28 fevereiro 2018

Criança de 1 ano sofre 4 paradas cardíacas e entra em coma após anestesia no Hospital Teresa de Lisieux HAP VIDA

Um menino de um ano e cinco meses sofreu quatro paradas cardíacas e entrou em coma após tomar uma anestesia em um hospital particular de Salvador. A família da criança relata que houve demora no atendimento, após ele dar entrada na unidade médica depois de sofrer um corte da mão em casa, e acusa o hospital de negligência.
O menino Kayllan Dias deu entrada no Hospital Teresa de Lisieux, localizado na Avenida ACM, pouco depois das 20h da última sexta-feira (23). Conforme a família, ele se cortou, perto do punho, ao brincar com um vidro de perfume. “Ele chegou [no hospital] brincando. Tem filmagens aí dele ‘batendo parabéns’, me chamando de mãe e soltando beijos”, relata a mãe da criança, Flávia Lopes.
Segundo os pais do menino, logo depois de dar entrada na emergência pediátrica, Kayllan teve a mão e o punho enfaixados e a família ficou aguardando uma avaliação do cirurgião. Depois de cerca de 1h de espera, percebendo que o filho estava com dor, os pais disseram que cobraram agilidade no atendimento.

Mãe disse que houve demora no atendimento do filho em hospital de Salvador (Foto: Reprodução/TV Bahia)

Eu chamei a supervisora e ela foi atrás dele [do médico]. Ele passou por a gente e disse que estava em outro atendimento. Eu chamei ela porque meu filho estava chorando e não tinham dado nenhum remédio
Somente depois de 2h de espera, segundo a família, foi que o menino foi levado para fazer a sutura do corte na emergência de adultos. Durante o procedimento, após a aplicação da anestesia, ele começou a passar mal e teve as quatro paradas cardíacas.
“O quadro dele é grave, gravíssimo. Ele ainda continua em coma e, segundo as informações, não tem explicação porque ele ainda está em coma, se a medicação foi suspensa. O organismo dele não está respondendo aos sinais”, disse a tia da criança, Maraiane Batista, que também está na unidade de saúde acompanhando a criança.
O advogado da família do menino, Ari Moreira, disse que os pais tiveram dificuldades para ter informações sobre o estado de saúde do filho. “Além dos pais não terem autorizado, não lhes foi perguntando, em momento algum, se a criança tinha alergia ou algum aspecto que pudesse ser contrário à aplicação da anestesia”, disse Moreira.
Em nota, o Hospital Teresa de Lisieux informou que abriu uma sindicância para apurar as denúncias da família do garoto. Disse, ainda, que o pequeno Kayllan segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica recebendo cuidados para melhora do quadro clínico.

Hospital Teresa de Lisieux, em Salvador (Foto: Reprodução/TV Bahia)

Artigo Revela Que Um Chefe Ruim Pode Adoecer Os Funcionários

O médico, escritor e influencer Travis Bradberry publicou um artigo que aponta que um chefe ruim pode fazer tão mal para a saúde dos funcionários quanto fumar passivamente. E o pior, quanto mais tempo uma pessoa passar trabalhando para alguém que a deixa infeliz, maiores serão os danos para sua saúde mental e física. Dados da Associação de Psicologia dos Estados Unidos, publicados no artigo da revista Quartz revelam que 75% dos trabalhadores americanos consideram seus chefes a maior razão de estresse no trabalho. Contudo, 59% dessas pessoas não largariam o emprego, mesmo infelizes.
Os dados mostram que as pessoas arrumam uma maneira de se conformar com seus empregos, e isso faz com que a decisão de pedir demissão e sair em busca por um ambiente de trabalho mais saudável seja ainda mais postergada.
Faz mais mal que cigarro
Muito impressionante também em relação a este assunto são as descobertas de pesquisadores da Harvard Business School e da Universidade de Stanford, ambas nos Estados Unidos. Os pesquisadores reuniram dados provenientes de mais de 200 estudos, e chegaram a conclusão que estresses simples e cotidianos no trabalho podem fazer tão mal a saúde como a exposição a quantidades consideráveis de fumaça do cigarro de outras pessoas.
A razão número 1 causadora de estresse no trabalho, o medo de ser mandado embora, pode aumentar em até 50% os riscos de problemas de saúde. Já um cargo que exige do funcionário mais do que ela/ele pode oferecer aumenta em 35% o risco para a saúde.
O que fazer
Em muitos casos, os problemas com os superiores podem ser meramente caso de afinidade. Existem, contudo, muitos chefes realmente ruins por aí. Mas como saber em qual situação você se encaixa?
Chefes ruins são geralmente verbalmente agressivos, narcisistas e podem até se tornar violentos. Frases típicas dos chefes ruins são: “Aqui nada funciona se eu não estiver por perto!”, “Nós sempre fizemos assim!” ou “Agradeça que você tem um emprego.”
Claro que não é fácil para ninguém largar o emprego e começar tudo de novo, mas a motivação para trabalhar de quem se encontra em uma situação dessas desaparece totalmente. Existem, contudo, algumas dicas para sobreviver essa fase de crise profissional:
1.Faça uma lista de tarefas e objetivos para o seu dia de trabalho. Cada vez que completar algum item da lista, risque-os da lista. A sensação de ter conseguido realizar alguma coisa, mesmo em um ambiente hostil, vai te ajudar a seguir em frente.
2.Desligue-se nos finais de semana. Não cheque emails, nem mensagens do trabalho. Passar um tempo sem pensar no trabalho pode te ajudar a recarregar as baterias.
Texto de Ana Colombia, publicado originalmente em LinkedIn.

27 fevereiro 2018

AACES; Nota de falecimento da MÃE da nossa irmã de farda


É com muita tristeza e sentimento que informamos o falecimento de dona Tereza Lopes Silva Prado  que viveu em Canudos, como professora ensinou a outros professores e políticos renomados na região, essa guerreira que nos deixa é MÃE da nossa irmã de farda Tereza Prado agente de combate ás endemias lotada no distrito Subúrbio Ferroviário que atua na mobilização. O sepultamento de sua genitora acontecerá hoje 27/02 ás 16 horas no cemitério Bosque da Paz próximo do CCZ na estrada velha do aeroporto. 

Tereza Lopes Silva Prado

 Nascimento    01/12/1939 
Falecimento    26/02/2018

AACES: Atenção relembrando quem faz aniversário este mês tem até o ultimo dia util para fazer o recadastramento


Para os Servidores e empregados públicos em atividade, o Recadastramento Obrigatório será realizado exclusivamente pelo site www.recadastramento.salvador.ba.gov.br, durante todo o mês do seu aniversário. Caso haja alguma divergência nos dados, o servidor publico deve se dirigir ao Setor de Gestão de Pessoas (Segep) da secretaria ou do órgão onde trabalha. Já os aposentados e pensionistas deverão comparecer á Diretoria de Previdência, na Avenida Joana Angelica, nº 39 Edf. José Rocha, em Nazaré, também no mês do aniversario. O beneficiário irá receber em casa todas as instruções sobre a documentação que vai precisar apresentar durante o período do recadastramento Obrigatório. Vale ressaltar que serão adotados procedimentos especiais para os servidores aposentados e pensionistas que tiverem restrições de locomoção, que estejam com problemas de saúde ou possuam idade superior a 60 anos

26 fevereiro 2018

AACES: 2018 a luta será mais cedo


Em 2018 é ano de copa do mundo, e de eleição estadual e nacional, sobre essa ultima não vai interferir muito porque não é municipal, por isso vamos começar a lutar mais cedo, ano de 2016 e 2017 tivemos reajuste de 0%, no ano  corrente existe a possibilidade de termos um PCV especifico para nossa categoria, só que desde 2017 que a gestão disse que iria apresentar o esqueleto para avaliarmos, e já estamos quase em Março e a gestão vem enrolando sobre a apresentação do PCV, até porque a portaria que criou a comissão foi em Setembro de 2017 vejam abaixo:


SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO - SEMGE 
PORTARIA CONJUNTA Nº 002/2017 

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE GESTÃO e o SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE, no uso de suas atribuições, RESOLVEM: Designar para constituírem Grupo de Trabalho criado através da Portaria Conjunta Secretaria Municipal de Gestão e Secretaria Municipal de Saúde nº 001/2017, de 28 de setembro de 2017, para execução de estudos visando a elaboração do Plano de Cargos e Vencimentos dos Agentes de Combate as Endemias e Agentes Comunitário de Saúde.

A direção da AACES quer lançar a campanha salarial 2018 o mais rápido possível, para assim ganhar tempo, e não deixar misturar com a copa do mundo e São João, agora no inicio de Março teremos uma mesa de negociação para exigir:

1- A apresentação do PCV,  
2- Auxilio Transporte
3- Auxilio Fardamento, porque outras categorias já avançaram e os agentes de saúde até agora nada.

22 fevereiro 2018

AACES; Missa de 1 ano do saudoso colega Gitânio

A família do nosso saudoso irmão de farda Gitânio que era supervisor, convida os colegas agentes de saúde, para participar da missa de um ano que  acontecerá no dia 24 de Fevereiro ás 17 horas na Paroquia Divino Espirito Santo Vale dos Lagos, referencia próximo ao colégio Vale dos Lagos.

21 fevereiro 2018

AACES: Agentes de saúde são assaltados em atividades de campo


Agentes de combate a endemias de Salvador estão com medo de sair para trabalhar após a onda de assaltos na capital da Bahia, hoje 21/02 duas agentes de combate as endemias da leptospirose foram assaltadas exercendo suas atividades no bairro de Pernambues, quando dois elementos de moto com capacetes passaram e levaram seus celulares, o trauma ficou, e o medo continua naqueles que diariamente ariscam suas vidas para salvar as do próximo, em todas as mesas de negociações a direção da AACES cobra o auxilio de periculosidade, não que isso fosse nos da garantia de segurança no campo, mais pelo menos entenderíamos como  um gesto da prefeitura em reconhecer o risco que corremos diariamente, fica nossa solidariedade com as colegas vitimas do assalto... e deixando a disposição amparo psicológico, caso precise devido ao trauma.

20 fevereiro 2018

Bahia terá 31 .721 agentes de saúde formados em técnico em enfermagem

Ministério da Saúde investirá R$ 1,25 bilhão na abertura de vagas em todo país. Instituições de ensino públicas e privadas que ofertam o curso poderão participar do edital de credenciamento
O Ministério da Saúde irá qualificar 31.721 agentes comunitários de saúde (ACS) e de combate às endemias (ACE) como técnicos em enfermagem no estado da Bahia. A medida faz parte da nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), que amplia a atribuição desses profissionais, proporcionando maior resolutividade aos atendimentos realizados à população. Ao todo, serão investidos R$ 1,25 bilhão na formação dos agentes, que terão o curso totalmente gratuito, livres de taxas, mensalidades ou quaisquer contribuições relativas à prestação do serviço.
O curso será ofertado por instituições de ensino públicas e privadas do estado, habilitadas pelo Ministério da Educação e habilitadas no Programa de Formação Técnica para Agentes de Saúde (PROFAGS). Para participar do programa, as instituições precisam se credenciar para indicar a quantidade de vagas possíveis de serem atendidas, por município de abrangência e por semestre. Após isso, as entidades encaminharão para avaliação do Ministério da Saúde documentos que comprovem habilitação jurídica, regularidade fiscal e trabalhista, além de qualificação técnica e econômico-financeira. O edital, para as entidades interessadas em participar do programa, está disponível no site www.saude.gov.br.
“A medida permitirá uma ampliação do acesso à Atenção Básica, levando um atendimento de qualidade e com alta resolutividade à população brasileira, evitando custos desnecessários e assistência mais complexa. Estamos contando com as instituições para que qualifiquem, com o que possuem de melhor, esses agentes de saúde”, destacou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.
Em todo o país, serão mais de 250 mil vagas de qualificação. O curso será totalmente gratuito, livres de taxas, mensalidades ou quaisquer contribuições relativas à prestação do serviço. Um dos objetivos do Ministério da Saúde com a formação desses profissionais é ampliar o acompanhamento da saúde da população no atendimento que é feito nos domicílios e nas comunidades, reduzindo agravos.
A expectativa é de que a partir de março, os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias já possam dar início ao curso, que terá o prazo de dois anos (1.800 horas/aula) para concluir a formação. Após esta qualificação, os profissionais poderão fortalecer as ações de promoção da saúde e de prevenção de doenças, passando a fazer curativos em domicílio, medir a pressão e a glicemia, entre outras atribuições que levarão atendimento primário à casa do paciente. Eles, também, poderão ajudar no combate ao Aedes aegypti, transmissor dos vírus da zika, dengue e chikungunya. Atualmente, segundo estimativa do Ministério, até 30% dos agentes que atuam no SUS já possuem a formação em Técnico em Enfermagem.

MAIS RECURSOS

A Atenção Básica é a principal porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS). Em janeiro, o Ministério da Saúde liberou R$ 37,7 milhões para ampliar e qualificar os serviços e o atendimento à população no estado da Bahia. Desse total, R$ 28,7 milhões serão incorporados no Piso de Atenção Básica Fixo (PAB Fixo) do estado, com base na atualização da população dos municípios, segundo cálculos do IBGE. A última atualização aconteceu em 2013.
O restante do valor, na ordem de R$ 8,9 milhões, diz respeito a habilitação de novos serviços, beneficiando diretamente a população, que poderá contar com 09 novas Equipes de Saúde da Família, 54 novas Equipes de Saúde Bucal, 19 novos Núcleos de Apoio à Saúde da Família, 01 nova Equipe de Consultórios na Rua e 28 novos polos de Academias da Saúde.
Prioridade da atual gestão, a Atenção Básica, onde 80% dos problemas de saúde podem ser resolvidos, tem recebido recursos crescentes para melhorar a saúde da população que depende da rede pública. Em 600 dias, foram investidos mais de R$ 1 bilhão para custear e reforçar os serviços e equipes. O valor garante ampliação nos atendimentos e contempla mais de 20 milhões de pessoas que vivem em 2.386 municípios brasileiros.
O número de consultas realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) é um resultado concreto dos constantes investimentos do Governo Federal, registrando um crescimento de 230,6% em apenas um ano, passando de 196,3 milhões em 2016 para 649 milhões ano passado. Atualmente, 70% da população brasileira recebe cobertura da Atenção Básica, com 41.668 UBS funcionando e atuação de 264.188 Agentes Comunitários de Saúde e 41.991 Equipes de Saúde da Família.
Por Victor Maciel, da Agência Saúde
Atendimento à Imprensa - (61) 3315-3174/3580

AACES: Agente de Combate ás Endemias morre afogado


Flávio de Brito Lopes, 38,que era agente de combate as endemias, morreu afogado no Rio Paraguaçu, no município de Santo Estevão, há 39 km de Feira de Santana.

O corpo da vítima foi encontrado às margens do rio, em uma localidade conhecida como fazenda Mamona.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira, para onde o corpo foi levado, não tem detalhes sobre a morte de Flávio. Ele morava no residencial Central Park, no bairro Rua Nova, em Feira de Santana

19 fevereiro 2018

Agente de endemias de Riachão do Jacuípe dá à luz a quadrigêmeos

De acordo com informações, mãe e filhos (3 meninas e 1 menino), que nasceram saudáveis, passam bem.

A funcionária pública  Eliomara Gomes, 31 anos, que reside na cidade de Riachão do Jacuípe, na Bacia do Jacuípe a e atua como agente de endemias deu à luz quadrigêmeos na Maternidade José Maria de Magalhães Neto, que fica no bairro de Pau Miúdo, em Salvador.
 De acordo com informações, mãe e filhos (3 meninas e 1 menino), que nasceram saudáveis, passam bem.
As meninas serão registradas com os nomes Maria Eloísa, Maria Elena e Maria Eduarda, enquanto o menino vai se chamar Elias Gomes.
Eles nasceram no dia 26 de janeiro deste ano, mas somente agora a informação foi divulgada.
Para colaborar com a mãe, a avó e sogra de Eliomara, D. Margarida Carvalho, feliz, acompanha mãe e bebês 24h por dia desde o parto.
O Calila Noticias foi informado da rara gravidez quando tinha apenas 3 meses e procurou Elionora para fazer uma reportagem, na ocasião, ela disse que os bebês ainda estavam em formação e seu esposo que é caminhoneiro pediu para evitar a propagação do caso e que posteriormente voltaria a tratar do assunto, mas ao que parece, preferiu manter em completo sigilo em relação a imprensa conforme foi mencionado na reportagem da Tudo News, que ela deu à luz no fim de janeiro e só agora resolveu divulgar.
Fonte: CN informações Tudo News

AACES: O QUE É UM PLANO DE CARGOS ?

Estamos cobrando diariamente o esqueleto do nosso PLANO DE CARGOS, a gestão fica empurrando, a SEMGE joga para a SMS e vice e versa, mas não vamos desistir, a categoria tem o direito de saber como será o PCV dos agentes de saúde, por isso estamos buscando o conteúdo e cobrando a primeira reunião da comissão e passar para os trabalhadores avaliarem, afinal para saber se vai ser bom ou ruim, temos que conhece-lo, esqueleto do PCV já!

Na oportunidade vamos mostrar um pouco do conceito de um PCV abaixo:


É um conjunto de regras e normas, que estabelece os mecanismos de gestão de pessoal das empresas e no serviço público. 

PARA QUE SERVE O Plano de Cargos? 

São importantes instrumentos gerenciais para as questões relacionadas à remuneração e carreira profissional dentro de uma organização. Permite ao trabalhador enxergar a trajetória que tem pela frente, em termos de evolução salarial e sua perspectiva de carreira.  A carreira do trabalhador deve começar no processo de ingresso no exercício do cargo e prosseguir através do desenvolvimento profissional e de sua atuação dentro da empresa, seguindo até sua aposentadoria. 

 É O QUE O PLANO DE CARGOS  DETERMINA?

Composição de cargos e funções  Jornadas de trabalho Mecanismos de evolução funcional, Avaliação de desempenho,  Verificar estruturas salariais de outras organizações e realizar uma pesquisa de mercado, Analisar a composição da remuneração (salário básico, gratificações, benefícios)  Estrutura da Carreira  Transição Entre Um Plano E Outro  Composição de cargos e funções  Os cargos e as funções que compõe a carreira no serviço público; O perfil dos cargos analisados (de profissões específicas / multidisciplinares ou de atribuição específica/atribuição genérica ou multifuncional);  Descrever as atribuições de cada cargo e função;  Montar as tabelas de lotação, ou seja, o nº de cargos disponíveis para cada carreira;  Desenvolver os mecanismos de transição de uma atribuição para outra, dentro do mesmo cargo;  Mecanismos de evolução funcional  Montar um sistema regulamentado de evolução funcional que valorize:  Tempo de serviço;  Tempo no cargo;  Títulos e cursos;  Avaliação de desempenho  Definir os pesos para cada item. Avaliação de desempenho  Construir um modelo eficiente de avaliação de desempenho, definindo:  Quem avalia quem?   Estrutura da Carreira  Tamanho da carreira – quantos estepes;  Possibilidades de evolução funcional;  Tempo mínimo para evoluir entre os estepes;  Tempo médio para se atingir o final da carreira

18 fevereiro 2018

BIOMETRIA VOLTARA EM MARÇO



Após as longas filas para o recadastramento biométrico, os eleitores que não conseguiram se recadastrar e tiveram seus títulos cancelados poderão comparecer a um dos postos de atendimento, a partir do dia 5 de março, para regularizar a situação. A data foi anunciada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano.
A regularização deverá ser feita até o dia 9 de maio, quando ocorre o fechamento do cadastro eleitoral. Além do recadastramento biométrico, os serviços obrigatórios que vão até a data limite são: alistamento eleitoral (emissão do 1º título), alteração de dados, regularização de título cancelado e transferência de domicílio eleitoral.
O desembargador Rotondano afirmou que ainda estão sendo definidos os postos de atendimento na capital que estarão disponíveis para a realização dos serviços e se atenderão por agendamento, ordem de chegada ou mediante distribuição de senhas.
Números
Encerrado o procedimento biométrico em Salvador e mais 54 municípios, a Bahia contabilizou o total de 3.494.866 eleitores biometrizados (77,30%). Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, 1.026.339 cidadãos tiveram seus títulos cancelados, só em Salvador foram 448.982 cidadãos.

07 fevereiro 2018

AACES: Finalmente saiu a a relação dos filhos de Agentes de saúde contemplados no Programa Bolsa de Estudos 2018.


Saiu hoje 07/02 no Diário Oficial do Município a relação dos filhos de Agentes de saúde contemplados no Programa Bolsa de Estudos 2018. 
Veja se o seu filho está na lista abaixo na seguinte classificação, fator, número do Registro Único do agente, nome do requerente Pai ou Mãe, e o nome do candidato que é o filho (a) e o nome da escola  Instituição de Ensino.

A lista pode ser conferida Clicando aqui