27 julho 2022

AACES: CHAPA 01 " RESPEITE A ONDE A GENTE CHEGOU" Vence as eleições

 


A eleição foi realizada comprometendo-se em cumprir as determinações estatutárias da Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador –BA e envidar todos esforços no sentido de empenhadamente organizar a sua classe, buscando realizar todas as iniciativas necessárias para melhoria de todas as atividades cabíveis a instituição.



Foram eleitos com 99% dos votos validos  apurados nas urnas pelos presentes na Assembleia de eleição e posse da nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal, da Associação dos Agentes Comunitários e de Combate as Endemias de Salvador - Ba) para o quinquênio de 2022/2027, vejam abaixo   Os eleitos:



DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente: Enadio Nunes Pinto

Vice-presidente: Josué Sousa Ferreira

Secretário Geral: Cleber Mascarenhas Bispo

Tesoureiro: Genario Bispo dos Santos

2º Tesoureiro: Ricardo Cerqueira

Diretor de Patrimônio e Adm: Washington Pereira Ramos

Diretor de Políticas Sociais e Mobilização: Emerson Oliveira da Silva

Diretor de Comunicação: Ana Lice  Costa Mascarenhas.

Diretor Jurídico:  Valdilene Santos Lima.

Diretor de Gênero e Raça: Aline dos Santos Oliveira

Diretor de Esporte Cultura e Lazer:  Arivaldo Moreira Silva



CONS. FISCAL

1º Neilton Souza Vieira

2º Cassia Moreira Dias

3º Ozidelia Lins dos Santos



SUPLENTES


1º Ubiratan Azevedo dos Santos

2º Ineildes de Matos Queiroz

3º Maria Nilza do Desterro Costa.








25 julho 2022

AACES: Processo eleitoral continua

Seguindo  os ritos do estatuto da AACES a comissão eleitoral informou que hoje 25 de Julho de  2022 ás 17:30  só houve uma chapa inscrita com o nome " RESPEITE A ONDE  A GENTE CHEGOU"  CHAPA 01, as  inscrições  das chapas começou no dia 21 de Julho das 08: as 17 horas, na Rua do Salete nº 54, Barris Salvador Ba, e teve o prazo de 05 (cinco) dias corridos, a contar do dia da publicação deste edital, ou seja foram 05 cinco dias para inscrição de chapas, além de ser publicado no meio de comunicação da entidade, também foi publicado o edital no jornal correio da Bahia no dia 21 de Julho, seguindo o estatuto.

Locais de votação será na Rua do Salete nº 54, Barris Salvador Ba com uma urna fixa, e outra urna volante visitando os P.A,s (Ponto de Apoios) e Unidades de Saúde de Salvador.


Vejam os membros da chapa 01 abaixo:

CÉDULA DE VOTAÇÃO

ASSOCIAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS E DE ENDEMIAS DE SALVADOR – BA

Quinquênio 2022 -2027.

 

 

 

CHAPA 01

(   )

 

 

DIRETORIA EXECUTIVA

CONS. FISCAL

Presidente: Enadio Nunes

 Pinto

Vice-presidente: Josué Sousa Ferreira

Secretário Geral: Cleber Mascarenhas Bispo

Tesoureiro: Genario Bispo dos Santos

2º Tesoureiro: Ricardo Cerqueira

Diretor de Patrimônio e Adm: Washington Pereira Ramos

Diretor de Políticas Sociais e Mobilização: Emerson Oliveira da Silva

Diretor de Comunicação: Ana Lice  Costa Mascarenhas.

Diretor Jurídico:  Valdilene Santos Lima.

Diretor de Gênero e Raça: Aline dos Santos Oliveira

Diretor de Esporte Cultura e Lazer:  Arivaldo Moreira Silva

 

1º Neilton Souza Vieira

2º Cassia Moreira Dias

3º Ozidelia Lins dos Santos

 

SUPLENTES

1º Ubiratan Azevedo dos Santos

2º Ineildes de Matos Queiroz

3º Maria Nilza do Desterro Costa

 

________________________             __________________              ___________________

         Presidente da mesa                                     Secretário                                        Suplente

 

23 julho 2022

AACES: Atenção ACS e ACE que estão sem receber insalubridade não perca tempo e dinheiro

 


Depois da promulgação da Emenda Constitucional nº 120 os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias terão direito, em razão dos riscos inerentes às funções desempenhadas, ao adicional de insalubridade.

Então os colegas que estão sem receber não devem perder nem tempo nem dinheiro, dirija-se a sede da sua Associação AACES rua do Salete numero 54 Barris ao lado da faculdade Visconde de Cairu tel 3561 3599, para fazer o requerimento administrativo o mais rápido possível, trazer os documentos pessoais RG, CPF e os números de protocolos de processos anteriores..

Atendimento quartas e quintas das 9 as 17 horas.

AACES: Gestão apresenta proposta indecente para agentes de saúde de Salvador


Em reunião muito desgastante Unicidade recebe proposta indecente onde congela a gratificação de competência, diminui insalubridade em 50% e congela os avanços de níveis do vencimento a cada 2 anos. 
O que nos resta é lutar para termos uma proposta  melhor, em breve data de uma assembleia para mostramos que não aceitamos essa proposta, só depende de nós, somos mais de 3 mil agentes de saúde vamos lutar e vencer, nós da UNICIDADE acreditamos e você? 

 

21 julho 2022

AACES: Infelizmente Nosso projeto foi vetado pelo prefeito Bruno Reis, mas a luta continua

Depois de muita luta hoje 21/07 nas ruas de Salvador, vem uma noticia triste, o prefeito Bruno Reis vetou o art. 3º da lei complementar 082/2022 que garantia o nosso vencimento de R$ 2.424,00 e todas as nossa gratificações.
O que fazer agora? A unicidade já começou a articulação com os vereadores para a derrubada do veto, teremos um grande trabalho pela frente de convencimento, até porque a maioria dos Edis são da base do governo, mas não podemos desanimar e continuar a lutar...
Vejam a lei abaixo: 

LEI COMPLEMENTAR Nº 082/2022 
Dispõe sobre a avaliação prevista nos artigos 34 da Lei nº 7.867, de 12 de julho de 2010, e 48 da Lei nº 8.629, de 14 de julho de 2014, e dá outras providências. 

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DO SALVADOR, CAPITAL DO ESTADO DA BAHIA, Faço saber que a Câmara Municipal decreta e eu sanciono a seguinte Lei: 

Art. 1º A Administração Municipal promoverá a avaliação de que tratam os artigos 34 da Lei nº 7.867, de 12 de julho de 2010, e 48 da Lei nº 8.629, de 14 de julho de 2014, referente ao interstício subsequente ao que fora objeto da concessão, na forma da legislação vigente, até o último dia útil de fevereiro de 2023, conforme regulamentação específica. 
§ 1º Caso a Administração Municipal não promova a Avaliação de Desempenho no prazo estabelecido, será concedida a progressão referente ao interstício de que trata o caput deste artigo, na competência do mês março de 2023. 
§ 2º A progressão de que trata o § 1º deste artigo permitirá ao servidor, ativo e em efetivo exercício, durante todo o período referente ao interstício de que trata o caput, a passagem de 01 (um) nível para o imediatamente superior. 
§ 3º A hipótese do § 1º não será aplicada aos servidores que já tenham implementada a progressão referente ao interstício de que trata o caput deste artigo, incluindo aqueles beneficiados com a antecipação da progressão decorrente da aprovação formal no estágio probatório. 
§ 4º A progressão prevista no § 1º será devida ao servidor ativo e em efeito exercício na data da publicação desta Lei e que não tenha sofrido pena disciplinar de suspensão no mesmo interstício no qual deveria ter sido avaliado. 

Art. 2º O Adicional de Incentivo à Prevenção e Educação no Trânsito, previsto no art. 102-A da Lei Complementar nº 01, de 15 de março de 1991, estende-se ao empregado público à disposição da Superintendência de Trânsito do Salvador - Transalvador e da Secretaria Municipal de Mobilidade - SEMOB, aplicando-se a este a regra de pagamento prevista no § 1º do art. 102-A, no que couber. 

Art. 3º V E T A D O.  Esse seria no nosso projeto.





Art. 4º Fica instituído que os auxílios alimentação e fardamento dos servidores em mandato classista serão pagos normalmente como aos demais servidores. 

Art. 5º Fica alterado o quadro de vencimento de Funções de Confiança dos órgãos e entidades da Administração, previsto na Lei nº 8.629, de 14 de julho de 2014, Anexo VII, que passa a vigorar na forma do Anexo I desta Lei. 

Art. 6º Ficam reajustados no percentual de 6% (seis por cento) os Vencimentos dos cargos em comissão e da gratificação pelo exercício de função de confiança, fixados na Lei nº 8.722, de 22 de dezembro de 2014, na forma do Anexo II desta Lei. 

Art. 7º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 GABINETE DO PREFEITO DO MUNICÍPIO DO SALVADOR, em 21 de julho de 2022. 

BRUNO SOARES REIS 
Prefeito 

AACES: Assembleia de demonstração de luta e muita garra, parabéns a nossa categoria



Na manha de hoje 21/07 os agentes de saúde de Salvador, atendeu o chamado da AACES e da UNICIDADE numa demonstração de luta e muita garra numa assembleia maravilhosa.
Na oportunidade foi explicado e lido o projeto de lei complementar que reajusta o nosso vencimento em R$ 2.424,00 e todas as gratificações, como também que o nosso projeto seria publicado em outra mensagem.

Após a assembleia uma caminhada até a porta da prefeitura cobrando de Bruno Reis o sancionamento do projeto de lei da nossa emenda constitucional.







AACES: Deram um golpe em nossa categoria, nosso projeto não foi vetado porque nem lá chegou, por isso palavra de ordem é revolta




Vejam os documentos oficiais da câmara de vereadores acima

 Nossa categoria foi fortemente golpeada com um diário oficial extra onde foi retirado e substituído o art. 3° que dizia ( O vencimento inicial dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate ás endemias no município de Salvador não será inferior a 02 salários mínimos, garantidas as atuais vantagens e gratificações percebidas.)

Como isso nos foi garantido, fizemos a Live no dia 19 de Julho comemorando, mais forças ocultas no caminho entre câmara de vereadores e prefeitura  nos lesou, mas vamos descobrir, porque com DEUS NA FRENTE NINGUÉM VAI ATRAPALHAR A GENTE.

E antes que alguém sai por aí semeando a discórdia, dizendo que foi encenação ou mentira da UNICIDADE, aí está a prova que o nosso reajuste estava sim dentro do projeto na câmara de vereadores, não só ele mas a justificativa retratando a Emenda Constitucional 120 onde diz:

" A referida emenda objetiva adequar o projeto ao texto Constitucional Federal de 1988, art. 198 com redação conferida pela Emenda Constitucional nº 120 de 05 de Maio de 2022, uma vez que a não aplicação do preceito constitucional viola direitos basilares dos trabalhadores."

Diante dessa falta de respeito com a nossa categoria, temos todos os motivos para irmos hoje 21 de Julho as 8 horas da manha para assembleia no campo grande, ficarmos sabendo de mais informações e lutarmos pelo que é nosso de direito R$ 2.424,00 e todas as gratificações ja!

Vejam os documentos oficiais da câmara de vereadores acima

 

AACES: EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA DE ELEIÇÃO E POSSE

 

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA DE ELEIÇÃO E POSSE

 

O Presidente da Associação dos Agentes Comunitários e de Combate as Endemias de Salvador - Ba), no uso das atribuições que lhe confere o Estatuto Social, convoca os associados (as) para:

1-    Assembleia de eleição e posse da nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal, da Associação dos Agentes Comunitários e de Combate as Endemias de Salvador - Ba) para o quinquênio de 2022/2027 da nova diretoria que acontecerá dia 26 de Julho de 2022 das 08: as 17 horas.

2-    As Inscrição das chapas acontecerão no dia 21 de Julho das 08: as 17 horas, na Rua do Salete nº 54, Barris Salvador Ba, e terão o prazo de 05 (cinco) dias corridos, a contar do dia da publicação deste edital.

3-    Locais de votação será na Rua do Salete nº 54, Barris Salvador Ba com uma urna fixa, e outra urna volante visitando os P.A,s (Ponto de Apoios) e Unidades de Saúde de Salvador.

                                                                          

 

                                                                           Salvador, 21 de Julho de 2022.

 

Enádio Nunes Pinto

Presidente

20 julho 2022

12 julho 2022

AACES: Assembleia e ato pelo agentes de saúde de Salvador nessa sexta 15/07 se inscreva no link

 


Acontecerá nesta sexta feira dia 15 de Julho o primeiro encontro nacional do grito pela valorização dos ACS e ACE, na oportunidade a Unicidade irá realizar uma assembleia no mesmo local com a ideia de depois uma grande caminhada até a prefeitura de Salvador com o apoio de agentes de saúde da Bahia e do Brasil que vai participar do encontro nacional.


Acesse um link AQUI e se inscreva, o evento será realizado no ginásio de esportes dos bancários.

AACES: Assembleia lotada rejeita proposta da gestão

 



Na tarde desta terça feira 12 de Julho de 2022, agentes Comunitários e de Combate as Endemias da capital baiana, atenderam a convocatória da Unicidade e disseram não a proposta indecente da gestão em assembleia, participaram representantes da Fnaras Dra. Elane, Fenasce, Conacs e Valdemir Medeiros do Sindprev Cut, entenda os três principais pontos negativos da proposta, incluindo a incorporação de outras gratificações:



1 Retirar o nosso vencimento de R$ 2.424,00 do plano de cargos, com isso o nosso base deixa de avançar de nível em 5.5% a cada dois anos, ou seja congelaríamos em relação aos outros servidores. 

2 Mudar a gratificação de competência do percentual de 37.5% para o valor real de R$ 328.90, ou seja deixaríamos de ter um reajuste sempre que o vencimento aumentasse, resumindo outro congelamento.

3 Diminuir de 20% para 10% o nosso adicional de insalubridade.



Agora a luta continua firme e forte, a categoria mostrou sua força hoje mesmo num dia chuvoso, e na próxima sexta feira dia 15/07 ás 8 horas o palco de luta será no ginásio de esporte dos bancários com o apoio das representações nacionais e agentes de saúde da Bahia e do Brasil, a ideia é fazer depois da assembleia uma grande caminhada até a prefeitura.



07 julho 2022

AACES: Relação atual dos ACE,s ativos em Salvador

 Atenção pessoal a relação encontrada  no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES) informa que tem 2.064 ACE, mas na realidade temos ativos 1.984 ACE,s o sistema está desatualizado, com colegas que faleceram e ou passaram em outros concursos e a gestão não atualizou, por isso a AACES junto com a Unicidade encaminhou um oficio que foi protocolado no dia 01/06/22 pedindo atualização desses erros, como também para servir de parâmetro para o envio dos recursos da União em relação a E,C 120, segue abaixo o oficio.



AACES: Desde 09/12/ 2014 que a sua associação buscou a atualização dos ACE,s no SCNES


Desde a implantação do piso nacional em 2014, que essa problemática da falta do cadastro no SCNES dos ACE,s que a sua associação buscou atualizar o cadastramento junto a gestão, a principio eles pediram para fazer de forma manual, mas depois da nossa intervenção via o NTI, chamamos à atenção da secretaria de saúde a necessidade de atualizar o banco de dados junto ao ministério da saúde, e assim foi feito, vejam no vídeo acima.

AACES: Repasse da União feito, ACS normal e para os ACE,s apenas para 1.425 dos 2.064 cadastrados no SCNES

Unicidade desde o dia 01 de Junho de 2022 que alertou a gestão para informar o quantitativo dos ACS,s e ACE,s vejam oficio protocolado.

 Informamos a categoria que o repasse para pagar os 2.424,00 já foi enviado para os municípios ONTEM 06/06, para os ACS veio o quantitativo correto, e para os ACE,s  veio para apenas 1.425, porém temos três  argumentos jurídicos para que o repasse viesse para todos  ACE,s  primeiro o cadastrO no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES) dos ACE,s de Salvador são 2.064,  segundo argumento é a E.C. 120 onde afirma que nenhum agente de saúde poderá receber menos que dois salários mínimos, terceiro argumento, uma portaria não pode ser maior que uma Emenda Constitucional,  vejam a lei e portaria abaixo:  

EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 120, DE 5 DE MAIO DE 2022

§ 9º O vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias não será inferior a 2 (dois) salários mínimos, repassados pela União aos Municípios, aos Estados e ao Distrito Federal.

PORTARIA GM/MS Nº 1.971, DE 30 DE JUNHO DE 2022 

§ 2º O valor será repassado na forma da Assistência Financeira Complementar da União aos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Incentivo Financeiro para fortalecimento de políticas afetas à atuação dos ACE (IF), proporcional ao número de ACE cadastrados pelos gestores dos Estados, Distrito Federal e Municípios no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES) que cumprirem os requisitos previstos na Lei, até o quantitativo máximo definido no parâmetro.

Depois dessa péssima noticia a AACES junto com a Unicidade está tomando as medidas cabíveis, inclusive na consulta a Dra. Elaine, ela informa que cabe recurso no ministério da saúde, mas a Unicidade está consultando também seus jurídicos para solucionar esse grande problema o mais rápido possível, o que não podemos é deixar na justiça e ficarmos congelados por mais anos com o nosso atual salário.

 R$ 2.424,00 e as nossas gratificações já! Cumprindo a E.C 120.