17 março 2020

AACES: Orientação em relação ao "CORONAVÍRUS" o cuidado com quem cuida é fundamental


Medidas do dia a dia, como lavar as mãos e evitar aglomerações, reduzem o contágio da doença. Sem a adoção das recomendações, número de casos do coronavírus podem dobrar a cada três dias. 

Os vírus respiratórios se espalham pelo contato, por isso a importância da prática da higiene frequente, a desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares, brinquedos, maçanetas, corrimão, são indispensáveis para a proteção contra o vírus. Até mesmo a forma de cumprimentar o outro deve mudar, evitando abraços, apertos de mãos e beijos no rosto. Essas são as maneiras mais importantes pelas quais as pessoas podem proteger a si e sua família de doenças respiratórias, incluindo o coronavírus.
Para os serviços públicos e privados, é indicado que disponibilizem locais para que os trabalhadores lavem as mãos com frequência, álcool em gel 70% e toalhas de papel descartáveis. Há ainda a orientação sobre o uso de máscaras e outros Equipamentos de Proteção Individual (EPI,s). O Ministério da Saúde recomenda que a utilização de equipamento de proteção seja feita apenas por pessoas doentes, casos confirmados da doença, contatos domiciliares e todos os profissionais que trabalhem na saúde.
Com a recomendação do ministério da Saúde em mãos cobramos da secretaria municipal de saúde, imediata entrega de EPI,s para ofertar aos Agentes Comunitários e de Combate as Endemias, segundo informação da gestão a empresa que fornece esses EPI,s elevou o preço de forma absurda, com isso o MPF Ministério Público Federal foi acionado, como os agentes de saúde está na linha direta com a população precisamos estar protegidos para proteger os outros, enquanto isso recomendamos que o trabalho nas unidades, na área e no campo sejam feitos com os Equipamentos de Proteção individual.
Sugerimos também que a gestão faça como está sendo feito na Europa, onde todos que trabalham na área da saúde estão recebendo uma bonificação financeira, não que o valor vá proteger os profissionais, mas pelo menos é uma forma de reconhecer o momento de exposição e dedicação, porque quando a orientação para a população é evitar o contato com pessoas, a nossa é o contrario.
E seria também uma forma de bonificar aqueles (as) que tinha sua ferias e licenças programadas e que foram suspensas. 

Um comentário:

  1. Por favor não entendi esta parte e"isso recomendamos que o trabalho nas unidades, na área e no campo sejam feitos com os Equipamentos de Proteção individual" como fazer se não tem os EPIs pra todos como vcs mesmos citaram? Não entendi

    ResponderExcluir

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir