla e equipe, quinta-feira 23 de Agosto a partir das 18:30 na mouraria em frente ao colégio central Nazaré, vamos participar e tirar duvidas sobre nossa categoria.
SMS PROMOVE OFICINA ENTRE OS AGENTES DE COMBATE AS ENDEMIAS SOBRE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
Agentes de combate as endemias de Salvador participaram de uma oficina sobre a intolerância religiosa na saúde em nosso município, um evento que teve a iniciativa da Promoção e Assessoria de Promoção da Equidade Racial em Saúde junto com AACES, onde os servidores puderam tirar suas duvidas sobre o candomblé, espiritismo, catolicismo e o evangelismo no âmbito profissional, essa é a primeira de muitas intenções de aprimorar os conhecimentos dos agentes de combate as endemias.
Vejam outras fotos clicando em mais informações:
21 agosto 2012
REUNIÕES SUSPENSAS.
Informamos que as reuniões do CCZ que estariam marcadas para
acontecer nos demais Distritos estão suspensas até a segunda ordem.
NOTA DE FALECIMENTO
Bráulio Silva Santana |
É com muito pesar que informamos o falecimento do senhor Bráulio Manoel de Santana pai do nosso colega da Leptospirose acima na foto, o sepultamento será ás 16 horas nas quintas dos lázaros baixa de quintas, toda diretoria da AACES se solidariza ao companheiro neste momento tão delicado.
"INVOCA-ME NO DIA DA ANGÚSTIA: EU TE LIVRAREI, E TU ME GLORIFICARÁS"
Salmos 50.15
OBRIGADO COLEGAS DE TODA A BAHIA
O blog é de vocês, a AACES e toda diretoria só tem a agradecer pelo apoio e a credibilidade que vocês dão ao nosso meio de comunicação, que afinal temos um compromisso com a verdade, mesmo não agrandado a algumas pessoas, o importante é que fazemos de tudo para deixar nossos colegas informados com responsabilidade nas informações.
20 agosto 2012
GATO DE INTERNET... CUIDADO LÁ VEM MULTA
“Gato” de internet pode render multa de até R$ 10 mil ao infrator
A internet banda larga vem ficando cada vez mais acessível com o aumento da concorrência entre provedores. Mesmo com o barateamento, há casos de assinantes que acabam dividindo o sinal com o vizinho para receber uma ajuda de custo no pagamento do plano. No entanto, essa prática, que é ilegal, pode fazer o assinante pagar uma multa de até R$ 10 mil.
De acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), quando um assinante monta uma rede Wi-Fi, ela não pode exceder o perímetro da residência. Além disso, o contratante do serviço não pode comercializá-lo com ninguém, independente de ter lucro ou não.
A fiscalização da Anatel para esse tipo de infração só ocorre mediante denúncia geralmente feita por uma das partes prejudicadas (a operadora, quando sente que está sendo lesada, ou vizinhos achem injusta a operação de compartilhamento).
Nem todas as operadoras divulgam o valor da multa para o “gato de internet” no contrato de adesão, porém, das maiores do país, GVT e Vivo informam que o assinante que comercializar o sinal pode pagar multa de R$ 5.000 e R$ 10 mil, respectivamente. Net e Oi Velox não especificam valores, apesar de ratificarem no contrato que é ilegal compartilhar e comercializar internet.
CERCA DE 2O DEPUTADOS FORMA COMISSÃO E COMPRA BRIGA DOS AGENTES DE SAÚDE
Deputados esperam que governo edite MP sobre piso dos agentes de saúde
Mandetta: é preciso pressionar o governo para regulamentar o piso. |
Deputados da Comissão de Seguridade Social e Família vão se reunir com representantes dos ministérios da Saúde, do Planejamento e da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República para tratar do piso salarial dos agentes comunitários de saúde. Na reunião, prevista para 21 de agosto, será discutida a publicação de uma medida provisória para regulamentar o piso nacional da categoria.
Hoje, o governo federal repassa aos municípios R$ 857 por agente de saúde. Isso equivale a quase um salário mínimo e meio. Os agentes reivindicam o piso de dois salários mínimos (R$ 1.244).
Do valor que a União destina aos municípios para o pagamento dos agentes de saúde, em alguns casos o prefeito repassa o dinheiro integralmente a esses trabalhadores. Em outros, até completa para chegar a dois salários mínimos. Porém, há prefeitos que descontam vários encargos e repassam aos agentes de saúde menos do que um salário mínimo.
Um dos objetivos da regulamentação do piso é evitar o desvio para outras finalidades dos recursos repassados pelo governo federal aos municípios.
O presidente da Comissão de Seguridade, deputado Mandetta (DEM-MS), destaca que deputados de vários partidos são favoráveis à definição do piso salarial dos agentes de saúde. Ele afirma que, agora, é preciso pressionar o governo federal para que edite uma medida provisória sobre o tema.
"Nós queremos, no dia 21 de agosto, sentar em uma mesa já com os três ministérios: das Relações Institucionais, do Planejamento e da Saúde, para que não haja mais o jogo de empurra”, disse o deputado. “A comissão se sensibilizou [com a mobilização dos agentes] e tomou para si a tarefa de mediar esse diálogo.”
Projeto aguarda votação
Uma comissão especial da Câmara aprovou no ano passado um substitutivo ao projeto que regulamenta as atividades dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias (PL 7495/06). O texto aprovado prevê um aumento progressivo do piso, até chegar a dois salários mínimos em 2015.
Essa proposta está pronta para ser votada no Plenário. No entanto, como o texto implica aumento de despesas orçamentárias, os deputados da comissão esperam que o Executivo envie uma medida provisória ou projeto de lei sobre o tema.
O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, deputado Domingos Dutra (PT-MA), foi o relator da proposta aprovada na comissão especial. Para ele, os agentes de saúde precisam ser valorizados. “São eles que ajudam a população a se prevenir das mais diversas doenças.”
A presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, Ruth Brilhante, afirma que a categoria vai continuar mobilizada até conseguir seu objetivo: “Não vamos nos afastar do Congresso. Vamos estar junto com os deputados, buscando e cobrando a regulamentação do piso.”
A criação de um piso salarial nacional para os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias está prevista na Emenda Constitucional 63, de 2010. A emenda estabelece que uma lei federal definirá o regime jurídico, o piso, as diretrizes para os planos de carreira e a regulamentação das atividades da categoria. Segundo essa emenda, caberá à União prestar assistência financeira complementar aos estados e aos municípios para o cumprimento do piso salarial.
Salvador sedia lançamento do Programa de Voluntariado para Copa 2014
A capital baiana sediará o evento oficial da Federação Internacional de Futebol (Fifa) para o lançamento do Programa de Voluntariado da Copa do Mundo no Brasil em 2014, nesta terça-feira (21), a partir das 9h. O evento será realizado no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador, com a presença do governador Jaques Wagner. O lançamento irá marcar a abertura das inscrições do projeto, que irão ocorrer através do site fifa.com, e detalhar o processo de seleção, que envolverá milhares de brasileiros e estrangeiros na realização da Copa das Confederações 2013 e do Mundial de 2014
Fonte Bahia Noticia.
Fonte Bahia Noticia.
18 agosto 2012
ATENÇÃO AGENTES: OFICINA SOBRE ABORDAGEM E ENFRENTAMENTO DA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NA SAÚDE DE SALVADOR”
O que: oficina
Quando: 21 e 23 agosto de 2012
Local: HOTEL MONTE PASCOAL: Av. Oceânica, 591
- Barra - Cep: 40.170-010 - Entre o cristo e o Farol da Barra, ao lado do
Barra Center (É um hotel com detalhes coloridos, na orla mesmo).
Horário: 08 às 18h
Para Quem: Agentes Comunitários de Endemia e
Supervisores.
Objetivo: Desenvolver estratégias, discussão
de conteúdo e o exercício de posturas para identificação, prevenção e combate
da intolerância religiosa na saúde.
N° de vagas: 40 por dia – 80 no total Maiores informações para inscrições: 3186-1103
Promoção: Assessoria de Promoção da Equidade
Racial em Saúde;
Apoio: COSAM/ CCZ
17 agosto 2012
Proposta no Senado acaba com remuneração de vereadores em 90% dos municípios do país
O fim do pagamento da remuneração de vereador em municípios com até 50 mil habitantes é o objetivo de proposta de emenda à Constituição (PEC) em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). De autoria do senador Cyro Miranda (PSDB-GO), o texto foi subscrito por outros 30 parlamentares. Se aprovada pelo Congresso Nacional, a proposição deverá atingir cerca de 90% das câmaras municipais do país. Além disso, a PEC limita o total da despesa das câmaras de vereadores dessas cidades a no máximo 3,5% da arrecadação municipal. “Estamos seguros de que sua adoção causará impactos positivos consideráveis, tendo em vista que 89,41% dos municípios brasileiros possuem até 50 mil habitantes. Dessa forma, pouco mais de 600 municípios brasileiros continuarão a remunerar seus vereadores”, argumenta o senador. (Jornal do Senado)
Fonte:Politica Livre
DILMA VISITARÁ MUTIRÃO DE CATARATA EM SERRINHA
Programa 'Saúde em Movimento' será federal | Max Haack / Ag. Haack / B
A presidente Dilma Rousseff visitará o município de Serrinha, no nordeste baiano, na próxima sexta-feira (24). A líder nacional irá participar do mutirão de cirurgia de catarata promovido pelo projeto Saúde em Movimento, do governo estadual. Dilma pretende aproveitar a oportunidade para conhecer a iniciativa de perto e transformá-la em uma ação federal, assim como fez com o programa Água Para Todos. Segundo dados do Ministério da Saúde, há aproximadamente 350 mil brasileiros com cegueira causada pela doença e a incidência estimada de 120 mil novos casos por ano. O Saúde em Movimento teve início em setembro de 2009 e já realizou 318.040 consultas oftalmológicas e 83.176 cirurgias de catarata no estado. O atendimento é prioritário para idosos a partir de 60 anos de idade com catarata senil, usuários com catarata traumática ou congênita e matriculados no Programa Todos pela Alfabetização (Topa). A ação conta com uma equipe de oftalmologia, composta por cerca de 70 profissionais, e oferece aos pacientes, além da operação, todos os exames pré e pós-operatórios e o colírio que é utilizado nos primeiros 15 dias após o procedimento. Para a etapa da microrregião de Serrinha, estão previstas 7 mil consultas.
Fonte:Bahia Noticia
Fonte:Bahia Noticia
16 agosto 2012
Salvador será palco da abertura da Campanha de Multivacinação
O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, estará neste sábado em
Salvador para lançar a Campanha Nacional de Multivacinação. O evento
será realizado às 08h30, no 9º Centro de Saúde Professor Sabino Silva,
Nordeste de Amaralina, também com a presença dos secretários Jorge
Solla e Tatiana Paraíso. Na ocasião, as crianças contarão com uma
programação especial na Rua Reinaldo de Matos, onde está localizada a
unidade de saúde.
O objetivo principal da campanha é estimular pais e responsáveis para
que levem as crianças menores de 05 anos aos postos de saúde e
atualizem as cadernetas de vacinação. A intensificação acontece de 18
a 24 de agosto em todos os postos de saúde do município, das 08 às 17
horas (com exceção do domingo).
O Ministério da Saúde determinou a inclusão de duas novas vacinas no
calendário básico de vacinação das crianças. A antiga Tetravalente
será substituída pela Pentavalente que reúne em uma única vacina a
proteção contra 05 doenças: difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus
influenzae tipo b (bactéria que pode causar meningite bacteriana) e
hepatite b.
Já a Vacina Inativada da Poliomielite (VIP), é mais um imunobiológico
que está sendo introduzido visando a transição para a erradicação
mundial da paralisia infantil. Injetável, a VIP será utilizada num
esquema sequencial junto com a Vacina Oral da Poliomielite (VOP), as
conhecidas gotinhas. Este novo modelo diminui o número de injeções
aplicadas em um mesmo momento, facilitando a administração da vacina,
além de reduzir a dor, o medo da criança e a quantidade de idas às
unidades de saúde.
Outra ação importante será a oferta da vitamina A para crianças a
partir de 6 meses e até menores de (5) cinco anos. O uso da Vitamina A
na suplementação na saúde das crianças, ajuda na prevenção da
deficiência de vitamina A (Hipovitaminose A), redução do risco de
morbidades e mortalidade infantil, potencializando, com isso, o pleno
desenvolvimento das crianças.
PACIENTE PRECISA DE DOADORES DE SANGUE
Familiares de Tiago vilas boas oliveira Araujo pede a
colaboração para que possíveis doadores de sangue compareçam ao Banco de
Sangue do Hospital São Rafael.
Tiago será submetido à
cirurgia. Os voluntários devem informar que está doando em nome de Tiago vilas boas oliveira Araujo, não
importando o tipo sanguíneo.
Lembramos que por lei no
dia da doação o doador devidamente atestado estará liberado do trabalho.
15 agosto 2012
Agentes de saúde e de combate as endemias realizam eleição sindical
A disputa pelo sindicato aconteceu até ás 17h desta quarta
Eleição para novo presidente do Sacema(Fotos: Portal Infonet) |
Durante toda esta quarta-feira, 15, acontece a eleição para a disputa do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias do Município de Aracaju (Sacema). Duas chapas concorrem ao pleito, Renova Já com Carlos Augusto Conceição e Pelo Compromisso e Pela Luta com Helenildes Gomes.
De acordo com o presidente da comissão eleitoral, Aterciano Alves, 531 pessoas estão aptas para a participar da votação. A expectativa é que ás 18h desta quarta-feira, 15, seja divulgado o resultado da eleição.
“A eleição significa a reestruturação do sindicato, todo o processo ocorreu de forma pacifica com uma assembleia que foi realizada no mês passado onde ficou aberto o processo de eleição e inscrição das chapas. A minha expectativa é poder ficar a frente do sindicato durante estes quatros anos e poder contribuir com a experiência de luta e conquistas que adquirir nestes 10 meses que assumi o sindicato”, fala Helenildes Gomes.
Helenildes e Carlos Augusto disputam eleição no Sacema |
Para Carlos Augusto o sindicato precisa estabelecer bandeiras de luta. “Nós passamos alguns anos com a categoria desacreditada, e hoje estamos vendo a categoria participando do processo eleitoral. É hora de reunir uma categoria forte que luta não somente por fardamento, mas por uma construção da organização política dos agentes de saúde e de endemias”, relata.
Por Kátia Susanna
ELEIÇÕES EM SALVADOR-BA FIQUEM ATENTOS
Aqui em Salvador as disputas serão no ano que vem, em Setembro Eleição do Sindacs-BA e em Dezembro no Sindseps, portanto quem quiser disputar a diretoria dessas entidas bastam filiar-se um ano antes da eleições para poder ter o direito de ser votado, caso a entidade desfilie o trabalhador e deixe de descontar em seu contra-cheque, vocês podem pagar o percentual em juízo, alias não sabemos porque alguns diretores da AACES foram desfiliados de uma entidade sem pedir, porque será ? estamos de olho cara pálidas, somos agentes de saúde e não desistimos nunca, mas temos muitos trabalhos com a AACES podem ficar tranquilos.
DEPUTADOS ESPERAM QUE GOVERNO EDITE MP SOBRE PISO DOS AGENTES DE SAÚDE
Mandetta: é preciso pressionar o governo para regulamentar o piso. |
Hoje, o governo federal repassa aos municípios R$ 857 por agente de saúde. Isso equivale a quase um salário mínimo e meio. Os agentes reivindicam o piso de dois salários mínimos (R$ 1.244).
Do valor que a União destina aos municípios para o pagamento dos agentes de saúde, em alguns casos o prefeito repassa o dinheiro integralmente a esses trabalhadores. Em outros, até completa para chegar a dois salários mínimos. Porém, há prefeitos que descontam vários encargos e repassam aos agentes de saúde menos do que um salário mínimo.
Um dos objetivos da regulamentação do piso é evitar o desvio para outras finalidades dos recursos repassados pelo governo federal aos municípios.
O presidente da Comissão de Seguridade, deputado Mandetta (DEM-MS), destaca que deputados de vários partidos são favoráveis à definição do piso salarial dos agentes de saúde. Ele afirma que, agora, é preciso pressionar o governo federal para que edite uma medida provisória sobre o tema.
"Nós queremos, no dia 21 de agosto, sentar em uma mesa já com os três ministérios: das Relações Institucionais, do Planejamento e da Saúde, para que não haja mais o jogo de empurra”, disse o deputado. “A comissão se sensibilizou [com a mobilização dos agentes] e tomou para si a tarefa de mediar esse diálogo.”
Projeto aguarda votação
Uma comissão especial da Câmara aprovou no ano passado um substitutivo ao projeto que regulamenta as atividades dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias (PL 7495/06). O texto aprovado prevê um aumento progressivo do piso, até chegar a dois salários mínimos em 2015.
Essa proposta está pronta para ser votada no Plenário. No entanto, como o texto implica aumento de despesas orçamentárias, os deputados da comissão esperam que o Executivo envie uma medida provisória ou projeto de lei sobre o tema.
O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, deputado Domingos Dutra (PT-MA), foi o relator da proposta aprovada na comissão especial. Para ele, os agentes de saúde precisam ser valorizados. “São eles que ajudam a população a se prevenir das mais diversas doenças.”
A presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, Ruth Brilhante, afirma que a categoria vai continuar mobilizada até conseguir seu objetivo: “Não vamos nos afastar do Congresso. Vamos estar junto com os deputados, buscando e cobrando a regulamentação do piso.”
A criação de um piso salarial nacional para os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias está prevista na Emenda Constitucional 63, de 2010. A emenda estabelece que uma lei federal definirá o regime jurídico, o piso, as diretrizes para os planos de carreira e a regulamentação das atividades da categoria. Segundo essa emenda, caberá à União prestar assistência financeira complementar aos estados e aos municípios para o cumprimento do piso salarial.
Íntegra da proposta:
Edição – Pierre Triboli
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura
Fonte: 'Agência Câmara de Notícias'
14 agosto 2012
ATENÇÃO COLEGAS TEM GENTE QUERENDO ATRAPALHAR O NOSSO PROJETO PILOTO
Os trabalhadores merecem respeito |
Temos a certeza que os
agentes de combate a dengue que há muitos anos vinham sofrendo em sua
metodologia de trabalho, hoje vivem outra realidade onde a satisfação e a
dedicação é outra, só que isso vem incomodando muita gente do contra que sai
por ai com pele de cordeiro, mas são verdadeiros lobos, espalhando mentiras que podem atrapalhar
e confundir os trabalhadores.
Já recebemos diversas
denuncias nesse sentido, portanto gostaríamos de pedir encarecidamente a vocês
colegas, chefias, que nos ajude e não atrapalhe, afinal são quase 1.400 agentes
que estão tendo a oportunidade de trabalhar ininterruptamente e sem horários nos
Fad, 1 e 3, e só quem passou por isso sabe das dificuldades que viveu
profissionalmente, então a AACES pede pelo amor de DEUS que quem não puder
ajudar não venha tentar atrapalhar o projeto piloto. Tem mais, desconfie de
reuniões sem a presença de membros da AACES, e não acredite em informações
distorcidas do tipo: o projeto é com uma produção de 30 casas trabalhadas,
que vamos trabalhar aos sábados de graça, que vai descontar ticket, etc. Infelizmente a ciência ainda não
conseguiu realizar transplante de cotovelo, o projeto já está implantado e é
fato, quem é a favor ajuda, quem não é critica.
Associação dos Agentes de Saúde de Salvador.
Revejam as fotos das lutas abaixo em mais informações:
RESULTADO DOS TRABALHOS DOS ACE FORAM POSITIVOS VEJAM OS ÍNDICES
Click na imagem para ampliar
Nova inspeção em mais
de 43 mil imóveis em Salvador indica que o Índice de Infestação Predial (IIP)
caiu de 4,2 para 3,8%, de maio para julho deste ano.
De acordo com
classificação do Ministério da Saúde, o município possui agora médio risco para
ocorrência de epidemia da dengue (de 1 a 3,9%). Essa redução se deve, em grande
parte, pela diminuição da incidência de larvas do mosquito Aedes Aegypti em
tanques e tonéis. Já que no LIRAa de maio/12, a taxa de criadouros nesses
recipientes era de 38% e agora, é de 35,1%. Os vasos, pratos de plantas e
objetos religiosos vêm em seguida, com 25,7% de Índice por Tipo Recipiente
(ITR).
Os bairros que fazem parte dos Distritos Sanitários
São Caetano/Valéria, Subúrbio Ferroviário, Pau da Lima e Boca do Rio ainda se
configuram como áreas prioritárias de cuidados,
já que os índices de contaminação nessas regiões continuam altos.
O terceiro Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa) de 2012 foi realizado entre os dias 16 e 20 de julho. O objetivo do estudo é diagnosticar a real situação na cidade e subsidiar as ações de combate ao mosquito causador da dengue.
Medidas – A prevenção é um fator determinante para a redução dos casos da dengue. Por isso, a população não deve se descuidar ao permitir a presença dos depósitos dentro dos próprios domicílios. Os recipientes que permitem a concentração de água, como garrafas, latas e pneus, devem ser monitorados periodicamente.
O Disque Saúde 160 também é uma ferramenta que deve ser utilizada pela população para denuncias de focos do mosquito, e solicitações de visitas dos agentes de combate às endemias.
O terceiro Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa) de 2012 foi realizado entre os dias 16 e 20 de julho. O objetivo do estudo é diagnosticar a real situação na cidade e subsidiar as ações de combate ao mosquito causador da dengue.
Medidas – A prevenção é um fator determinante para a redução dos casos da dengue. Por isso, a população não deve se descuidar ao permitir a presença dos depósitos dentro dos próprios domicílios. Os recipientes que permitem a concentração de água, como garrafas, latas e pneus, devem ser monitorados periodicamente.
O Disque Saúde 160 também é uma ferramenta que deve ser utilizada pela população para denuncias de focos do mosquito, e solicitações de visitas dos agentes de combate às endemias.
Fonte: SMS
SAJ: Câmara aprova por unanimidade incentivos fiscais R$ 871 para agentes de Saúde
Projeto de Lei nº 16 de 2 de agosto de 2012, de autoria do Executivo Municipal, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores na sessão desta segunda-feira, dia 13, na Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus. O projeto beneficia diretamente os Agentes Comunitários de Saúde. Assim, os agentes de Saúde receberão incentivosfinanceiros retroativos aos anos de 2011 e 2012. O incentivo instituído pelo Ministério da Saúde, conforme Portaria nº 1761/2007, é destinado às estratégias para implantação e execução do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e não integra o piso salarial.
Com a aprovação da lei, a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus adquire regulamentação legal para o pagamento do incentivo aos agentes comunitários de saúde, não havendo qualquer justificativa, portanto, para a retenção destes valores pelo município. O projeto de Lei que visa beneficiar os agentes comunitários de Saúde foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária desta segunda-feira (13) e autoriza o município a repassar aos agentes de Saúde um incentivo financeiro de R$ 871, repassado ao município pelo Governo Federal. Oferecer melhores condições de salário para que o agente comunitário de saúde possa ter uma vida mais segura. É o que espera o Ministério da Saúde ao aumentar os recursos repassados aos municípios que pagam os salários dos profissionais que atuam junto às equipes de Saúde da Família. Para a vice-presidente daAssociação dos Agentes Comunitários de Saúde, Marizete de Melo, esse incentivo é o reconhecimento pelo trabalho da categoria. “Agradecemos aos vereadores pela aprovação desse projeto. Agora temos um direito e é o reconhecimentos do nosso trabalho, que promove saúde e diminui riscos à população no município e no Brasil inteiro”, salientou. Os agentes comunitários de Saúde visitam mensalmente as famílias e fazem atividades de prevenção de doenças com os moradores, acompanham gestantes, idosos e crianças e dão orientações básicas de higiene.
13 agosto 2012
NOVIDADES SOBRE O PISO NACIONAL
Segundo Padilha, não haverá uma proposta do Ministério da Saúde, mas sim uma proposta do governo que será amadurecida como proposta que possa ser viabilizada. Ele descartou a inclusão do pleito dos ACS no restante da negociação do movimento grevista “Não queremos que o movimento de greve se perpetue. Nós vamos construir uma proposta que é de governo, sei que temos prazos para cumprir e não queremos que o impasse continue”, disse o ministro.
Divulgação |
O deputado Mandetta elogiou o comportamento conciliador do movimento dos ACS, porém alertou que a candura e lealdade demonstrada pela categoria ao longo do período de negociações também está chegando ao seu limite de prazo de validade. “Uma greve seria extremamente penosa para todos, mesmo porque é totalmente desnecessária uma greve por negociação”, ponderou. Na presidência da Comissão de Seguridade Social e Família, Mandetta disse que vai encaminhar um documento dirigido ao ministério da saúde e à Confederação Nacional dos Municípios informando o total apoio dos parlamentares à categoria, designando ainda parlamentares para fazer parte da mesa de negociações.
Fonte: http://www.midiamax.com
ATENÇÃO ESCLARECIMENTO SOBRE O PROJETO PILOTO
A AACES esclarece que o horário do projeto piloto é das 7:30 ás 13:30, em casos de pendência alta a chefia imediata de acordo ao planejamento das informações dos imóveis fechados Ex: pela tarde, poderá colocar sua equipe para trabalhar das 11:00 ás 17:00, vale ressaltar que esse segundo horário alternativo só poderá ser exigido dos agentes se tiver motivos.
APOSENTADORIA ESPECIAL PARA OS AGENTES DE SAÚDE
Valtenir Pereira do PSB |
O deputado federal Valtenir Pereira protocolou, na última quinta-feira (9), no Senado Federal, um Projeto de Lei Complementar que altera a Lei nº 8.213/91 que dispõe sobre o plano de aposentadoria especial.
O parlamentar sugere alteração no
texto do art. 57 da referida Lei. Valtenir propõe aposentadoria especial após
vinte anos de trabalho ao
agente comunitário de saúde e ao agente de combate às endemias.
Segundo a nova redação, a
aposentadoria especial será devida a qualquer segurado que tiver trabalhado
sujeito à condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física
durante 15, 20 ou 25 anos, conforme Lei específica.
O socialista argumenta que é
necessário reconhecer nas funções desempenhadas pelo Agente Comunitário de
Saúde e pelo Agente de Combate às Endemias um típico caso de atividade exercida
sob condições especiais que prejudicam a saúde ou a integridade física.
Segundo ele, esses profissionais
trabalham constantemente com o manuseio de substâncias químicas
reconhecidamente nocivas à saúde, durante os procedimentos de combate às
endemias, aliado à exposição diuturna a doenças infectocontagiosas, por ocasião
das visitas e avaliações. A esse quadro soma-se ainda a insalubridade inerente
à atividade, mediante exposição ao sol, riscos do trabalho diário em ambiente
externo, entre outros fatores. "Não por acaso, já existem municípios no
país que reconhecem o direito ao pagamento de adicional por insalubridade a
esses trabalhadores", esclarece Valtenir.
Ministério
da Saúde
Nesta mesma data, Valtenir
Pereira requereu informações ao ministro da Saúde sobre o efetivo cumprimento
da Emenda Constitucional nº 51/06 por parte dos Chefes dos Poderes Executivos
Municipais. De acordo com
esta Emenda, os gestores do sistema único de saúde poderão admitir agentes
comunitários de saúde e agentes de combate às endemias por meio de processo seletivo
público, de acordo com a natureza e complexidade de suas atribuições e
requisitos específicos para sua atuação.
A Emenda à Constituição ainda
versa que os profissionais que desempenharem as atividades de agente
comunitário de saúde ou de agente de combate às endemias na data de promulgação
desta Emenda, ficam dispensados de se submeter ao processo seletivo público,
desde que tenham sido contratados a partir de anterior processo de Seleção
Pública efetuado por órgãos ou entes da administração direta ou indireta de
Estado, Distrito Federal ou Município ou por outras instituições com a efetiva
supervisão e autorização da administração direta dos entes da federação.
"A
valorização e a priorização desses profissionais, fazem do SUS o maior plano de
saúde do mundo", ressaltou o deputado no requerimento.
Assinar:
Postagens (Atom)