28 setembro 2012

Atenção colegas I Jornada Baiana de Manejo Clínico e Diagnóstico Diferencial da Leptospirose



Acontece nos dias 27 e 28 de setembro, no Hotel Villa Velha (Vitória), a I Jornada Baiana de Manejo Clínico e Diagnóstico Diferencial da Leptospirose, com o objetivo de atualizar e formar profissionais de referência para o diagnóstico e tratamento da doença no estado.
Nesta quinta-feira, as atividades serão abertas a partir das 9 horas com a presença da médica sanitarista Jesuína Castro, da Diretoria de Vigilância Epidemiológica - Divep, Fátima Rocha, da Coordenação de Urgência e Emergência de Secretaria Municipal da Saúde e Adielma Nizarala, da Câmara Técnica de Infectologia. No dia 28, a partir das 8h30, os temas debatidos com o médico Guilherme Ribeiro, da Fundação Oswaldo Cruz, serão os aspectos epidemiológicos e o diagnóstico da Leptospirose em Salvador.

A doença - A leptospirose é uma doença aguda, com alta incidência associada às condições de pobreza e variações sazonais. É causada por uma bactéria (leptospira) transmitida pelo contato com água contaminada pela urina do rato. Segundo dados do Ministério da Saúde, a leptospirose representa a 6ª causa de morte entre as doenças infecciosas. Em 2012, foram notificados 177 casos da doença no estado da Bahia com 8 óbitos. Destes, 84 foram notificados em Salvador, sendo que, 42% tiveram o seu diagnóstico confirmado, resultando em um coeficiente de incidência de 1,1 caso a cada 100.000 habitantes.

Como evitar a doença:

1. Evitar a presença de ratos, mantendo o lixo em sacos plásticos fechados, terrenos baldios e margens de córregos limpos e evitando acúmulo de entulhos em áreas próximas às residências;

2. Evitar contato com áreas alagadas e quando isso não for possível, utilizar botas de borracha ou sacos plásticos presos às mãos e aos pés;

3. Se houver contato com água ou lama, lavar bem a pele com água limpa e sabão;

4. Após contato com áreas alagadas sem proteção, se começar a apresentar sintomas como febre, dor de cabeça e dores musculares, o paciente deve procurar o serviço de saúde e informar ao médico sobre o contato.

Fonte: Portal SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir